Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco

 

RECANTO CAIPIRA

 

O site "RECANTO CAIPIRA" foi criado com a finalidade de resgatar e divulgar a verdadeira cultura brasileira, a música sertaneja de raiz.
"RECANTO CAIPIRA" é a realização de um sonho, de quem dedicou sua vida inteira à defesa da viola e de seus intérpretes.
Agradeço primeiramente à Deus, porque sem ele nada seria possível. Também gostaria de agradecer a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para a realização deste sonho:
- A todos os meus familiares, pelo incentivo
- Aos grandes amigos Domingos Paulino da Costa (Zéca), Lincoln Paulino da Costa (Liu), Walter Paulino da Costa (Léu), Sérgia Aparecida Miranda Pontes Câmara (Primas Miranda), João Bosco Teixeira Batista (Joãozinho), Sibely Maria Vieira (filha de Vieirinha), Adail Vieira Marques e Isaías Vieira (irmãos de Vieira e Vieirinha), Laudecir Leonel de Souza e Laudenir Leonel de Souza (filhos de Leonel), José Carlos Perillo Perez (filho de Tinoco) pela colaboração, dedicação e incentivo
- Agenor Ignácio Garcia de Mirandópolis/SP, mais conhecido como Compadre Garcia (colecionador, pesquisador, radialista e autor do livro "Viola e Voz")
- Milton Lima, de Mirandópolis/SP (autor do livro "Viola e Voz"), que me colocou em contato com os demais colecionadores
- Antonio Mortarelli de Limeira/SP (colecionador)
- José Júlio Grigoleti de Tanabi/SP (colecionador)
- Nézio Silveira Alves de Canoas/RS (colecionador)
- Alexandre Pignaneli de Americana/SP (colecionador)
- Donato Zanin de Andirá/PR (radialista)
Gostaria de dedicar este site a todas as duplas que ajudaram a construir esta história tão linda, mas em especial gostaria de prestar uma singela homenagem às "Duplas de Itajobi" - ZICO E ZÉCA, LIU E LÉU, e VIEIRA E VIEIRINHA", que muito fizeram por nossa cultura, e talvez tenha sido a fonte maior de inspiração para que hoje estejamos abrindo este espaço.
Zico, Vieira e Vieirinha, infelizmente já não está mais entre nós. Gostaria de estar prestando esta homenagem com todos eles entre a gente, mas infelizmente não tivemos tempo para isto.
Os irmãos Zéca, Liu e Léu, recebam o meu sincero abraço e muito obrigado por tudo que vocês fizeram e ainda fazem por nossa cultura, pela humildade e por acreditarem, incentivarem e colaborarem com a realização deste sonho. A abertura deste site não é somente a realização de um sonho, mas também me deu o maior presente que um ser humano pode ter nesta vida: a amizade e o carinho de todos vocês. E isto não há dinheiro no mundo que possa pagar. Não poderia em momento algum falar de música sertaneja raiz sem mencionar o nome da Dupla Coração do Brasil "TONICO E TINOCO", a qual também exerceu uma forte influência em minha vida.
Quero que o "RECANTO CAIPIRA" seja o nosso livro de histórias.
Então convido a todos os violeiros, compositores, radialistas, apresentadores de TVs, colecionadores e admiradores da verdadeira e autêntica música sertaneja de raiz, a nossa música caipira, para que unam-se a nós e venha fazer parte deste nosso mundo caipira. Vamos fazer uma corrente em defesa da nossa cultura, não vamos deixar esta chama se apagar. Vamos erguer esta bandeira ao mais alto que pudermos.
Aos que puderem colaborar conosco ficarei muito grata.
A colaboração que peço não é financeira, pois o "RECANTO CAIPIRA" não visa fins lucrativos, e sim dados biográficos, informações, discografias, fotos, etc. Por mais que eu tenha dedicado a minha vida toda em defesa da música, pesquisando e colecionando, sempre falta alguma informação, pois a nossa cultura caipira é riquíssima, e gostaria de dividir com todos os que nos visitarem, todo o conhecimento e arquivos que pude adquirir nestes anos todos.
Um grande abraço a todos desta caipira de corpo, alma e coração

Sandra Cristina Peripato


 

Contatos:

e-mail: sandracristina17@gmail.com

Fone: (11) 97080-1454 (Whatsapp)

 

Ribeirão Preto, 15 de setembro de 2008

 

SANDRA CRISTINA PERIPATO

Sandra Cristina Peripato nasceu em Descalvado, interior do estado de São Paulo, no dia 17 de dezembro de 1970. Filha de Maria Helena Jacintho Peripato e José Apparecido Peripato.
Desde criança sempre teve enorme adoração por música sertaneja de raiz. Aos 5 anos de idade junto aos seus pais e tios começou a acompanhar os shows de duplas em circos quando passavam pela sua cidade e região, principalmente no Circo Teatro Vira-Vira, que eram amigos da família. Desde então a música começou a fazer parte de sua vida. Além de acompanhar os shows de seus ídolos na época, também não perdia o Programa Linha Sertaneja Classe A, da Rádio Record de São Paulo, apresentado por José Russo, em quem se espelhou e anos mais tarde veio a fazer faculdade de Jornalismo na Unaerp de Ribeirão Preto. Durante algum tempo atuou como radialista em emissoras de Ribeirão Preto.
Aos dez anos de idade começou a pesquisar sobre a origem da música caipira. Sempre sonhou em fazer algo pela música sertaneja de raiz, como por exemplo escrever um livro contando a história dos artistas e sua trajetória, mas talvez por falta de recursos isso acabou ficando só em sonho. Até que em 2008 fez um curso profissionalizante de Web Design, e criou o site "RECANTO CAIPIRA", realizando seu sonho: Ao invés de um livro escrito, criou uma "enciclopédia" virtual, onde disponibiliza a história dos grandes nomes da música caipira, a discografia, com uma quantidade muito grande de fotos raras, a grande maioria cedida por seus amigos artistas.
A grande maioria dos textos do site são de sua autoria, mas faz questão de citar as fontes de onde conseguiu as informações e as fotos, em respeito a seus colaboradores.
Além de Jornalista, Radialista, Web Design, Design Gráfico (Projetos Gráficos), Divulgadora, Assessora de Imprensa, Empresária Artística e Produtora Musical, é também dona de um grande acervo musical, com mais de 400 mil músicas, desde a época dos discos 78 rpm, tudo digitalizado.
Sandra dedica todo seu tempo e seu trabalho ao universo da música e dos costumes caipiras, nascendo a cada dia novas idéias que aos poucos vão sendo colocadas em prática, sempre no intuito de nunca deixar nossa verdadeira música raiz cair no esquecimento.


Contatos:
e-mail: sandracristina17@gmail.com
Telefone:
(11) 97080-1454 (Claro - Whatsapp)

 

FOTOS

 

Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
Sandra Cristina Peripato - 001 Sandra Cristina Peripato - 002 Sandra Cristina Peripato - 003 Sandra Cristina Peripato - 004 Sandra Cristina Peripato - 005 Sandra Cristina Peripato - 006 Sandra Cristina Peripato - 007 Sandra Cristina Peripato - 008 Sandra Cristina Peripato - 009 Sandra Cristina Peripato - 010 Sandra Cristina Peripato - 011 Sandra Cristina Peripato - 012 Sandra Cristina Peripato - 013 Sandra Cristina Peripato ao lados dos pais e irmão em 1975 Sandra Cristina Peripato aos 8 meses com o irmão Brás Sandra Cristina Peripato em 1972 Sandra Cristina Peripato em 1980 Sandra Cristina Peripato em 1993 Sandra Cristina Peripato em 1994 Sandra Cristina Peripato no colo da mãe Maria, com sei pai, irmão, tio e amigos visual lightbox for MACby VisualLightBox.com v6.1