Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco

 

FESTIVAL VOA VIOLA

1ª EDIÇÃO

 

Show de Encerramento do Festival Voa Viola

Dia 10 de janeiro de 2011 São Paulo recebeu o universo da viola caipira, no show de encerramento do Festival Nacional de Viola "Voa Viola", patrocinado pela Caixa Econômica Federal, realizado no Memorial da América Latina, no Auditório Simon Olivar, situado na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 na Barra Funda.

O Voa Viola é um projeto que nasceu da intenção dos violeiros e estudiosos da cultura popular Roberto Correa e Paulo Freire, em mapear o universo da viola em todo Brasil e atrair a atenção da mídia de todo País para esse versátil instrumento musical. No formato de um festival nacional, o projeto enfrentou o desafio de trazer a luz os mais diferentes usos da viola em nossa cultura popular: Do "mestre violeiro" que preserva o uso da viola na cultura popular ao jovem musico que ousa experimentar novos voos com o instrumento. Redescobriram os vários tipos de viola, alem da tradicional caipira: a viola de cocho, da região centro oeste, a viola de fandango do litoral sul do País, a viola de buriti do Tocantins, a Viola Manchete do Recôncavo Baiano e a viola nordestina.

Por meio de edital, centenas de violeiros inscreveram gratuitamente seus trabalhos no portal www.voaviola.com.br. O juri do festival formado pelos especialistas Roberto Correa, Paulo Freire, Miranda e J. C. Botteselli (Pelão), escolheram de 389 inscritos, 24 trabalhos. O público pôde interagir, escolhendo desses vinte e quatro, doze trabalhos por voto popular, que se apresentaram em 4 grandes shows em Recife, Belo Horizonte, São Paulo (show este que teve a participação da grande dama da cultura popular brasileira Inezita Barroso) e Brasília.

Os 24 artistas selecionados pelo júri do Voa Viola foram:

ARNALDO FREITAS (SP)

BADIA MEDEIROS (GO)

BRUNA VIOLA (MT)

CARRIGO (AM)

CATIREIROS DO ARAGUAIA (MT)

CONVESA RIBEIRA (SP)

DANIEL DE PAULA (MT)

DUO DE VIOLA E ACORDEON (RS)

DUO DE VIOLA E CRAVO (SP)

FÁBIO BARROS (SP)

FAMILIA PEREIRA (PR)

FERNANDO SODRÉ (MG)

FOLIAS, FOLIÕES E SEUS INSTRUMENTOS MUSICAIS (MG)

GALVAN E GALVÃOZINHO (GO)

ÍNDIO CACHOEIRA (SP)

IRMÃOS VIEIRA (GO)

JOSÉ MAURO (MG)

JULIO SEDA E RAFAEL (SP)

OS FAVORITOS DA CATIRA (SP)

RONNEY E SUSANO (MG)

SAMBA CHULA DE SÃO BRAZ (BA)

TIÃO MINEIRO (SP)

TRADIÇÃO DO JALAPÃO (TO)

WILSON DIAS (MG)

Dentre os 24 escolhidos, os doze selecionados por voto popular, que participaram dos 4 shows do Voa Viola foram:

SHOW RECIFE:
- Daniel de Paula
- José Mauro
- Wilson Dias
* Este show também contou com as participações especiais de: Passoca, Pereira da Viola, Antônio Nóbrega, Adelmo Arcoverde.

SHOW BELO HORIZONTE:
- Tradição do Jalapão
- Ronney e Susano
- Catireiros do Araguaia
* Este show também contou com as participações especiais de: Chico Lobo, Jaime Alem, Lenine, Heraldo do Monte, além de um sensacional seminário sobre as vertentes da viola no Brasil - Tradição e Inovação, que contou com centenas de participantes de todo País que mobilizaram-se em caravanas para participar.

SHOW SÃO PAULO:
- Conversa Ribeira
- Julio Seda e Rafael
- Fernando Sodré
* Este show também contou com as participações especiais de: Paulo Freire, Zé Mulato e Cassiano, Mônica Salmasso e Inezita Barroso.

SHOW BRASÍLIA:
- Bruna Viola
- Duo de Viola e Acordeon
- Duo de Viola e Cravo
* Este show também contou com as participações especiais de: Roberto Correa, Ricardo Vignini (do grupo Matutos Modernos) e Renato Teixeira.

Neste show em Brasília, ocorrido dia 17 de dezembro de 2010, com muita emoção e expectativa, foram anunciados os prêmios especiais do Festival Nacional de Viola Voa Viola, nas seguintes categorias:

TRADIÇÃO: Família Pereira

MELHOR DUPLA: Galvan e Galvãozinho

MELHOR CANÇÃO: Olhos D'agua - Wilson Dias

MELHOR INSTRUMENTAL DE VIOLA: Arnaldo Freitas

INOVAÇÃO: Conversa Ribeira

Para comemorar a tão bem sucedida primeira edição desse festival maravilhoso e o primeiro ano do portal Voa Viola, que já possui 13.819 membros cadastrados que conversam entre si diariamente sobre a VIOLA, foi realizado em 10 de janeiro de 2011, a festa de encerramento, no Memorial da América Latina, que contou com as presenças de Roberto Correa, Paulo Freire, Badia Medeiros, Sibá, Indio Cachoeira e Cuitelinho, Arnaldo Freitas, Pereira da Viola, Mônica Salmasso, Heraldo do Monte e Lenine. A coordenação geral deste show ficou a cargo da competente produtora Juliana Saenger, que também é a coordenadora do projeto Voa Viola e a direção artística foi de Mário de Aratanha. Direção musical de Roberto Correa e produção de Helena Oliveira e Alessandra Itamara. Na ocasião, também comemoraram-se os 150 anos da Caixa Econômica Federal, com um magnífico coquetel antes do inesquecível show.

E para a felicidade de todos os envolvidos no mundo da viola, ao término do show, um dos idealizadores do festival, o curador Roberto Correa anunciou com muita emoção e alegria o apoio da Caixa para a SEGUNDA EDIÇÃO DO FESTIVAL VOA VIOLA, que acontecerá ao longo do ano de 2011.

E viva a viola....... VOA VIOLA........

 

Texto: Sandra Cristina Peripato

 

FOTOS

 

Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
Voa Viola - 001 Voa Viola - 002 Voa Viola - 003 Voa Viola - 004 Voa Viola - 005 Voa Viola - 006 Voa Viola - 007 Voa Viola - 008 Voa Viola - 009 Voa Viola - 010 Voa Viola - 011 Voa Viola - 012 Voa Viola - 013 Voa Viola - 014 Voa Viola - 015 Voa Viola - 016 Voa Viola - 017 Voa Viola - 018 Voa Viola - 019 Voa Viola - 020 Voa Viola - 021 Voa Viola - 022 Voa Viola - 023 visual lightbox for MACby VisualLightBox.com v6.1