Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco

 

PRIMAS MIRANDA

"AS VOZES MELODIOSAS DO SERTÃO"

 

 

Sérgia Aparecida Miranda Pontes Câmara, nasceu em 08 de abril de 1940, e Maria do Carmo S'Antana Cippolli, nasceu em 20 de junho de 1940, ambas na cidade de Catanduva, interior do estado de São Paulo. Filhas e netas de violeiro. São primas porque o pai de Sérgia é irmão da mãe de Maria do Carmo.
O senhor Zico Miranda (pai de Sérgia) desde pequenininho cantava com seu pai José Miranda. Infelizmente não tiveram a oportunidade de gravarem um disco.
Sérgia e Maria do Carmo começaram a carreira aos dez anos de idade, cantando em quermesses, comícios e depois começaram a cantar na Rádio Difusora de Catanduva, quando o produtor e animador Lecy Pinotti as ouviu cantar,e entusiasmado as convidou para participar do Programa "PARADA INFANTIL". Pouco tempo se passou para que surgisse a oportunidade desejada. Foram convidadas a atuar no Programa "AMANHECER NO SERTÃO", onde permaneceram por dois anos.
Foram ficando mocinhas e ganharam um programa exclusivo nesta mesma emissora, o "PRIMAS MIRANDA CANTAM PARA VOCÊ", onde permaneceram também por dois anos.
Nesta época se apresentavam muito em circos em Catanduva, e também na região, principalmente no Circo do Nhô Pai, que as adoravam.
Receberam convite do Comendador Biguá para se apresentarem na Rádio Bandeirantes de São Paulo, nos tradicionais programas da época "SERRA DA MANTIQUEIRA" e 'BRASIL CABOCLO". Também participaram do Programa "FESTA NA ROÇA", da Rádio Tupi de São Paulo, apresentado por Lulu Benencase.
Aos dezesseis anos, foram convidadas pelo Luizinho, do trio Luizinho, Limeira e Zézinha, que na época era diretor da Gravadora Odeon, a gravarem seu primeiro disco 78 rpm, com as músicas "ALIANÇA CONTRARIADA" e 'GOTINHAS DE SAUDADE", alcançando um alto índice de vendagem.
Viajaram por todo o Brasil com o Comendador Biguá e Biguazinha. Depois passaram a viajar com o sanfoneiro Clóvis Pontes, e foram contratadas pela Rádio Tupi, em um horário noturno das 20:00 às 21:00 horas, patrocinadas pela Imobiliária Tangaraí.
Gravaram um total de 7 discos 78 rpm, sendo 5 pela Odeon, com o selo Orion, e 2 pela Chantecler, a convite de Teddy Vieira.
Em 1964 abandonaram a carreira. Sérgia se casou com o grande sanfoneiro Clóvis Pontes. Maria do Carmo também se casou, e se mantiveram afastadas da carreira durante muitos anos. Só retornaram há pouco tempo, quando gravaram um CD com algumas músicas delas e outras regravações de grandes sucessos de outros grandes intérpretes.
Estão lançando mais um disco, reunindo grandes clássicos da música sertaneja.

 

Texto: Sandra Cristina Peripato

Fonte: Sérgia Aparecida Miranda Pontes Câmara

 

DISCOGRAFIA

 

78 ROTAÇÕES

 


ODEON - 05/1959 - Nº 14467
A - Aliança Contrariada - (Lourival dos Santos e Nízio)
B - Gotinhas de Saudade - (Bolinha e Sueli)

 

ODEON - 12/1959 - Nº 14584
A - Sou Demais em Teu Caminho - (Lourival dos Santos e Nízio)
B - Consciência - (Zé Coqueiro)

 

ODEON - 07/1960 - Nº 14657
A - Que me Importa - (Valdir Machado)
B - Recordação - (Luizinho e Alfredo Borba)

 

ORION - 05/1961 - Nº R-9
A - Perto de Ti - (Florentina Gimenez - Molar - Hilton Behring)
B - Doce Veneno - (Capitãso Furtado e Zé do Rancho)

 

ORION - 11/1961 - Nº R-31
A - Batuca, Meu Bem - (Serrinha)
B - Colibri - (Nonô Basílio e Zé do Rancho)

 

SERTANEJO - 09/1962 - Nº 10.304
A - Faz um Ano - (Waldick Soriano e Teddy Vieira)
B - Coisas do Destino - (Goiá e Clóvis Pontes)

 

SERTANEJO - 04/1963 - Nº 10.344
A - O Adeus do Meu Bem - (Goiá e Tomaz)
B - Luar de Aquidauana - (Zacarias Mourão e Anacleto Rosas Jr)

 

CDs

 

SERTANEJO ACÚSTICO
01) Um Beijo e um Adeus - Zé Henrique
02) Chora Peito - Chrystian
03) Chalana - Mário Zan e Arlindo Pinto
04) O Ipê e o Prisioneiro - José Fortuna e Paraíso
05) Canto Paraguaio - Luiz Amorim e Evaldo Gouveia
06) Mestiço - Zé do Rancho e Rielinho
07) Serra Molhada - Valdemar Reis e Dino Franco
08) Dez Anos - Rafael Hernandes e Lorival Faissal
09) Ave Maria do Sertão - Elpídio dos Santos e Pádoa Muniz
10) Aventureira - Rielinho
11) Aliança Contrariada - Nízio e Lourival dos Santos
12) Duas Cartas - Carreirinho
13) O Sertanejo - Pepi Ávila e Alan Pati
14) Despertar do Sertão - Pádoa Muniz e Elpídio dos Santos

 

SERTANEJO ACÚSTICO - 2015
01) Perto de Ti - Versão: Hilton Accioli
02) Memórias - Fátima Leão, Matogrosso e Cida Moraes
03) Beijinho Doce - Nhô Pai
04) Mensagem do Além - Prado Júnior e Praense
05) Castelo de Amor - Nenzico, Creone e Barrerito
06) Coisas do Destino - Goiá e Clóvis Pontes
07) Caminheiro - Anair de Castro "Jack"
08) Desejo de Amar - Gabu e Marinheiro
09) - Esse Amor que Me Mata - César Augusto e Piska
- Saudade - Chrystian
10) Porta do Mundo - Peão Carreiro e Zé Paulo
11) Noites do Paraguai - S. Aguayo - Versão: Ariovaldo Pires

 

MÚSICAS

 

 

VÍDEOS

 

Primas Miranda interpretando "Aliança Contrariada" no Programa Viola Minha Viola em 2002

 

FOTOS

 

Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
Primas Miranda - 001 Primas Miranda - 002 Primas Miranda - 003 Primas Miranda - 004 Primas Miranda - 005 Primas Miranda - 006 Primas Miranda - 007 Primas Miranda - 008 Primas Miranda - 009 Primas Miranda - 010 Primas Miranda - 011 Primas Miranda - 012 Primas Miranda - 013 Primas Miranda ao lado de Biguazinha e do Comendador Biguá Primas Miranda e Clovis Pontes Primas Miranda e Biguazinha Primas Miranda ao lado de Zico Miranda Primas Miranda em Catanduva Primas Miranda em circo Primas Miranda cantando no Circo Aires Primas Miranda no estúdio da Rádio Difusora de Catanduva Primas Miranda, Zé do Pinho (Gumercindo), Aparecida, Eneide e Mariazinha Zico Miranda, Maria do Carmo, Duo Estrela Dalva e Zacarias Mourão Zico Miranda (Pai de Sérgia e tio de Maria do Carmo e José Miranda (avô de Sérgia e Maria do Carmo) Primas Miranda, Clóvis Pontes e o Animador Dr. Maurilo Vieira em Catanduva Primas Miranda ao lado do Animador Dr. Maurilo Vieira Primas Miranda e Clóvis Pontes Primas Miranda ao lado do animador Barrerito em Sertãozinho Primas Miranda e Clóvis Pontes em Sertãozinho Primas Miranda ensaiando com Robertinho e Seu Regional Primas Miranda ao lado de Teodoro e Sampaio em 2002 Primas Miranda ao lado da Família Lima Primas Miranda ao lado das Irmãs Galvão Primas Miranda ao lado de Chitãozinho Primas Miranda ao lado de Clóvis Pontes, Irmãs Galvão e Amigos Primas Miranda ao lado de Inezita Barroso em 2002 Primas Miranda ao lado de Mariazinha e Irmãs Galvão Primas Miranda ao lado de Mário Campanha, Irmãs Galvão e Amigos Primas Miranda ao lado de Sandy Primas Miranda ao lado de Sérgio Reis, Mariazinha e Irmãs Galvão Primas Miranda ao lado de Xororó e Amigos Primas Miranda ao lado de Zé do Rancho e Sérgio Reis Primas Miranda ao lado de Zé do Rancho e zé do Pinho Primas Miranda ao lado de Zé do Rancho Primas Miranda na Festa de 70 anos de Domingos Pretti Maria do Carmo, Sandra Cristina Peripato e Sérgia Primas Miranda em Ribeirão Preto - 001 Primas Miranda em Ribeirão Preto - 002 Primas Miranda em Ribeirão Preto - 003 Clóvis Pontes e Sérgia Filhos de Sérgia e Clóvis Pontes (Cíntia, Sílvio e Júnior) Primas Miranda - Modinhas Sertanejas - Vol. 01 Revista Sertaneja - Vol. 15 - 1959 - 01 Revista Sertaneja - Vol. 15 - 1959 - 02 Reportagem Jornal de Catanduva - 2009 visual lightbox for MACby VisualLightBox.com v6.1