Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco

 

MAURO MORENO

 

Valentim Domingues Loreano (Mauro Moreno), nasceu em Reginópolis, no interior do estado de São Paulo, em 17 de janeiro de 1954. Era o oitavo filho de uma família que vivia com grandes dificuldades. Um ano depois nasce seu irmão mais novo, Cláudio. Passaram então a ser nove irmãos. Quando eles dois, os caçulas, tinham 3 e 2 anos, perderam a mãe. E o pai se viu obrigado a mudar para São Paulo, onde uma irmã poderia ajudá-lo a criar os filhos.
Moravam no bairro do Tatuapé, muito humildemente. E uma vizinha deles contou para o grande Tinoco sobre as dificuldades sofridas por aquela criançada. Tinoco foi até o lugar onde eles moravam. Quis então adotar o menino mais novo, Cláudio. E, por insistência de sua filha Neire, acabou adotando também o maiorzinho, Valentim.
Num "Dia das Mães", quando os dois já estavam na escola, foi que souberam de sua origem. A professora avisou que daria uma rosa para as crianças que fossem órfãs de mãe. E eles dois, cada um com sua rosa, voltaram chorando para casa. Tinoco contou-lhes sua história. E os dois, cada um num joelho do violeiro, abraçaram Tinoco, como filhos de verdade.
Como filhos de verdade os dois cresceram, estudaram, firmaram-se na vida. Mas, Valentim, apesar de formado em técnico de Contabilidade, nunca deixou de sentir uma inclinação para a música. Gostava de ouvir o pai Tinoco e o tio Tonico. Gostava de viajar com eles. Gostava de ele próprio tocar violão e cantar nas festas do bairro. Até que um dia chamou o pai e mostrou-lhe uma composição sua. Tinoco não teve dúvida. Na mesma hora tomou providências para que o filho, já com o nome artístico de Mauro Moreno, assinasse um contrato com a Chantecler. Lançou então um compacto duplo no ano de 1982, com as músicas "Velho Adorado", composição de Mauro Moreno em homenagem ao homem que o criou, "Sonhos de Menino", "Recado" e "Índio Vago".
Em 1985 gravou um LP pela Sonart, produzido por Tião do Carro, com músicas inéditas e algumas regravações.
Portador de um grande talento, mas infelizmente, por motivos desconhecidos abandonou a carreira.

 

DISCOGRAFIA

 

COMPACTOS e LP´s

 

 

MAURO MORENO - 1982 - CHANTECLER - CD: 2.11.201.019
01) Velho Adorado - Mauro Moreno
02) Sonhos de Menino - Mauro Moreno e Pirigoso
03) Recado - Anacleto Rosas Jr e Arlindo Pinto
04) Índio Vago - Tonico, Elcio Perez e Tinoco

MAURO MORENO - 1985 - SONART
01) A Menina Era Homem - José C. Erba e Mauro Moreno
02) Vale Formoso - Mauro Moreno, Tinoco e Tião do Carro
03) Mala de Lembranças - José C. Erba e Mauro Moreno
04) Corpo de Cristal - Mauro Moreno, Isabel P. Mello e Tião do Carro
05) Última Lembrança - Marciano e Darci Rossi
06) Rei dos Pampas - Raul Torres
07) Preta, Pretinha - Moraes Moreira e Galvão
08) Missão de Boiadeiro - José C. Erba e Tião do Carro
09) Preciso Tanto - Mauro Moreno, Isabel P. Mello e Pirigoso
10) Lágrimas na Garganta - Livi
11) Sonhos de Menino - Mauro Moreno e Pirigoso
12) Adeus Mariana - Pedro Raimundo

 

MÚSICAS

 

 

VÍDEOS

 

Mauro Moreno - Velho Adorado

Mauro Moreno - Sonhos de Menino

Mauro Moreno - Recado

Mauro Moreno - Índio Vago

Mauro Moreno - Rei dos Pampas

Mauro Moreno - Última Serenata

Mauro Moreno - Lágrimas na Garganta

Mauro Moreno - A Menina Era Homem

Mauro Moreno - Vale Formoso

Mauro Moreno - Preta. Pretinha

Mauro Moreno - Preciso Tanto

Mauro Moreno - Corpo de Cristal

Mauro Moreno - Adeus Mariana

Mauro Moreno - Missão de Boiadeiro

Mauro Moreno - Mala de Lembranças

 

FOTOS

 

Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
Mauro Moreno - 001 Mauro Moreno - 002 Mauro Moreno - 003 Mauro Moreno - 004 Mauro Moreno - 005 Mauro Moreno em 1959 Neire, Tinoco, Cláudio e Valentim (Mauro Moreno) Mauro Moreno na Primeira Comunhão Mauro Moreno recebendo diploma de curso primário Mauro Moreno em Ribeirão Pires em 1986 - 001 Mauro Moreno em Ribeirão Pires em 1986 - 002 Mauro Moreno em Ribeirão Pires em 1986 - 003 Mauro Moreno em Ribeirão Pires em 1986 - 004 Sidiney Lima, Mauro Moreno e Valdir Zarur Mauro Moreno - Nova Música Sertaneja (Jornal Sertanejo) Mauro Moreno - Som do Sertão - Vol. 02 - 1982 Mauro Moreno - Som do Sertão - Vol. 2 - 1982 Mauro Moreno - Revista Moda e Viola Jornal Sertanejo - Nº 06 Mauro Moreno - Jornal Sertanejo de Março de 1983 visual lightbox for MACby VisualLightBox.com v6.1