Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco

 

JOSEMAR E JOSELITO

 

Osmar José Biazotti (Josemar), nasceu em Itápolis, no interior do estado de São Paulo, onde viveu na roça até os 4 anos de idade, depois até os 10 anos, morou numa fazenda de café perto de Rolândia, no norte do Paraná, posteriormente no patrimônio Vila Prado Ferreira, passou a trabalhar ao lado do pai, numa máquina de beneficiar arroz, completando aí o curso primário.
Com onze anos começou a aprender a tocar violão e com quatorze, fez uma dupla amadora com um amigo, Devanir Cavalinio. Continuou estudando, pintou quadros a óleo e fez algumas esculturas. Por volta de 18 anos foi servir o exército em Curitiba/PR. Completou o ginásio e fez o supletivo colegial e trabalhou na Copel (Companhia Paranaense de Eletricidade), onde cursou gerência de escritório. Depois foi para Umuarama/PR, onde atuou como jornalista e professor de violão no Conservatório local. Em 1968, veio tentar a vida artística em São Paulo, formando um conjunto jovem, Os Sátirus, onde era guitarrista solo. Paralelamente trabalhava na Abril Cultural, como supervisor de higiene e segurança do trabalho, depois na Philco-Ford e na Móveis Bérgamo. Em 1976, deixou o setor de relações industriais da Móveis Bérgamo, decidindo-se pela dedicação plena da música.
Retornou à música sertaneja, que representava sua raiz musical mais profunda, formando uma dupla com o primo Argeu Biazotti, chegando a gravar um LP com o nome de "Conselheiro e Ouvidor - A Dupla King-fu de 1976" (Nesta fase com o pseudônimo de Conselheiro), pela Chantecler, no entanto a dupla se desfez após algum tempo.
Foi assim que em outubro de 1977, que, procurando um novo parceiro cuja voz combinasse com a sua, veio a conhecer Joselito.
Newton Soares de Lima (Joselito), nasceu em Cornélio Procópio, no estado do Paraná, onde viveu no campo até os 10 anos de idade, vindo então para São Paulo, onde terminou o primário e fez o curso de datilografia. Começou a se interessar por música, aprendeu a tocar violão com um irmão e foi trabalhar como metalúrgico a partir dos 15 anos. Em 1968, fez a primeira dupla com Jacinto Martinez Ávilla, com o nome de "Riomar e Uraí". Com este parceiro participou de um LP da Brasidisc, com a faixa "Adeus Querida", de autoria de Sertanejo. Também com o parceiro, ganhou nota máxima no Programa "Gaiola de Ouro", de Alfredo Borba na TV Tupi, e o segundo lugar no Programa Sílvio Santos. Paralelamente, com as Irmãs Maria e o acordeonista Gey Marinho, cantava em shows pra lojas de Osasco. Em 1971, encerrou os compromissos com estes parceiros e ligou-se a Ponteio, formando a dupla "Ponteio e Uraí".
Passou a trabalhar como vendedor de lojas de roupas, depois de móveis, ficando na Eletroradiobraz de Osasco, de 1973 à 1976. Nesse período, no campo artístico não atuou profissionalmente. Foi em seu bar na Lapa, na capital paulista, que conheceu Josemar e resolveu voltar a luta. Formando assim a dupla "Josemar e Joselito".
Em março de 1978, a dupla Josemar e Joselito começou a cantar todas as noites no restaurante "Recanto Goiano", onde foram ouvidos por Sebastião Ferreira da Silva, que os recomendou aos diretores da RCA. Feitos os contatos, em maio de 1979 saiu o primeiro LP da dupla Josemar e Joselito, intitulado "Recanto Goiano".
Em junho deste mesmo ano, a dupla Josemar e Joselito participou do Festival da Rádio Record, classificando em primeiro lugar em São Paulo, com a música "Berrante de Ouro", de autoria de José Fortuna e Carlos Cézar, e em segundo lugar no Brasil.
A partir daí, a dupla Josemar e Joselito, passou a viajar, fazendo shows pelo interior do estado, através da Secretaria da Cultura e, em maio de 1980, veio o segundo LP "Dinheiro Não Paga Saudade", música título de autoria de Josemar e Lú Sabino.
No final do ano de 1980, Josemar e Joselito foram para a Chantecler, onde puderam apresentar ao público em excelente gravação de que participaram violões, viola caipira, contrabaixo, pistões, órgão, acordeon, percussão, harpa e requinto. Destacaram-se neste álbum "Viola, Minha Viola"; a canção rancheira "Sou Eu"; o fox "Mais uma Vez Estou Só"; a rancheira "Jogo da Vida", entre outras.

 

DISCOGRAFIA

 

LPs

 

RECANTO GOIANO - 1979 - RCA CAMDEN - LP= 106.0102
01) O Último Trem - Jean Pierre e Walter José
02) Eu e a Viola - Lindomar Castilho, Carlos Randall e Zé Homero
03) Terra Bruta - Josemar e J. K. Filho
04) Índia Morena - Célio Roberto, Carlos Santorelli e Carlos Mendes
05) Velhos Caminhos - César e José Fortuna
06) O Divórcio e os Nossos Filhos - Josemar, Rubens Avelino e Francisco A. do Carmo
07) O Casamento - César e Tony Damito
08) Voltando Pra Minha Terra - Duduca e Silmo
09) Andei Para Te Esquecer - Josemar, Cláudio Balestro e Valtinho
10) Orgulho - René Bittencourt
11) Amar e Perdoar - Cleide Dalto e Walter José
12) Recanto Goiano - Josemar e C. Ladoni

DINHEIRO NÃO PAGA SAUDADE - 1980 - RCA CAMDEN - LP= 106.0108
01) Dinheiro Não Paga Saudade - Josemar e Lu Sabino
02) Cante Comigo - José Benavenute e Carreirinho
03) Somente Agora Eu Vejo - Ronaldo Adriano, Rubens Avelino e José Homero
04) Derrota de Amor - M. D. Maldonado
05) Coração Ferido - M. D. Maldonado
06) Berrante de Ouro - Carlos César e José Fortuna
07) Felicidade - Fábio Fabian e J. K. Filho
08) A Falta de Amor em Nossa Casa - Poty e Rubens Avelino
09) Despertar do Sertão - Elpídio dos Santos e Pádua Muniz
10) Degrau da Sorte - Josemar e Ângelo Viviani
11) Uma Lágrima que Vai - Azumir
12) Casinha Branca - Gilson e Joran

LOUCO DE AMOR - 1981 - CHANTECLER - LP= 2.11.405.435
01) Hoje Quem Paga Sou Eu - Herivelto Martins e David Nasser
02) Vai Saudade Vai - Josemar
03) O Castigo Vem de Avião - Josemar e Sebastião Ferreira da Silva
04) Louco de Amor - Rivael
05) Mais uma Vez Estou Só - Josemar
06) Inspiração de Caboclo - Devaney e Spigolon
07) Jogo da Vida - Mabel
08) Te Quero Tanto - Crisóstomo
09) Viola Minha Viola - Josemar e José Raimundo
10) Taça Vazia - Miltinho Rodrigues e Benedito Seviero
11) Não Sei Dizer Se Fui Feliz - Itapuã
12) Sou Eu - Flávio Mattes e Leonir

 

VÍDEOS

 

Josemar e Joselito interpretando "Despertar do Sertão" no Programa Viola Minha Viola

 

FOTOS

 

Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
Josemar e Joselito - 001 Josemar e Joselito - 002 Josemar e Joselito - 003 Josemar e Joselito - 004 visual lightbox for MACby VisualLightBox.com v6.1