Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco

 

INEZITA BARROSO

"A RAINHA DO FOLCLORE BRASILEIRO"

 

 

Inês Madalena Aranha de Lima nasceu em 04 de março de 1925 no Bairro Barra Funda na capital paulista.
Começou a cantar aos sete anos de idade. Aos nove, já admirava o poeta modernista Mário de Andrade, que morava ao lado de sua casa à Rua Lopes Chaves na Barra Funda, em São Paulo, a quem esperava passar todo dia enquanto brincava de patins. Aos 11 anos, começou a estudar piano.
Desde criança, conhecia Raul Torres que, tendo sido colega de seu pai na Estrada de Ferro Sorocabana, ia com freqüência à sua casa, onde cantava quando ela fazia aniversário.
Apesar de ter sido criada na capital, Inezita tinha verdadeira paixão pela música caipira. Seu contato com a natureza era nos finais de semana e quando passava as férias na casa de parentes que moravam na roça. Desde cedo desenvolveu o gosto pela música caipira, mas enfrentou duros preconceitos, pois na época cantar e tocar viola não era atividade para mulher. A família era totalmente contra.
Inezita fez faculdade de Biblioteconomia, pois tinha verdadeira adoração por livros.
Casou-se na década de 40 com um pernambucano e iniciou sua carreira cantando músicas folclóricas recolhidas por Mário de Andrade, na Rádio Clube do Recife. O nome Inezita Barroso surgiu de seu nome Inês que também era o nome de sua mãe, e Barroso era o sobrenome de seu marido.
Estreou como atriz no filme "Ângela", de Tom Payne e Abílio Pereira de Almeida, em 1950, pela Companhia Vera Cruz. No mesmo ano, estreou na Rádio Bandeirantes de São Paulo.
Em 1951, passou a atuar na Rádio Record, onde apresentou em 1954, o programa "Vamos Falar de Brasil". Ainda em 1951, gravou seu primeiro disco, interpretando "Funeral de um Rei Nagô", de Hekel Tavares e Murilo Araújo e também "Curupira", de Waldemar Henrique. Em 1953, gravou "O Canto do Mar" e "Maria do Mar", de Guerra Peixe e José Mauro de Vasconcelos. No mesmo ano, gravou dois de seus maiores sucessos, a moda "Marvada Pinga", de Cunha Jr., e o samba "Ronda", de Paulo Vanzolini. Ainda em 1953, participou dos filmes "Destino em Apuros", de Ernesto Remani e "Mulher de Verdade", de Alberto Cavalcanti. Com este filme, recebeu o Prêmio Saci, de melhor atriz. Em 1954, gravou "Coco do Mané", de Luiz Vieira e passou ainda a apresentar, semanalmente, programas sobre folclore na TV Record. Recebeu o Prêmio Roquette Pinto de melhor cantora de rádio da Música Popular Brasileira, e o Prêmio Guarani como melhor cantora de disco. Participou dos filme "É Proibido Beijar", de Ugo Lombardi e "O Craque", de José Carlos Burle. Em 1955, gravou as canções de domínio público, "Meu Casório" e "Nhá Popé". No mesmo ano, participou como atriz e cantora do filme "Carnaval em Lá Maior", de Adhemar Gonzaga, que representou o Brasil no Festival de Punta Del Este no Uruguai. Ainda em 1955, recebeu novamente os Prêmios Saci, como melhor atriz, e Roquette Pinto, como melhor cantora de Música Popular, com o disco "Vamos Falar de Brasil".
No LP "Inezita Apresenta", gravou composições de Babi de Oliveira, Juraci Silveira, Zica Bergami, Leyde Olivé e Edvina de Andrade, do folclore paulista, mineiro e baiano. Em 1956, publicou o livro "Roteiro de um Violão". Em 1958, gravou outro de seus grandes sucessos, a valsa "Lampião de Gás", de Zica Bergami e Hervé Cordovil. Gravou, também, a clássica toada "Fiz a Cama na Varanda", de Dilu Melo e Ovídio Chaves. Em 1960, gravou, de Mariano da Silva e Cornélio Pires, a moda de viola "Moda do Bonde Camarão", que tornou-se outro grande sucesso de sua carreira, e "Moda da Onça", do folclore recolhido por ela.
Em 1962, saiu da Record e começou a enfrentar dificuldades para fazer gravações, em virtude da manutenção intransigente de uma linha de trabalho da qual não abriu mão. Em 1969, recebeu um troféu do I Festival de Folclore Sul-Americano, na cidade de Salinas no Uruguai. Nos anos 1970, dedicou-se a viajar realizando pesquisas musicais, além de realizar recitais pelo interior do país e fazer gravações para programas especiais para diversos países, entre os quais, União Soviética, Israel e Estados Unidos.
Em 1970, realizou documentário que representou o Brasil na Exposição 70, no Japão. Em 1972, lançou o segundo volume dos "Clássicos da Música Caipira", no qual interpretou, entre outras, "Rio de Lágrimas", de Piraci, Lourival dos Santos e Tião Carreiro, "Divino Espírito Santo", de Canhotinho e Torrinha, "Destinos Iguais", de Capitão Furtado e Laureano e "Rei do Café", de Teddy Vieira e Carreirinho. Em 1975 gravou o disco "Inezita de Todos os Cantos", no qual interpretou pontos de candomblé, sambas anônimos do Rio de Janeiro e Niterói, números folclóricos de Mato Grosso, além das composições "Negrinho do Pastoreio", de Barbosa Lessa e "Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. A partir de 1980, começou a apresentar o programa "Viola Minha Viola", aos domingos, pela TV Cultura de São Paulo. Por essa mesma época, realizou recitais e conferências pelo Brasil, além de apresentar-se com Oswaldinho do Acordeon em shows do Projeto Pixinguinha. Em 1985, foi homenageada pela Escola de Samba Oba-Oba, de Barueri, em São Paulo, que cantou sua vida e obra em enredo de carnaval. No mesmo ano, após cinco anos sem gravar, lançou,pelo selo independente Líder, o LP "Inezita Barroso: A Incomparável", cujo repertório foi escolhido pelos fãs. Nesse período, apresentou por cinco anos na Rádio Universidade de São Paulo o programa "Mutirão". A partir de 1990, e durante nove anos, apresentou na Rádio Cultura AM o programa "Estrela da Manhã", das cinco às sete horas da manhã. Em 1996, gravou com o violeiro Roberto Corrêa o CD "Voz e Viola", no qual interpretou, entre outras, "Flor do Cafezal", de Luiz Carlos Paraná, "Perfil de São Paulo", de Bezerra de Menezes, "Tamba-tajá", de Waldemar Henrique, "Chalana", de Mário Zan e Arlindo Pinto e "Romaria", de Renato Teixeira. Também com Roberto Correia gravou o CD "Caipira de Fato", em 1997, interpretando entre outras, "A Coisa Tá Feia" e "A Viola e o Violeiro", de Tião Carreiro e Lourival dos Santos, "Siriema", de Mário Zan e Nhô Pai e "Adeus Campina da Serra", de Cornélio Pires e Raul Torres. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Sharp de Melhor Cantora Regional.
Ficou conhecida como "A Rainha do Folclore" e é identificada com o que muitos definem como a "genuína música sertaneja".
Inezita Barroso apresentou o tradicional Programa "Viola Minha Viola" da TV Cultura de São Paulo, durante 34 anos e meio. Ela se apresentou na terceira edição do programa. e daí para frente passou a comandar a apresentação do programa ao lado de Moraes Sarmento.
Em sua gloriosa carreira Inezita soma mais de 60 discos gravados entre 78 rpm, LPs, compactos e CDs. Em 2009 lançou seu último trabalho, intitulado "Sonho de Caboclo", e em 2013 lança seu primeiro DVD. Foram lançados quatro livros contando sua vida. O primeiro por nome "A Menina Inezita Barroso" de autoria de Assis Ângelo, lançado em 2011, o segundo da Série Aplauso da Imprensa Oficial por título "Com a Espada e a Viola na Mão" de autoria de Valdemar Jorge, lançado em 2012, o terceiro lançado em 2013 com o título "Inezita Barroso - A História de uma Brasileira", de autoria de Arley Pereira, e o quarto lançado em 2014, com o título "Inezita Barroso - Rainha da Música Caipira", de autoria de Carlos Eduardo Oliveira.
Como atriz, atuou em nove filmes: "Ângela" em 1950, "Destino em Apuros" e "Mulher de Verdade" em 1953, "O Craque" e "É Proibido Beijar" em 1954, "Carnaval em Lá Maior" em 1955, "O Preço da Vitória" em 1956, "Isto é São Paulo" em 1970, e "Desejo Violento" em 1978.
Foram inúmeros os sucessos que fez nestes anos todos, entre eles destacamos "Marvada Pinga" e "Lampião de Gás".
Faleceu em São Paulo/SP, em 08 de março de 2015, aos 90 anos.


Texto: Sandra Cristina Peripato

 

DISCOGRAFIA

 

78 ROTAÇÕES

 

10/1951 - SINTER - Nº 091
A - Funeral d'um rei Nagô (Afro-Brasileiro) - Hekel Tavares e Murilo Araújo
B - Curupira (Canção Amazônica) - Valdemar Henrique

 

07/1953 - RCA VÍCTOR - Nº 80.1149
A - Isto é Papel João? - Paulo Ruschell
B - Catira - Adaptação: R. de Souza

 

10/1953 - RCA VÍCTOR - Nº 80.1209
A - O Canto do Mar - Guerra Peixe e José Mauro de Vasconcelos
B - Maria do Mar - Guerra Peixe e José Mauro de Vasconcelos

 

11/1953 - RCA VÍCTOR - Nº80.1217
A - Moda da Pinga - Cunha Jr
B - Ronda - Paulo Vanzolini

 

06/1954 - RCA VÍCTOR - Nº 80.1286
A - Os Estatutos da Gafieira - Billy Blanco
B - Soca Pilão - Arranjo: José Roberto e J. Prates

 

06/1954 - RCA VICTOR - Nº 80.1287
A - Iemanjá - Nelson Ferreira e Luiz Luna
B - Pregão da Ostra - Arranjo: J. Prates

 

07/1954 - RCA VICTOR - Nº 80.1296
A - Redondo Sinhá - Luiz Carlos Lessa
B - Mestiça - Gonçalves Crespo

 

08/1954 - RCA VICTOR - Nº 80.1315
A - Taieiras - Arranjo: Guerra Peixe
B - Retiradas - Osvaldo de Souza

 

12/1954 - RCA VICTOR - Nº 80.1398
A - Coco do Mané - Luiz Vieira
B - Roda a Moenda - Haroldo Costa

 

03/1955 - RCA VICTOR - Nº 80.1408
A - Meu Casório - Domínio Público
B - Nhá Popé - Domínio Público

 

04/1955 - RCA VICTOR - Nº 80.1423
A - Benedito Pretinho - Meu Barco é Veleiro - Hekel Tavares e Olegário Mariano
B - Na Fazenda do Ingá - Zé do Norte

 

05/1955 - RCA VICTOR - Nº 80.1430
A - Dança de Caboclo - Hekel Tavares e Olegário Mariano
B - Maracatu Elegante - José Prates

 

09/1955 - COPACABANA - Nº 5.438
A - Moleque Vardemá - Billy Blanco
B - Prece a São Benedito - Hervê Cordovil

 

12/1955 - COPACABANA - Nº 5.498
A - Mineiro Tá Me Chamando (Minero Ta Me Chamano) - Zé do Norte
B - Minha Terra - Valdemar Henrique

 

1956 - COPACABANA - Nº 5.538
A - O Gosto do Caipira - Luiz Lauro e Ado Benatti
B - Casa de Caboclo - Hekel Tavares e Luiz Peixoto

 

1956 - COPACABANA - Nº 5.602
A - Chimarrita - Balão - Arranjo: Barbosa Lessa e Paixão Cortes
B - Quero Mana - Arranjo: Barbosa Lessa e Paixão Cortes

 

1956 - COPACABANA - Nº 5.611
A - Balaio - Arranjo: Barbosa Lessa e Paixão Cortes
B - Maçanico - Arranjo: Barbosa Lessa e Paixão Cortes

 

1956 - COPACABANA - Nº 5.631
A - Estatutos de Boate - Billy Blanco
B - Ser Mãe é Dureza - Billy Blanco

 

1957 - COPACABANA - Nº 5.787
A - No Bom do Baile - Barbosa Lessa
B - Nhô Locádio - Hervê Cordovil

 

05/1958 - COPACABANA - CH-10.313
A - Lampião de Gás - Zica Bérgami e Hervê Cordovil
B - Engenho Novo - Hekel Tavares e Hervê Cordovil

 

1958 - COPACABANA - Nº 6.024
A - De Papo Pro Á - Joubert de Carvalho e Olegário Mariano
B - Oi Calango Ê - Hervê Cordovil

 

1958 - COPACABANA - Nº 6.052
A - Fiz a Cama na Varanda - Dilu Melo e Ovídio Chaves
B - Meu Limão, Meu Limoeiro - José Carlos Burle

 

08/1960 - COPACABANA - Nº 6.134
A - Moda do Bonde Camarão - Mariano da Silva e Cornélio Pires
B - Moda da Onça - Recolhido por Inezita Barroso

 

06/1961 - COPACABANA - Nº 6.255
A - A Voz do Violão - Francisco Alves e Horácio Campos
B - Moda do Bonde Camarão - Mariano da Silva e Cornélio Pires

 

1961 - COPACABANA - Nº 6.278
A - Balaio - Barbosa Lessa e Paixão Cortes
B - No Bom do Baile - Barbosa Lessa

 

1961 - COPACABANA - Nº 6.283
A - Tatu - Barbosa Lessa e Paixão Cortes
B - Pezinho - Barbosa Lessa e Paixão Cortes

 

06/1962 - COPACABANA - Nº 6.409
A - Nhô Leocádio - Hervê Cordovil
B - Prece a São Benedito - Hervê Cordovil

 

S/D - SABIÁ - S-586
A - Baldrana Macia - Anacleto Rosas Jr e Arlindo Pinto
B - Pingo D'água - Raul Tôrres e João Pacífico

 

1963 - SABIÁ - S-625
A - Cavalo Preto - Anacleto Rosas Jr
B - Mineirinha - Raul Tôrres


COMPACTOS

 

A ONÇA PREGUIÇOSA
 

 

INEZITA BARROSO COM ORQUESTRA REGIONAL Nº 01 - COPACABANA - CEP-4527
01) Engenho Novo - Heckel Tavares
02) Lampião de Gás - Zica Bérgami
03) Moda da Pinga - Laureano e Raul Torres
04) Ser Mãe é Dureza - Billy Blanco

 

INEZITA BARROSO – COMPACTO Nº 3 – COPACABANA - 3339
01) Balaio - Paixão Cortes e Barbosa Lessa
02) Moda da Pinga - O. Laureano e Raul Torres
03) Conversa de Caçadô - Edvina de Andrade
04) Fiz a Cama na Varanda - Dilu Mello e Ovidio Chaves

 

INEZITA BARROSO COM ORQUESTRA - COPACABANA
01) Luar do Sertão - Catulo da Paixão Cearense
02) Maringá - Joubert de Carvalho
03) De Papo Pro Á - Olegário Mariano e Joubert de Carvalho
04) Lampião de Gás - Zica Bérgami

 

ACALANTO
01) Cantiga de Nossa Senhora - Hekel Tavares e Luiz Peixoto
02) Acalanto do Negrinho - Hervé Cordovil e Oswaldo Moles
03) Berceuse da Onda - Oscar Lorenzo Fernández - Poesia de Cecília Meirelles
04) Dorme Yemanjá - Maucky Moura e José Mauro de Vasconcelos

 

INEZITA BARROSO
  01) Benedito Pretinho, Meu Barco é Veleiro - Hekel Tavares e Olegário Mariano
02) Na Fazenda do Ingá - Zé do Norte

 

CADÊ JOSÉ - 1966 - COPACABANA
01) Cadê José - Paulo Vanzolini
02) Chorando no Meio da Rua - Paulo Vanzolini

 

INEZITA BARROSO - 1970 - COPACABANA - Nº 0900
01) Corinthians Meu Amor - Idibal e Laura Maria
02) Festa no Coreto - Gilda Brandi

 

INEZITA BARROSO - 1974 - COPACABANA
01) Tô Como o Diabo Gosta - B. de Castro, J. Wilson
02) 1900 e Nada - Leo Karan e Gilberto Karan

 

ESTATUTOS DA GAFIEIRA - 1977 - RCA CAMDEN - CD-5020
01) Estatutos de Gafieira - Billy Blanco
02) Moda da Pinga (Marvada Pinga) - Laureano
03) Isto é Papel, João - Paulo Rushell
04) Catira - Raul Torres

 

COMPACTO - 1977 - COPACABANA - CD-3777
01) Moda da Pinga - Ochelsius Laureano e Raul Tôrres
02) Tristeza do Jeca - Angelino de Oliveira
03) Lampião de Gás - Zica Bérgami
04) Meu Limão, Meu Limoeiro - Tradicional - Recolhido por José Carlos Burle

 

SONHO DE CABOCLO - 1981 - COPACABANA
01) Sonho de Caboclo - Adauto Santos
02) Cateretê - Edvina de Andrade
03) Devoção -
04) O Gosto do Caipira -

 

LPs e CDs

 

LÁ VEM O BRASIL - 1955 - COPACABANA - CLP-3038
01) Lá Vem o Brasil - Rafael Peixoto e Nelson Ferreira
02) Berceuse da Onda -
Oscar Lorenzo Fernandes e Cecília Meirelles
03) O Carreteiro -
Barbosa Lessa
04) Temporal -
Paulo Ruschel
05) Sertão de Areia Seca -
Leyde Olivé
06) Rede da Sinhá -
Leyde Olivé
07) Galope à Beira-Mar -
Luiz Vieira
08) Cantilena -
(Motivo de Pretos do Recôncavo Baiano) - (Rec. Sodré Vianna)

 

COISAS DO MEU BRASIL - 1955 - RCA VÍCTOR - BPL-3016
01) Estatutos da Gafieira - Billy Blanco
02) Na Fazenda do Ingá - Zé do Norte
03) Meu Casório - Folclore
04) Isto é Papel João? - Paulo Rushell
05) Marvada Pinga - Laureano
06) Mestiça - Gonçalves Crespo
07) Yemanjá - Nelson Ferreira e Luiz Luna
08) Pregão da Ostra - Folclore

 

INEZITA BARROSO - 1955 - COPACABANA - CLP-3005
01) Prece a São Benedito - Hervé Cordovil
02) Banzo -
Murilo Araújo e Hekel Tavares
03) Seleção de Canções: -
• Nana Nanana - Hekel Tavares, Ribeiro Couto e Manoel Bandeira
Papa Curumiassú - Hekel Tavares
• Sapo Cururú - Dilú Mello
• Fiz a Cama na Varanda - Dilú Mello e Ovidio Chaves
04) Funeral d'um Rei Nagô -
Murilo Araújo e Hekel Tavares
05) Maria Júlia -
Rec. Inezita Barroso - Folclore
06) Viola Quebrada -
Mário de Andrade
07) Minêro tá me Chamano -
Rec. Zé do Norte - Folclore
08) Tirana de Vila Nova -
Rec. Waldemar Henrique - Folclore

 

DANÇAS GAÚCHAS - 1955 - COPACABANA - CLP-3028
01) Levante Tirana do Lenço - Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
02) Pezinho -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
03) Quero Mana -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
04) Rancheira de Carreirinha - Barbosa Lessa
05) Chimarrita Balão -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
06) Balaio - Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
07) O Anu -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
08) Tatu -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
09) Maçanico -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
10) No Bom do Baile -
Barbosa Lessa

 

VAMOS FALAR DE BRASIL - 1958 - COPACABANA - CLP-11016
01) Retiradas - Oswaldo de Souza
02) Peixe Vivo - (Nonô Timoneiro)
- Rômulo Paes e Henrique de Almeida
03) Engenho Novo -
Hekel Tavares
04) Zabumba de Nego -
Hervé Cordovil
05) Lampião de Gás -
Zica Bergami
06) Ismalia -
Alphonsus de Guimarães e Capiba
07) Festa do congado -
Juracy Silveira
08) Temporal -
Paulo Ruschel
09) Luá, Luá -
Catulo de Paula
10) Azulão -
Jayme Ovalle e Manoel Bandeira
11) Seresta -
Georgina Erismann
12) Moda da Pinga -
Laureano e Raul Torres

INEZITA APRESENTA BABI DE OLIVEIRA - JURACY SILVEIRA - ZICA BÉRGAMI - LEYDE OLIVÉ - EDVINA DE ANDRADE - 1958 - COPACABANA - CLP-11029
01) Rainha Ginga - Leyde Olivé
02) Cateretê -
Edvina de Andrade
03) Lamento -
Juracy Silveira
04) Batuque -
Leyde Olivé
05) Conversa de Caçador -
Edvina de Andrade
06) Seresta da Saudade -
Babi de Oliveira
07) O Carro Tombou -
Edvina de Andrade
08) Adeus Minas Gerais -
Juracy Silveira
09) O Batateiro -
Zica Bérgami
10) Chuvarada -
Zica Bérgami
11) Sôdade da Loanda -
Juracy Silveira
12) Recado -
Leyde Olivé
13) Maria Macambira -
Babi de Oliveira
14) Caboclo do Rio -
Babi

 


CANTO DA SAUDADE - 1959 - COPACABANA - CLP-11111
01) Canto da Saudade - Alberto Costa
02) Cantiga (Vela Branca) -
Adelmar Tavares e Lina Pesce
03) Fiz a Cama na Varanda -
Dilú Melo e Ovídio Chaves
04) Na Serra da Mantiqueira -
Ary Kerner
05) Modinha -
Jayme Ovalle e Manoel Bandeira
06) Na Baixa do Sapateiro -
Ary Barroso
07) Luar do Sertão -
Catullo da Paixão Cearense
08) Maringá -
Joubert de Carvalho
09) De Papo Prô Á -
Olegário Mariano e Joubert de Carvalho
10) Sodade Ruim -
Georgette Cutait e Diva Jabor
11) Meu Limão, Meu Limoeiro -
Folclore - Rec. José Carlos Burle
12) Sussuarana -
Luiz Peixoto e Hekel Tavares

 

EU ME AGARRO NA VIOLA... - 1960 - COPACABANA - CLP-11143
01) Eu me Agarro na Viola (Tirana de Vila Nova) - Folclore - Waldemar Henrique
02) Urutáu - Lamartine Paes de Barros Machado
03) Canção da Guitarra - Marcelo Tupinambá e Aplecina do Carmo
04) Meu Baralho - Edvina de Andrade
05) A Troco de Que? - Luiz Vieira
06) Moda da Mula Preta - Raul Torres
07) Moda do Bonde Camarão - Mariano da Silva e Cornélio Pires
08) A Voz do Violão - Horácio Campos e Francisco Alves
09) Moda da Onça - Folclore - Inezita Barroso
10) Moda do Boi Amarelinho - Raul Torres
11) Leilão - Joracy Camargo e Hekel Tavares

 

INEZITA BARROSO INTERPRETA DANÇAS GAÚCHAS - 1961 - COPACABANA - CLP-11200
01) Levante/ Tirana do Lenço - Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
02) Pezinho - Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
03) Quero Mana -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
04) Rancheira de Carreirinha - Barbosa Lessa
05) Chimarrita Balão -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
06) Balaio - Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
07) O Anu -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
08) Tatu -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
09) Maçanico -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
10) No Bom do Baile -
Barbosa Lessa

 

INEZITA BARROSO INTERPRETA DANÇAS GAÚCHAS - 1961 - COPACABANA - CLP-11200
01) Levante/ Tirana do Lenço - Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
02) Pezinho - Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
03) Quero Mana -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
04) Rancheira de Carreirinha - Barbosa Lessa
05) Chimarrita Balão -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
06) Balaio - Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
07) O Anu -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
08) Tatu -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
09) Maçanico -
Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
10) No Bom do Baile -
Barbosa Lessa

 

INEZITA BARROSO -  1961 - COPACABANA - CLP-11231
01) Sertão de Areia Seca - Leyde Olivé
02) Tamba-tajá - Waldemar Henrique
03) Roda Carreta - Paulo Ruschel
04) Na Minha Terra Tem - Luiz Peixoto e Hekel Tavares
05) Casa de Caboclo - Luiz Peixoto e Hekel Tavares
06) Carreteiro - Barbosa Lessa
07) Viola Quebrada - Mário de Andrade
08) Maria Júlia - Folclore
09) Minero Tá me Chamano - Zé do Norte
10) Galope à Beira Mar - Luiz Vieira
11) Moleque Waldemar - Billy Blanco

 

COISAS DO MEU BRASIL - 1961 - RCA VÍCTOR - CALB-5020
01) Estatutos da Gafieira - Billy Blanco
02) Na Fazenda do Ingá - Zé do Norte
03) Meu Casório - Folclore
04) Isto é Papel João? - Paulo Rushell
05) Redondo Sinhá - Barbosa Lessa
06) O Canto do Mar - Guerra Peixe e José Mauro de Vasconcellos
07) Moda da Pinga (Marvada Pinga) - Laureano
08) Mestiça - Gonçalves Crespo
09) Yemanjá - Nelson Ferreira e Luiz Luna
10) Pregão da Ostra - Folclore
11) Ronda - Paulo Vanzolini
12) Catíra - Adaptação: R. de Souza

 

CLÁSSICOS DA MÚSICA CAIPIRA -  1962 - COPACABANA - SCLP 10503 - SOLP-40152
01) Boi de Carro - Anacleto Rosas Júnior e João Salvador Peres
02) Vae Torna Vortá - Autor Desconhecido
03) Chico Mineiro - João Salvador Peres e Francisco Ribeiro
04) Cavalo Preto - Anacleto Rosas Júnior
05) Mineirinha - Raul Torres
06) Amor Impossível - Anacleto Rosas Júnior
07) Baldrana Macia - Anacleto Rosas Júnior e Arlindo Pinto
08) Do Lado que o Vento Vai - Raul Torres
09) Pingo D'água - Raul Torres e João Pacífico
10) Sertão do Laranjinha - Capitão Furtado, João Salvador Peres e José Salvador Peres
11) Tristeza do Jeca - Angelino de Oliveira
12) Boiadeiro Apaixonado - Raul Torres e Geraldo Costa

 

RECITAL DE INEZITA BARROSO - 1962 - COPACABANA - CLP 11271
01) Cantilena (Temas de Negros da Bahia) - Sodré Vianna - Harmonização de Villa
02) Uirapurú -
Waldemar Henrique
03) Boi Bumbá -
Waldemar Henrique
04) Nhapopê -
Folclore
05) O que Ouro Não Arruma -
Waldemar Henrique
06) Chove Chuva -
Ascenço Ferreira e Hekel Tavares
07) Areia do Mar -
Oradia Oliveira e Baby Oliveira
08) Temas de Capoeira -
Folclore
09) Prenda Minha -
Folclore gaúcho
10) Caninha Verde -
Folclore interior mineiro
11) Três Pontos de Santo -
Jayme Ovalle
12) Tayeiras -
Folclore


A MOÇA E A BANDA - 1964 - COPACABANA - CLP 11319
01) Cisne Branco (Canção do Marinheiro) - Benedito Xavier de Macedo - Antônio Manoel do Espírito Santo
02) Hino à Bandeira Nacional - Olavo Bilac e Francisco Braga
03) Canção do Expedicionário - Spartaco Rossi e Guilherme de Almeida
04) Hino do Estudante Brasileiro - P. Barbosa, A. Taranto e Raul Roulien
05) Hino do C.F.A. - Alcides Jacomo Degobbi e Edgar Pimentel Rezende
06) Canção do Soldado - Autor Desconhecido
07) Hino da Independência - Evaristo Ferreira da Veiga e D. Pedro I
08) Avante Camaradas - Tenente Lira Tavares e Antônio Manoel do Espírito Santo
09) Hino à Mocidade Acadêmica - Carlos Gomes e Bittencourt Sampaio
10) Hino da Proclamação da República - Leopoldo Miguez e Medeiros e Albuquerque

VAMOS FALAR DE BRASIL, NOVAMENTE - 1966 - COPACABANA - CLP-11475
01) Cais do Porto - Capiba
02) Palavra de Peão - Folclore ido por F. A. Bezerra de Menezes
03) Festa de Ogum - Babi de Oliveira
04) Burro Chucro - Folclore ido por F. A. Bezerra de Menezes
05) Nação Nagô - Capiba
06) Serenata - Versos de Martins Fontes
07) Soca Pilão - José Roberto
08) Maracatú Elegante - José Prates
09) Oração do Guerreiro - Luiz Peixoto e Hekel Tavares
10) Piaba - Folclore recolhido e adptado por Inezita Barroso
11) Peixinho do Mar - Folclore colhido por Babi de Oliveira e Orávia de Oliveira
12) Dança Negra - Sodré Viana e Hekel Tavares

 

O MELHOR DE INEZITA BARROSO - 1968 - COPACABANA - CLP-11539
01) Funeral de um Rei Nagô - Hekel Tavares e M. Araújo
02) Banzo - Hekel Tavares e M. Araújo
03) Rainha Ginga - Leyde Olivé
04) Berceuse da Onda - Oscar Lorenzo Fernandez e Cecília Meireles
05) Canto da Saudade - Alberto Costa
06) Lampião de Gás - Zica Bérgami
07) Moda da Pinga - Laureano
08) Ô Lua Ô Lua - Catulo de Paula
09) Viola Quebrada - Mário de Andrade
10) Cantilena - Sodré Viana e Villa-Lobos
11) Maria Júlia - Tradicional
12) Cisne Branco - Benedito Xavier de Macedo e Antônio Manoel do Espírito Santo

 

RECITAL Nº 2 - 1969 - COPACABANA - CLP-11560
01) Mestiça - Folclore - Gonçalves Crespo e João Portaro
02) Coco Verde -
José Prates
03) Morena, Morena -
Francisco Mignone
04) Canção Marinha -
Mário de Andrade e Marcelo Tupinambá
05) Benedito Pretinho -
Olegário Mariano e Hekel Tavares
06) Falúa -
Alberto Ribeiro e João de Barro
07) Trem de Alagoas -
Ascenso Ferreira e Waldemar Henrique
08) Curupira -
Waldemar Henrique
09) Abôio -
Babi de Oliveira e Geraldo de Ulhôa Cintra
10) Dança Cabocla -
Hekel Tavares
11) Hei de Seguir Teus Passos -
Waldemar Henrique
12) Jangada -
Alberto Ribeiro e João de Barro

 

MODINHAS - 1970 - COPACABANA - CLP-11613
01) Foi Numa Noite Calmosa - Adptação: Élcio Álvarez
02) Gondoleiro do Amor - Adptação: Inezita Barroso
03) Modinha - Villa Lobos e Manuel Bandeira
04) A Casinha da Colina - Adptação: Élcio Álvarez
05) Último Adeus de Amor - Adptação: Mário de Andrade
06) Nhapopé - Tradicional – Adptação: Inezita Barroso
07) Roseas Flores da Alvorada - Adptação: Mário de Andrade
08) Canção da Felicidade - Barroso Netto e Nosor Sanches
09) Coração Perdido - Adptação: Mário de Andrade
10) Conselhos - Carlos Gomes
11) Hei de Amar-te Até Morrer - Adptação: Mário de Andrade
12) A Casa Branca da Serra - Guimarães Passos

 

CLÁSSICOS DA MÚSICA CAIPIRA - VOL. 02 - 1972 - COPACABANA - CLP-11682
01) Rio de Lágrimas - Piracy, Lourival dos Santos e Tião Carreiro
02) Saudades de Matão - Antenógenes Silva e Raul Torres
03) O Amor é Firme - Inezita Barroso
04) Campo Grande - Raul Torres
05) Poeira - Serafim Colombo Gomes e Luiz Bonan
06) Moda do Bonde Camarão - Mariano da Silva e Cornélio Pires
07) Divino Espírito Santo - Canhotinho e Torrinha
08) Peão Bicharedo - F. A. Bezerra de Menezes
09) Chitãozinho e Chororó - Serrinha e Athos Campos
10) Rei do Café - Teddy Vieira e Carreirinho
11) Destinos Iguais - Laureano e Ariovaldo Pires
12) O Menino da Porteira - Luizinho e Teddy Vieira

 

INEZITA BARROSO - 1972 - COPACABANA - COELP-40401
01) Peixe Vivo - Tradicional
02) Engenho Novo - Tradicional
03) Lampião de Gás - Zica Bérgami
04) Moda da Pinga (Marvada Pinga) - Laureano
05) Funeral de um Rei Nagô - Hekel Tavares e M. Araújo
06) Viola Quebrada - Mário de Andrade
07) Canto da Saudade - Alberto Costa
08) Boi Bumbá - Waldemar Henrique
09) Trem de Alagoas - Waldemar Henrique e Ascenso Ferreira
10) Jangada - João de Barro e Alberto Ribeiro
11) Coco Verde - José Prates
12) Morena Morena - Francisco Mignone

 

MODAS E CANÇÕES - 1975 - COPACABANA - SOLP-40565
01) Luar do Sertão - Catulo da Paixão Cearense
02) De Papo P'ro Á -
Olegário Mariano e Joubert de Carvalho
03) Maringá -
Joubert de Carvalho
04) A Voz do Violão -
Horácio Campos e Francisco Alves
05) Prenda Minha -
Folclore gaúcho
06) Fiz a Cama na Varanda -
Dilú Mello e Ovidio Chaves
07) Pingo D'água -
João Pacífico e Raul Torres
08) Tristezas do Jeca -
Angelino de Oliveira
09) Cavalo Preto -
Anacleto Rosas Jr
10) Meu Limão, Meu Limoeiro -
José Carlos Burle
11) Azulão -
Jayme Ovalle e Manoel Bandeira
12) Festa de Ogum -
Babi de Oliveira

 

INEZITA EM TODOS OS CANTOS - 1975 - COPACABANA - COLP-12016
01) Pontos de Ogum - Roberval e Inezita Barroso
02) Rosa - Tema recolhido no Mato Grosso
03) Seleção de Sambas - Recolhidos no Rio de Janeiro e Niterói
04) Temas de Cururús - Recolhido em Piracicaba
05) Seleção de Maracatús - J. Ayres e Solano Trindade
06) É a Ti Flor do Céu - Melodia recolhida em Diamantina
07) Negrinho do Pastoreio - Barbosa Lessa
08) Divisão do Boi -
09) Amo-te Muito - Melodia popular recolhida em Ouro Preto
10) Capoeira do Salomão - Tema recolhido na Bahia
11) Marabá - Tema de garimpeiros do Pará
12) Vô Deitá no Colo Dela - Cantiga recolhida em Minas Gerais
13) Asa Branca - Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

 

SELEÇÃO DE OURO - 1977 - COPACABANA - SOLP-40797
01) Moda da Pinga - Ochelsis Laureano
02) Fiz a Cama na Varanda - Dilú Mello e Ovídio Nunes
03) Mestiça - Gonçalves Crespo - Adaptação: João Portaro
04) Peixe Vivo - Nonô Timoneiro
05) O Menino da Porteira - Teddy Vieira e Luizinho
06) Luar do Sertão - Catulo da Paixão Cearense - com Guimarães Martins
07) Lampião de Gás - Zica Bérgami
08) De Papo Pro Á - Joubert de Carvalho e Olegário Mariano
09) Prenda Minha - Domínio Público
10) Maringá - Joubert de Carvalho
11) Meu Limão, Meu Limoeiro - José Carlos Burle
12) Banzo - Heckel Tavares e Murilo Araújo

 

O MELHOR DE INEZITA BARROSO - 1977 - SOM - SOLP-40448
01) Funeral de um Rei Nagô - Hekel Tavares e M. Araújo
02) Banzo - Hekel Tavares e M. Araújo
03) Rainha Ginga - Leyde Olivé
04) Berceuse da Onda - Oscar Lorenzo Fernandez e Cecília Meireles
05) Canto da Saudade - Alberto Costa
06) Lampião de Gás - Zica Bérgami
07) Moda da Pinga - Laureano
08) Ô Lua Ô Lua - Catulo de Paula
09) Viola Quebrada - Mário de Andrade
10) Cantilena - Sodré Viana e Villa-Lobos
11) Maria Júlia - Tradicional
12) Cisne Branco - Benedito Xavier de Macedo e Antônio Manoel do Espírito Santo

 

JÓIA DA MÚSICA SERTANEJA - 1978 - COPACABANA - SOLP-40831
01) Mágoa de Boiadeiro - Indio Vago e Nonô Basílio
02) Paineira Velha - José Fortuna
03) Azul Cor de Anil - Arlindo Santana
04) Colcha de Retalhos - Raul Torres
05) Canoeiro - Zé Carreiro e Alocin
06) Que Linda Morena! - Raul Torres
07) Burro Picaço - Anacleto Rosas Júnior
08) Perto do Coração - João Pacífico e Raul Torres
09) Os Três Boiadeiros - Anacleto Rosas Júnior
10) Pagode em Brasília - Teddy Vieira e Lourival dos Santos
11) Cabocla Tereza - João Pacífico e Raul Torres
12) Vingança do Chico Mineiro - Tonico e Sebastião de Oliveira

 

INEZITA BARROSO E EVANDRO E SEU REGIONAL - 1979 - COPACABANA - COELP-41209
01) Ronda - Paulo Vanzolini
02) Último Desejo - Noel Rosa
03) Solavanco - Evandro do Bandolim
04) João Valentão - Dorival Caymmi
05) Chorinho Serenata - Sivuca
06) Castigo - Dolores Duran
07) Bodas de Prata - Evandro do Bandolim
08) Perfil de São Paulo - Francisco de Assis Bezerra de Menezes
09) Recordando Garoto - Lúcio França
10) Chão de Estrelas - Silvio Caldas e Orestes Barbosa
11) Carinhoso - João de Barr e Pixinguinha
12) Pirilampo - Nelson Miranda e Oscar Belandi
13) Quem Há de Dizer - Alcides Gonçalves e Lupicínio Rodrigues
14) Segura Paes Leme - Luperce Miranda

 

JÓIAS DA MÚSICA SERTANEJA - 1980 - COPACABANA - COELP-41317
01) Piracicaba - Newton de A. Mello
02) O que Tem a Rosa - Serrinha
03) Travessia do Araguaia - Dino Franco e Décio dos Santos
04) Velho Candieiro - José Rico e Duduca
05) Ciriema - Mário Zan e Nhô Pai
06) O Berrante de Madalena - Faisca
07) Barbaridade - Walter Amaral
08) João de Barro - Teddy Vieira e Muibo Cury
09) Estória de um Prego - João Pacífico
10) Jorginho do Sertão - Cornélio Pires
11) Oi Vida Minha - Cornélio Pires
12) Ferreirinha - Carreirinho

 

A INCOMPARÁVEL - 30 ANOS DE CARREIRA - 1985 - LIDER - LP=803.193
01) Vida Marvada - Almirante e Lúcio Mendonça Azevedo
02) Piazito Carreteiro - Luis Menezes
03) Joazeiro - Osvaldo de Souza
04) Guacyra - Hekel Tavares e Juraci Camargo
05) História Triste de Uma Praieira (Jangadeiro) - Adelmar Tavares e Stefânia de Macedo
06) Chuá Chuá - Pedro de Sá Pereira e Ari Pavão
07) Bolinho de Fubá - Edvina de Andrade
08) Querer Bem não é Pecado - Osvaldo de Souza
09) É Doce Morrer no Mar - Dorival Caymmi e Jorge Amado
10) Ontem ao Luar - Catulo da Paixão Cearense e Pedro de Alcântara

 

SELEÇÃO DE OURO - MEMÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA - 1992 - MOVIEPLAY - ABW-84029
01) Moda da Pinga - Ochelsis Laureano
02) Fiz a Cama na Varanda - Dilú Mello e Ovídio Nunes
03) Mestiça - Gonçalves Crespo - Adaptação: João Portaro
04) Peixe Vivo - Nonô Timoneiro
05) O Menino da Porteira - Teddy Vieira e Luizinho
06) Luar do Sertão - Catulo da Paixão Cearense - com Guimarães Martins
07) Lampião de Gás - Zica Bérgami
08) De Papo Pro Á - Joubert de Carvalho e Olegário Mariano
09) Prenda Minha - Domínio Público
10) Maringá - Joubert de Carvalho
11) Meu Limão, Meu Limoeiro - José Carlos Burle
12) Banzo - Heckel Tavares e Murilo Araújo

 

ALMA BRASILEIRA - 1993 - COPACABANA - Nº 99333
01) Luar do Sertão - João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense
02) Moda da Pinga (Marvada Pinga) - Laureano
03) Morena Morena - Hekel Tavares
04) Engenho Novo - Tradicional - Adaptação: Hekel Tavares
05) Soca Pilão - Tradicional - Adaptação. José Roberto e J. Prates
06) Meu Limão, Meu Limoeiro - Tradicional - Adaptação: José Carlos Burle
07) Prenda Minha - Tradicional
08) Saudades de Matão - Jorge Galati e Raul Torres
09) Asa Branca - Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
10) Maringá - Joubert de Carvalho
11) Peixe Vivo - Tradicional
12) O Menino da Poreteira - Teddy Vieira e Luizinho
13) Negrinho do Pastoreio - Barbosa Lessa
14) Tristeza do Jeca - Angelino de Oliveira

 

VOZ E VIOLA - INEZITA BARROSO E ROBERTO CORRÊA - 1996 - RGE - CD=6526 2
01) Felicidade - Lupicínio Rodrigues
02) Flor do Cafezal - Carlos Paraná
03) Fiz uma Viagem - Dorival Caimmy
04) Perfil de São Paulo - Bezerra de Menezes
05) Peixe Vivo - Folclore mineiro
06) Tamba-tajá - Waldemar Henrique
07) Chalana - Antonio Pinto e Mário Zan
08) Pagode em Brasília - Teddy Vieira e Lourival dos Santos
09) Prece ao Vento - Fernando Luiz, Gilvan Chaves e Alcyr Pires Vermelho
10) O Menino de Braçanã - Armando Passos e Luiz Vieira
11) Romaria - Renato Teixeira
12) Sussuarana - Heckel Tavares e Luiz Peixoto
13) Festa do Peão - Bezerra de Menezes
14) Lampião de Gás - Zica Bergami

 

CAIPIRA DE FATO - INEZITA BARROSO E ROBERTO CORRÊA - 1997 - RGE - CD=6545 2
01) Caipira de Fato - Adauto Santos
02) Chico Mineiro -
Tonico e Francisco Ribeiro
03) Adeus, Campina da Serra -
Cornélio Pires e Raul Torres
04) Cuitelinho -
Folclore do Mato Grosso
05) Ciriema -
Nhô Pai e Mário Zan
06) Benzin -
Folclore
07) Curitibana -
Tonico, Pirigoso e Tinoco
08) A Coisa Tá Feia -
Lourival dos Santos e Tião Carreiro
09) Bonde Camarão -
Mariano e Cornélio Pires
10) De Papo Pro Ar -
Olegário Mariano e Joubert de Carvalho
11) Oi Vida Minha (Moda de Peão) -
Cornélio Pires
12) Burro Chucro -
Francisco de Assis
13) Roda Carreta -
Paulo Ruschell
14) A Viola e o Violeiro -
Lourival dos Santos e Tião Carreiro

 

RAÍZES SERTANEJAS - VOL. 01 - 1998 - EMI MUSIC - CD= 496735-2
01) Lampião de Gás - Hervê Cordovil e Zica Bergami
02) Moda da Pinga - Cunha Junior
03) Engenho Novo - Heckel Tavares e Hervê Cordovil
04) Prenda Minha -
05) Tristeza do Jeca - Angelino de Oliveira
06) Fiz a Cama na Varanda - Dilú Mello e Ovídio Chaves
07) De Papo P'ro Ar - Joubert de Carvalho e Olegário Mariano
08) Azulão - Jayme Ovalle e Manuel Bandeira
09) Pezinho - Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
10) Balaio - Paixão Cortês e Barbosa Lessa
11) Na Serra da Mantiqueira - Ary Kerner
12) Luar do Sertão - Catulo da Paixão Cearense
13) Mestiça - Gonçalves Crespo
14) Peixe Vivo - Nonô Timoneiro
15) Negrinho do Pastoreio - L. C. Barbosa Lessa
16) Meu Limão, Meu Limoeiro - José Carlos Burle
17) Chitãozinho e Xororó - Serrinha e Athos Campos
18) Chico Mineiro - Tonico e Francisco Ribeiro
19) O Menino da Porteira - Teddy Vieira e Luizinho
20) Rio de Lágrimas - Piraci, Lourival dos Santos e Tião Carreiro

 

SOU MAIS BRASIL - 1999 - CPC-UMES - LP=111.001.476 - CPC 029
01) Viola Enluarada - Paulo Sérgio Valle e Marcos Valle
02) A Saudade Mata a Gente - Antonio Almeida e João de Barro
03) Isso é Papel, João? - Paulo Ruschel
04) Cuitelinho - Folclore
05) Nhapopê - Folclore
06) Coco do Mané - Luiz Vieira
07) Procissão de Sexta-feira Santa - Paulinho Nogueira
08) Ave Maria - Erothides de Campos
09) Segura Zé - Israel Filho e Tiago Duarte
10) Moda da Pinga - Folclore
11) No Bom do Baile - Barbosa Lessa
12) Pingo D'água - João Pacífico e Raul Torres
13) Meu Casório - Folclore
14) Lampião de Gás - Zica Bergami

PERFIL DE SÃO PAULO - INEZITA BARROSO / IZAIAS E SEUS CHORÕES - 2000 - INTER CD RECORDS - R-30020
01) Lampião de Gás -Izaías e seus Chorões
(Zica Bergami) • Ronda - Inezita Barroso (Paulo Vanzolini)
02) Chorando em São Paulo -Izaías e seus Chorões
(Magda Santos e Pó)
03) Serenata -Inezita Barroso
(Martins Fontes e Mary Buarque)
04) Rapaziada do Brás -Izaías e seus Chorões
(Alberto Marino e Vicente Giordano)
05) Bonde Camarão -Inezita Barroso
(Cornélio Pires)
06) Sampa -Izaías e seus Chorões
(Caetano Veloso)
07) Viola Quebrada -Inezita Barroso
(Mário de Andrade e Ary Kerner Veiga de Castro)
08) Saudade de Guará - Izaías e seus Chorões
(Bonfiglio de Oliveira)
09) Canção da Guitarra - Inezita Barroso
(Marcelo Tupynambá)
10) Diabólico - Izaías e seus Chorões
(Zinomar Pereira)
11) A Moda dos Pau D'água  - Inezita Barroso (viola)
(Domínio Popular)
12) Saudade de Rubinéia - Izaías e seus Chorões
(Josevandro Pires de Carvalho)
13) O batateiro -Inezita Barroso
(Zica Bergami)
14) Na Serra da Mantiqueira - Inezita Barroso
(Ary Kerner Veiga de Castro)
15) Dadá dá o Tom - Izaías e seus Chorões
(Arnaldo Galdino da Silva)
16) Moda da Pinga (Marvada Pinga) - Inezita Barroso
(Laureano)
17) Flor do Cafezal - Inezita Barroso
(Luis Carlos Paraná)
18) Perfil de São Paulo -Inezita Barroso
(Bezerra de Menezes)
19 Lampião de Gás -Inezita Barroso
(Zica Bergami)

RAÍZES SERTANEJAS - VOL. 02 - 1999 - EMI MUSIC - CD=523603 2
01) Poeira - Luiz Bonan e Serafim Colombo
02) Banzo - Hekel Tavares e Murilo Araújo
03) Adeus Minas Gerais - Silveira
04) Cateretê - Edvina de Andrade
05) Moda da Mula Preta - Raul Torres
06) Boi Amarelinho - Raul Torres
07) Viola Quebrada - Mário de Andrade
08) Tema de Cururus - Piracicaba - Melodia Recolhida
09) Piracicaba - Newton de A. Mello
10) Paineira Velha - José Fortuna
11) A Casa Branca da Serra - Guimarães Passos, Pestana e Miguel Emidio
12) Canoeiro - Alocim e Zé Carreiro
13) Ferreirinha - Carreirinho
14) João-de-Barro - Muibo Cury e Teddy Vieira
15) Barbaridade - Walter Amaral
16) Roda Carreta - Paulo Ruschei
17) Caboclo do Rio - Babi Oliveira
18) O Gosto do Caipira - Ado Benatti e Luiz Lauro
19) Rancheira de Carreirinha - Barbosa Lessa
20) Cisne Branco - Antonio Manoel do Espírito Santo

 

BIS SERTANEJO - 2000
CD 01:
01) Lampião de Gás - Zica Bergami
02) Engenho Novo - Heckel Tavares e Luiz Peixoto
03) Poeira - Serafim Colombo e Luiz Bonan
04) Tristeza do Jeca - Angelino de Oliveira
05) De Papo Pro Ar - Joubert de Carvalho e Olegário Mariano
06) Adeus Minas Gerais - Silveira
07) Peixe Vivo - Nono Timoneiro - Henrique de Almeida e Romulo Pires
08) Fiz a Cama na Varanda - Dilu Mello e Ovídio Chaves
09) Pezinho - Paixão Cortez e Barbosa Lessa
10) Prenda Minha - Motivo Folclórico Gaúcho
11) Moda da Mula Preta - Raul Torres
12) Negrinho do Pastoreio - Barbosa Lessa
13) Chico Mineiro - João Salvador Peres e Francisco Ribeiro
14) Luar do Sertão - Catullo da Paixão Cearense
CD 02:
01) Moda da Pinga - Laureano
02) Piracicaba - Nilton A. de Mello
03) Na Serra da Mantiqueira - Ary Kerner
04) A Casa Branca da Serra - Miguel Emidio Pestana e Guimarães Passos
05) Mágoa de Boiadeiro - Nonô Basílio e Índio Vago
06) Canoeiro - Zé Carreiro e Alocrin
07) Rio de Lágrimas - Piraci, Lourival dos Santos e Tião Carreiro
08) Ferreirinha - Carreirinho
09) O Menino da Porteira - Teddy Vieira e Luizinho
10) João de Barro - Teddy Vieira e Muibo Cury
11) Chitãozinho e Xororó - Serrinha e Athos Campos
12) Cavalo Preto - Anacleto Rosas Júnior
13) Pingo D'agua - Raul Torres e João Pacífico
14) Paineira Velha - José Fortuna

 

RONDA - 2000 - REVIVENDO - RVCD-241
01) Ronda - Paulo Vanzolini
02) Retiradas - Osvaldo de Souza
03) Redondo Sinhá - Luiz Carlos Lessa
04) Benedito Pretinho/Meu Barco é Veleiro - Hekel Tavares e Olegário Mariano
05) Marvada Pinga - Cunha Júnior
06) Nhapopé - Domínio Público
07) Coco do Mané - Luiz Vieira
08) O Canto do Mar - Guerra Peixe e José Mauro de Vasconcelos
09) Taieiras - Arranjo: Guerra Peixe
10) Na Fazenda do Ingá - Zé do Norte
11) Isso é Papel João? - Paulo Ruschell
12) Roda a Moenda - Haroldo Costa
13) Dança do Caboclo - Hekel Tavares e Olegário Mariano
14) Pregão da Ostra - Arranjo: J. Prates
15) Mestiça - Gonçalves Crespo
16) Meu Casório - Domínio Público
17) Iemanjá - Nelson Ferreira e Luiz Luna
18) Maracatu Elegante - José Prates
19) Catira - Adaptação: R. de Souza
20) Soca Pilão - Arranjo: José Roberto e J. Prates
21) Os Estatutos da Gafieira - Billy Blanco

 

A MÚSICA BRASILEIRA DESTE SÉCULO POR SEUS AUTORES E INTÉRPRETES - 2001 - SESC - SP - JCB-0709-045
01) Marvada Pinga (Moda da Pinga) - Laureano
02) Ronda - Paulo Vanzolini
03) Último Desejo - Noel Rosa
04) Quem Há de Dizer - Alcides Gonçalves e Lupicínio Rodrigues
05) Cais do Porto - Capiba
06) Meu Boi Surubim - Ascenço Ferreira
07) Tamba-tajá - Waldemar Henrique
08) Berceuse da Onda que Leva o Pequenino Náufrago - Oscar Lorenzo Fernandes e Cecília Meireles
09) Estatutos da Gafieira - Billy Blanco
10) Divino Espírito Santo - Torrinha, Canhoto, Antônio Boaventura de Oliveira e Carlos Paviane
11) Tristesa do Jeca - Angelino de Oliveira
12) Azul Cor de Anil - Arlindo Santana - (Participação de Lorito)
13) Rio de Lágrimas - Lourival dos Santos, Piraci e Tião Carreiro
14) Taieira - (cortejo popular)
15) Bumba Meu Boi - Danças dramáticas Nordestina
16) Lampião de Gás - Zica Bergami

 

HOJE LEMBRANDO - 2003 - TRAMA - T006/642-2
01) Bem Iguais - Paulo Vanzolin
02) Amo-Te Muito
- João Chaves
03) Tamba-Tajá -
Waldemar Henrique
04) Modinha -
Vila Lobos e Manuel Bandeira
05) Recompensa -
Paulo Vanzolin
06) Guacyra
- Joracy Camargo e Hekel Tavares
07) A Voz do Violão -
Horácio Campos e Francisco Alves
08) Leilão -
Hekel Tavares e Joracy Camargo
09) Roda Carreta -
Paulo Ruschel
10) Maria Macambira -
Babi de Oliveira e Oradia Oliveira
11) Cais do Porto -
Capiba
12) Ismália -
Alphonsus de Guimarães e Capiba
13) Maricota Sai da Chuva
- Marcelo Tupynambá

 

INEZITA BARROSO E ROBERTO CORRÊA - GLOBO RURAL - 2006 - SOM LIVRE
01) A Coisa Tá Feia - Tião Carreiro e Lourival dos Santos
02) Burro Chucro - Francisco de Assis Bezerra de Menezes
03) Chalana - Mário Zan e Arlindo Pinto
04) Chico Mineiro - Tonico e Francisco Ribeiro
05) Ciriema - Mário Zan e Nhô Pai
06) Cuitelinho - Tradicional - Adaptação: Paulo Vanzolini
07) Curitibana - Tonico, Tinoco e Pirigoso
08) De Papo Pro Á - Joubert de Carvalho e Olegário Mariano
09) Felicidade - Lupicínio Rodrigues
10) Flor do Cafezal - Luiz Carlos Paraná
11) Lampião de Gás - Zica Bérgami
12) Moda da Pinga - Laureano
13) Pagode em Brasília - Teddy Vieira e Lourival dos Santos
14) Peixe Vivo - Tradicional
15) Romaria - Renato Teixeira
16) Prece ao Vento - Gilvan Chaves, Alcyr Pires Vermelho e Fernando Luis Câmara

 

SONHO DE CABOCLO - 2009
01) Boiadeiro Errante - Teddy Vieira
02) Cavalo Preto - Anacleto Rosas Jr
03) Flor do Cafezal - Luiz Carlos Paraná
04) O que tem a Rosa - Serrinha
05) Colcha de Retalhos - Raul Tôrres
06) Mula Preta -Raul Tôrres
07) Paineira Velha - José Fortuna
08) Rio de Lágrimas - Piraci, Tião Carreiro e Lourival dos Santos
09) Perto do Coração - João Pacífico e Raul Tôrres
10) Seriema - Mário Zan e Nhô Pai
11) Caipira de Fato - Adauto Santos
12) Mineirinha - Raul Tôrres
13) Sonho de Caboclo - Adauto Santos
14) Conversa de Caçador -Edvina de Andrade
15) Lampião de Gás - Zica Bérgami

 

O BRASIL DE INEZITA BARROSO - 2011 - COPACABANA
CD 01: "Inezita Barroso" - 1955 e "Lá Vem o Brasil" - 1956
01) Prece a São Benedito - Hervê Cordovil
02) Banzo - Hekel Tavares e Murilo Araújo
03) Seleção de Canções:
- Nana Nanana -
Manuel Bandeira e Hekel Tavares
- Papa Corimiassú - Hekel Tavares
- Sapo Cururú - Dilú Mello
- Fiz a Cama na Varanda - Dilú Mello e Ovídio Chaves
04) Funeral de um Rei Nagô - Hekel Tavares e Murilo Araújo
05) Maria Júlia - Tradicional - Recolhido por Inezita Barroso
06) Mineiro Tá me Chamano - Tradicional - Adaptação: Zé do Norte
07) Tirana de Vila Nova - Tradicional - Recolhido por Waldemar Henrique
08) Lá Vem o Brasil - Nelson Ferreira e Rafael Araújo
09) Berceuse da Onda - Oscar Lorenzo Fernandez
10) O Carreteiro - Barbosa Lessa
11) Temporal - Paulo Ruschel
12) Sertão de Areia Seca - Leyde Olivé
13) Rede de Sinhá - Leyde Olivé
14) Galope à Beira-Mar - Luiz Vieira
15) Aria (Cantilena) – 1ª Parte das Bachianas Brasileiras Nº 5 - Heitor Villa-Lobos
16) Tristeza do Jeca - Angelino de Oliveira
CD 02: "Vamos Falar de Brasil" - 1958
01) Retiradas - Osvaldo de Souza
02) Peixe Vivo - Tradicional
03) Engenho Novo - Tradicional - Adaptação: Hekel Tavares
04) Zabumba de Nego - Hervê Cordovil
05) Lampião de Gás - Zica Bérgami
06) Ismália - Capiba
07) Festa do Congado - Cecy
08) Temporal - Paulo Ruschell
09) Luá Luá - Catulo de Paula
10) Seresta - Walter Erisman
11) Malvada Pinga (Moda da Pinga/Marvada Pinga) - Laureano
12) Congada - Inara Simões de Irajá
13) Três Pontos de Santo - Jayme Ovalle
14) Boi Bumbá - Waldemar Henrique
15) Nhapopê - Motivo Folclórico Gaúcho
16) Tayeras - Tema Folclórico
CD 03: “Inezita Apresenta” - 1958
01) Rainha (Ginga) -
Leyde Olivé
02) Cateretê - Edvina de Andrade
03) Lamento - Juracy Silveira
04) Batuque - Leyde Olivé
05) Conversa de Caçador - Edvina de Andrade
06) Seresta da Saudade - Babi de Oliveira e Mário Faccini
07) O Carro Tombou - Edvina de Andrade
08) Adeus Minas Gerais - Juracy Silveira
09) O Batateiro - Zica Bérgami
10) Chuvarada - Zica Bérgami
11) Sôdade da Loanda - Cecy
12) Recado - Leyde Olivé
13) Maria Macambira - Babi de Oliveira e Orádia Oliveira
14) Caboclo do Rio - Babi de Oliveira
CD 04: "Canto da Saudade" - 1959
01) Canto da Saudade -
Alberto costa
02) Cantiga - Lina Pesce e Ademar Tavares
03) Fiz a Cama na Varanda - Dilú Mello e Ovídio Chaves
04) Na Serra da Mantiqueira - Ary Kerner Veiga de Castro
05) Na Baixa do Sapateiro - Ary Barroso
06) Luar do Sertão - João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense
07) Maringá - Joubert de Carvalho
08) De Papo Pro Ar - Joubert de Carvalho e Olegário Mariano
09) Sodade Ruim - Georgette Cutait e Diva Jabor
10) Meu Limão, Meu Limoeiro - Tradicional - José Carlos Burle e Carlos Imperial
11) Sussuarana - Hekel Tavares e Luiz Peixoto
12) Uirapuru - Waldemar Henrique
13) Prenda Minha - Motivo Folclórico Gaúcho
14) Nhô Locádio - Hervê Cordovil
15) Oi, Calango, Ê - Hervê cordovil
CD 05: "Eu Me Agarro na Viola" - 1960
01) Eu Me Agarro na Viola (Tirana de Vila Nova) -
Tradicional - Recolhida por Waldemar Henrique
02) Canção da Guitarra - Marcelo Tupynambá e Aplecina do Carmo
03) Meu Baralho - Edvina de Andrade
04) A Troco de Quê? - Luiz Vieira
05) Moda da Mula Preta - Raul Torres
06) Moda do Bonde Camarão - Mariano da Silva e Cornélio Pires
07) A Voz do Violão - Francisco Alves e Horácio Campos
08) Moda da Onça - Tradicional - Recolhida por Inezita Barroso
09) Boi Amarelinho - Raul Torres
10) Leilão - Hekel Tavares e Joracy Camargo
11) Tamba-Tajá - Waldemar Henrique
12) Moleque Vardemá - Billy Blanco
13) Minha Terra - Waldemar Henrique
14) Casa de Caboclo - Hekel Tavares e Luiz Peixoto
CD 06: "Danças Gaúchas" - 1961
01) Levante/Tirana do Lenço -
Tradicional - Adaptação: Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
02) Pezinho - Tradicional - Adaptação: Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
03) Quero Mana - Tradicional - Adaptação: Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
04) Rancheira de Carreirinha - Barbosa Lessa
05) Chimarrita Balão - Tradicional - Adaptação: Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
06) Balaio - Tradicional - Adaptação: Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
07) O Anu - Tradicional - Adaptação: Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
08) Tatu - Tradicional - Adaptação: Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
09) Maçanico - Tradicional - Adaptação: Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
10) No Bom do Baile - Tradicional - Adaptação: Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
11) O Gosto do Caipira - Aldo Benatti e Luís Louro
12) EstatutodDe Boite - Billy Blanco
13) Ser Mãe é Dureza - Billy Blanco
14) Entrai Pastorinhas - Tradicional

 

VIOLA MINHA VIOLA - CLÁSSICOS DA MÚSICA SERTANEJA - VOLUME 01 - 2010
01) Marvada Pinga (Moda da Pinga) – Laureano e Raul Torres - com Inezita Barroso
02) Pagode em Brasília – Teddy Vieira e Lourival dos Santos - com Tião Carreiro e Pardinho
03) Chico Mineiro – Tonico e Francisco Ribeiro - com Tonico e Tinoco
04) Museu de Cristo – João Miranda e Ciro Rosa - com Pedro Bento e Zé da Estrada
05) O Ipê e o Prisioneiro (Ipê Florido) – José Fortuna e Paraíso - com Liu e Léu
06) A Enxada e a Caneta – Teddy Vieira e Capitão Barduíno - com Zico e Zeca
07) Colcha de Retalhos – Raul Tôrres - com As Galvão
08) Telefone Mudo – Franco e Peão Carreiro - com Trio Parada Dura
09) Amargurado – Dino Franco e Tião Carreiro - com Dino Franco e Irmãs Franco
10) O Menino da Porteira – Teddy Vieira e Luizinho - com Sérgio Reis & Filhos
11) Avenida Boiadeira – José Fortuna e Paraíso - com Nalva Aguiar
12) O Selo de Sangue – José Fortuna - com Abel e Caim
13) Cadeira Vazia – João Mulato e Chicão Pereira - com João Mulato e Douradinho
14) Sertanejo – Peão Carreiro - com Peão Carreiro e Praense

 

VIOLA MINHA VIOLA - CLÁSSICOS DA MÚSICA SERTANEJA - VOLUME 02 - 2010 - ATRAÇÃO - ATR-21571
01) Lampião de Gás - Zica Bérgami - com Inezita Barroso
02) Dia de Formatura - Moacyr Franco - com Nalva Aguiar
03) Mala Amarela - Caetano Erba e Paraíso - com Otávio Augusto e Gabriel
04) Saudade de Minha Terra - Goiá e Belmonte - com Durval e Davi
05) Desatino - Ronaldo Viola - com Rafael e Adriel
06) Tocar e Cantar - Carlos Randall, Olinto Dias e HP Galvão - com As Galvão, Liu e Léu & Zico e Zeca
07) Entre Lágrimas - Nenete e Bolinha - com Julinho e Jannel
08) Serrinha (Instrumental) - D.P. - com Renato Borghetti
09) Dama de Vermelho - Jeca Mineiro e Ado Benatti - com Pedro Bento e Zé da Estrada & Chico Rey e Paraná
10) Chapéu de Aba Larga - Edson Gaúcho - com Edson Gaúcho
11) Boi Fumaça - Sulino e Moacyr dos Santos - com Lourenço e Lourival
12) Vara de Marmelo - Pardal e Moacyr dos Santos - com Pardinho e Pardal
13) Abismo Cruel - José Fortuna e Sulino - com Valderi e Mizael
14) Pout-Pourri de Saudade:
a) Casarão -
José Fortuna e Jotha Luiz
b) O Vai e Vem do Carreiro - José Fortuna e Carlos Cézar
c) Carreador - José Fortuna e Paraíso
d) A Porteira - José Fortuna, Carlos Cézar e Osvaldo Betio
e) Saudadona - José Fortuna e Paraíso
com Mococa e Paraíso

 

DVDs

 

INEZITA BARROSO - ENSAIO - 1991

 

VIOLA MINHA VIOLA - 2007

 

INEZITA BARROSO - RODA VIVA - 2010

 

INEZITA BARROSO - CABOCLA EU SOU - 2013

 

INEZITA BARROSO - TRAJETÓRIA - 2013

 

INEZITA BARROSO - A VOZ E A VIOLA

 

 

 

FILMOGRAFIA

 

ÂNGELA - 1950

Ficha Técnica:

Título Original: Ângela
Gênero: Drama
Duração: 95 min.
Lançamento (Brasil): 1951
Estúdio: Vera Cruz 
Distribuição: Universal Filmes S/A
Direção: Abílio Pereira de Almeida e Tom Payne
Roteiro: Alberto Cavalcanti, Nery Dutra e Anibal Machad
Produção: Vera Cruz 
Música: Francisco Mignone
Fotografia: H.C. Fowle
Desenho de produção: Pierino Massenzi
Edição: Oswald Haffenrichter

Sinópse: Gervásio, jogador inveterado e de pouca sorte, perde sua última propriedade, a mansão onde vive com a mãe, a enteada e a esposa doente. O vencedor do jogo, Dinarte, um homem de decisões súbitas e de grande sorte no jogo, insiste em ver a propriedade naquela mesma noite. Durante a visita Ângela, a enteada, comunica o falecimento da esposa. Dinarte acaba se envolvendo com Ângela, com quem se casa, depois de deixar sua amante Vanju, uma cantora popular. Os dois vivem momentos de felicidade numa viagem pitoresca às Missões e ao Rio de Janeiro. Com o nascimento da filha, Dinarte promete não jogar mais, contudo, entre bilhares, cavalos e brigas de galos termina perdendo tudo, assim como Gervásio, que continua decaindo cada vez mais. Enquanto isso a família se dissolve, restando a Ângela somente o seu bebê e algumas recordações.

Elenco: Eliane Lage, Alberto Ruschel, Mário Sérgio, Luciano Salce, Ruth de Souza, Inezita Barroso, Nair Lopes, Abílio Pereira de Almeida, Maria Clara Machado, Sérgio Cardoso , Milton Ribeiro, Renato Consorte, Carlos Thiré, Nydia Lícia, Sérgio Hingst, Xandó Batista, Albino Cordeiro, Milton Luiz, Nelson Camargo, Luiz Calderaro, Margot Pollice, Ester Penteado, Cão Duque, Kleber menezes Dória, Ângelo Dreos, Antunes Filho, Pio Piccinini, A.C. Carvalho, Adolfo Barroso, José Renato, André Chaim, Toni Rabatoni, Lúcio Braun, Jordano Martinelli, Roberto Assumpção, Jerry Fletcher, Oswaldo Vidigal, Edson Borges, Noris Gastal, Gerda Edith Ziemens.

 

DESTINO EM APUROS - 1953

 

Ficha Técnica:

Título Original: Destino em Apuros
Lançamento: 1953 (Brasil)
Diretor: Sérgio Britto
Roteiro: Ernesto Remani
Gênero: Comédia

Elenco: João Alberto, João Alberto, Arrelia, Paulo Autran, Tito Livio Baccarin, Jaime Barcellos, Inezita Barroso, Luiz Bonfá, Sérgio Britto, Aracy Cardoso, Beatriz Consuelo, Benedito Corsi, Armando Couto, Elísio de Albuquerque, Ibanez Filho, Antonio Fragoso, Paulo Goulart, Graça Mello, Douglas Michelany, Sílvio Michelany, Ivone Nelson,Ítalo Rossi, Paulo Ruschel, Hélio Souto, Luis Telles, Luís Tito, Lídia Vanim, Ludy Veloso, Orlando Villar

 

MULHER DE VERDADE - 1953

Ficha Técnica:

Título Original: Mulher de Verdade
Lançamento: 1953 (Brasil)
Diretor: Alberto Cavalcanti
Roteiro: Alberto Cavalcanti e Galeão Coutinho
Gênero: Drama

Elenco:  Carlos Araújo, Adoniran Barbosa, Inezita Barroso, Maria Aparecida Baxter, Fábio Cardoso, Osmano Cardoso, Antonio Fragoso, João Franco, Ivana, Nestório Lips, Rachel Martins, Carla Neli, Waldir Padilha, Dirce Pires, José Saenz, Colé Santana, Délio Santos, João Silva, Paulo Vanzolini, Caco Velho, Valdo Wanderley.

 

O CRAQUE - 1954

Ficha Técnica:

Título Original: O Craque
Lançamento: 1954 (Brasil)
Diretor: José Carlos Burle
Roteiro: José Carlos Burle e Alberto Dines
Gênero: Drama

Elenco: Carlos Alberto, Eva Wilma, Herval Rossano, Liana Duval, José Carlos Burle, Elísio de Albuquerque, Lima Neto, Valery Martins, Américo Taricano, Antônio Amaral, Inezita Barroso, Baltazar Carbone, Amaro César, Cláudio Ibanez Filho, Noêmia Fredo, Gilmar Blota Júnior, Nestório Lips, Indio Luizinho, Cavagnole Neto, Olavo Roberto, Jota Rodrigues, Paulo Ruschel.

 

É PROIBIDO BEIJAR - 1954

Ficha Técnica:

Título original: É Proibido Beijar
Gênero: Comédia
Duração: 80 min.
Lançamento (Brasil): 1953
Estúdio: Vera Cruz
Direção: Ugo Lombardi
Roteiro: Alessandro de Stefani
Produção: Vera Cruz
Música: Enrico Simonetti
Fotografia: Ugo Lombardi
Desenho de produção: João Maria dos Santos
Edição: Giuseppe Baldacconi e Oswald Hafenrichter

Sinópse: É a história de um cronista mundano, Eduardo, que quer se tornar um repórter policial. Para tanto, desvenda um crime misterioso mas não consegue que o diretor do seu jornal o promova. É noivo de Suzy, que trabalha numa boate. Encarregado de entrevistar uma famosa atriz, June, envolve-se em várias situações embaraçosas que são criadas por Suzy e por outros dois repórteres, Harry e Steve, que seguem June desde a chegada dela ao Brasil.

Elenco: Tônia Carrero (June), Mário Sérgio (Eduardo), Ziembinski, Otelo Zeloni , Inezita Barroso, Renato Consorte, Nelson Camargo, Vicente Leporace, María Amélia,  Paulo Autran, Tito Livio Baccarin, Célia Biar, Margot Bittencourt, Ayres Campos, Rita Cléos, Lourenço Ferreira, Victor Jamil, Elza Laranjeira, Oswaldo Louzada, Roberto Mendonça, José Mercaldi, Victor Merinow, Eugênio Montesano, Joaquim Mosca, Cavagnole Neto, Carlo Pes, Paulo Pes, Manoel Pinto, Renato Quintino, José Rubens, Eric Rzepecki, Francisco Tamura, Maurício Vasques, Aimée Vereccke. 

 

CARNAVAL EM LÁ MAIOR - 1955

Ficha Técnica:

Título original: Carnaval em Lá Maior
Gênero: Comédia
Lançamento (Brasil): 1955
Distribuição: Columbia Pictures do Brasil e U.C.B. - União Cinematográfica Brasileira
Direção: Adhemar Gonzaga
Roteiro: Adhemar Gonzaga e Oswaldo Moles
Diálogos: Adhemar Gonzaga e Oswaldo Moles
Produção: Mário Audrá Júnior
Direção de Produção: Alfredo Palácios
Co-produção: Cinematográfica Maristela, Emissoras Unidas e Cinédia
Assistente de produção: Ricardo Bandeira, Eduardo Llorente e Walter Duarte
Som: Sérgio Alvarez
Fotografia: Ferenc Fekete
Fotografia de Cena: Jorge Pisani e José Amaral
Cenografia: Francisco Balduino
Montagem: José Cañizares
Eletricista Chefe: Isidoro de Oliveira
Maquiagem: Flávio Torres
Guarda-Roupa: Nena

Sinópse: Homem não consegue parar num emprego. Um rapaz, também permanentemente desempregado, apaixonado por sua filha, não consegue pedir a mão da moça, sendo impedido por uma série de circunstâncias. Um dia, a casa da moça pega fogo e eles são obrigados a ir morar numa pensão de artistas, que mais parece um hospício. O rapaz casa-se com a moça, mas assina, embriagado, um comprometedor documento, porém tudo acaba bem e o final é feliz.

Elenco: Walter D'Ávila (Moreira), Sandra Amaral (Celina), Randal Juliano (Eleoberto), Renata Fronzi (Lola), Arrelia (Cozinheiro), Genésio Arruda (caipira), Adoniram Barbosa (Judeu, vendedor de móveis), Blota Jr. (Diretor de TV), Caetano Gherardi, Aparecida Baxter, Oswaldo de Barros, Carmem Silva, Robert Mackim, João Soares, Jane Batista, Nestório Lips, Luíza de Oliveira, Elísio de Albuquerque, Durval de Souza, Assis José Mercaldi, Idalina de Oliveira, Mário Senna, Ivonete Pimentão, Gilberto Chagas, Emílio Dumas, Vicente Leporace, José Júlio Spievack, Válery Martins, Albertina, Arnaldo Weiss, Guracy Maia, Dirce Pires, Jorge Pisani, Ari Leite, Cândido Banzato, Carlos Araújo, Caco Velho, Walter Duarte, Felipe Ricci, José Vendovado, Edmar Sales, Luís Dias, Flora Maria, Oswaldo Rodrigues, Ester Souza, Mara di Carlo, Antônio Fragoso, Walter Seyssel, Zé Bacurau, Inezita Barroso, Aracy de Almeida, Ataúlfo Alves, Carmélia Alves, Carlos Galhardo, Eliseth Cardoso, Elza Laranjeira, Hervê Cordovil, Isaurinha Garcia, Jorge Goulart, Nora Ney, Nelson Gonçalves, Genésio Arruda, Alvarenga, Ranchinho, Cascatinha, Inhana, Luiz Vieira, Neyde Fraga, Alfredo Simoney, Jimmy Lester, Trio Nagô, Vagalumes do Luar, César de Alencar, Cid Barros Ballet, Roberto Amaral.

Premiações: Prêmio Revelação (Sandra Amaral), Prêmio "Saci", SP, 1955.

Curiosidades:

- Primeiro filme carnavalesco produzido em São Paulo, com artistas exclusivos da Rádio e TV Record, numa produção conjunta de Adhemar Gonzaga (Cinédia) e Mário Audrá Júnior (Maristela). 
- O título provisório era "Abra o olho, Gregório". 
- Estreou no Rio de Janeiro a 24 de março de 1955, no cinema Metro Copacabana, e em São Paulo, no Ipiranga, Broadway e circuito, a 16 de fevereiro de 1955. 
- Números musicais:
"Dois violeiros no terreno de pouso", Alvarenga e Ranchinho II; "Isto é papel, João?" (Paulo Ruschell) com Araci de Almeida; "Rabo de saia" (A. Alves e Jorge Castro) com Ataulfo Alves e suas pastoras; "Disco voador" (Hervê Cordovil) com Carmélia Alves; "O coco", Carlos Galhardo (acompanhado pelo violão de Pernambuco, sanfona e triângulo); "Primeiro amor" (Hermínio Gimenez, versão de Pinheiro Júnior e José Fortuna) com Cascatinha e Inhana; "Seresteiro" (Raul Moreno) com Elizete Cardoso; "Pé de pobre" (A. Barbosa, E. Borgcs e J. Roy) com Elza Laranjeira; "É pecado sambar" com Ester de Souza; "Carro de bigode" (Filinho e Telma de Oliveira) com Izaurinha Garcia; "Estatutos da gafieira" (Billy Blanco) com Inezita Barroso; "Ressaca" (Zé e Zilda) com Jorge Goulart; "Retirante" com Mário Sena; "Vamos falar de saudade" (Mário Lago e Chocolate) com Nora Nei; "Joga fora o meu pandeiro" (N. Gonçalves, Adelino Moreira e Jarbas Reis) com Nelson Gonçalves; "Banco de jardim" com Neide Fraga e Roberto Amaral; "O girassol e o jasmim" (Denis Brean e Nilo Silva) com Roberto Amaral (este número foi cortado do filme); "Dá licença" (Mário Vieira e Joracy Rago) com Oswaldo Rodrigues; "Prece ao vento" (Alcir Pires Vermelho, Fernando Luís e Gilvan Chaves) com o Trio Nagô; "Paulista de Mato Grosso" (Victor Simon e Femando Martins) (imitação de Jânio Quadros); "Vagalumes ao luar", dançando com vassouras, Gatinho, Sandra Amaral e Randal Juliano. 
- Sinopse extendida: 
Esta fita conta a história de um tipo de sujeito "pesado", que não conseguia parar num emprego (Walter D'Ávila).Um rapaz (Randal Juliano), também permanentemente desempregado, apaixonado por sua filha (Sandra Amaral), mas toda vez que vai fazer o pedido ao Walter, surge uma série de circunstâncias para impedir. Um dia, a casa de Walter pega fogo e ele é obrigado a ir morar numa pensão de artistas, que mais parecia um hospício. Randal até que enfim consegue fazer o pedido. Casam, Randal vem a conhecer uma nobre russa meio amalucada (Renata Fronzi), que vive com vontade de ser assassinada. Com o pretexto de arranjar um emprego para Randal, leva-o ao seu apartamento, onde após embriagá-lo, consegue fazer com que o mesmo assine um documento em que se compromete a assassiná-la, mediante o pagamento de determinada importância, em ocasião oportuna. Chegando em casa embriagado é abandonado pela esposa que volta para a pensão. O diretor da TV, onde arranja emprego, apaixona-se por ela, e ignorando seu casamento pede sua mão ao Walter, que, atrapalhado, avisa Randal, que corre em busca de sua esposa com quem faz as pazes e tudo termina bem. Toda esta história é entremeada pelos maiores sucessos carnavalescos interpretados pelos mais destacados cantores do Rio e de São Paulo.

 

O PREÇO DA VITÓRIA - 1956

Ficha Técnica:

Título Original: O Preço da Vitória
Lançamento: 1956 (Brasil)
Diretor: Oswaldo Sampaio
História: Oswaldo Sampaio
Gênero: Aventura

Elenco: Lígia Alves, Ana Amélia, Inezita Barroso, Maurício Barroso, Xandó Batista, Belini, Helen Blanco, Túlio Bueno, Márcia Cardeal, Castilho, Geraldo José de Almeida, Joel de Almeida, Jose de Jesús, Dida, Didi, Maria Dilnah, Dino, Francisco Fabrizi, Lurdinha Félix, Vicente Feola, Garrincha, Gilmar, Iolanda Gobbis, Carlos Gonçalves, Miguel González, Miroel Gonzalez, Flávio Iazetti, Randal Juliano, João Luiz, Germano Mathias, Marthus Mathias, Mauro, Mazola, Moacir, Eugênio Montesano, Maurício Morey, Oreco, Orlando, Pelé, Pepe, Jacyra Sampaio, Djalma Santos, Nilton Santos, De Sordi, Vavá, José Vedovato, Zagalo, Zito, Zózimo.

 

ISTO É SÃO PAULO - 1970

Ficha Técnica:

Título Original: Isto é São Paulo
Lançamento: 1970 (Brasil)
Gênero: Documentário

Elenco: Ruy Afonso, Inezita Barroso, Nilson Condé, Wolney de Assis, Gustavo Pinheiro

 

DESEJO VIOLENTO - 1978

Ficha Técnica:

Título Original: Desejo Violento
Lançamento: 1978 (Brasil)
Diretor: Roberto Mauro
Roteiro: Ozualdo Ribeiro Candeias e Luiz Castellini 
Gênero: Crime

Elenco: Mário Cardoso, Ana Maria Nascimento e Silva, Márcio da Silva Almeida, Altair Augusto, Inezita Barroso, Mara Borges, Andrea Camargo, Admir Nava Ferreira, Claudete Fortunato, Lady Francisco, José Gabriel, Bruno Garbin, João Gonçalves, Suely Grecci, Ibanês Locateli, Sandra Marques, Walter Luiz Mendonça, Eliete Monteiro, Sidney Palácios, Manoel Roque, Mauro Russo, Wilson Sampson, Sandra Santiago, Tânia Santiago, Vilma Santos, Midori Tange, Adriana Tasca, Tião Valadares, Eduardo Wagner, Roney Wanderley.

 

MÚSICAS

 

 

VÍDEOS

 

Entrevista com Inezita Barroso no Bate-Papo da UOL em 19/09/2008

Entrevista com Inezita Barroso no Bate-Papo UOL - 13/07/2010

Inezita Barroso no Roda Viva em 1998 - DVD 01

Inezita Barroso no Roda Viva em 1998 - DVD 02

Inezita Barroso - DVD Cabocla Eu Sou

Inezita Barroso - Documentário "A Voz e a Viola"

Inezita Barroso - Programa Ensaio - 1991

Inezita Barroso - Filme "Ângela" - 1950

Inezita Barroso - Filme "É Proibido Beijar" - 1954

Inezita Barroso - Filme "O Craque" - 1954

 

FOTOS

 

Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com