Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco

 

ANTONIO BORBA

 

Antônio Borba nasceu em 15 de novembro de 1940, na cidade mineira de Varginha, onde iniciou a carreira artística na década de 50, apresentando-se na Rádio Clube de Varginha. Foi numa dessas apresentações que o jovem foi descoberto pela dupla Cascatinha e Inhana, que o levou para a capital paulista. A primeira chance foi no "Programa César de Alencar", na Rádio Record, e acabou contratado por Walter Silva, o famoso "Pica-Pau", para o programa" Toca do Disco". Em seguida, Antônio Borba foi crooner da Orquestra de Simonetti e também de Sílvio Mazzuca. Estes eram os mais célebres maestros da época. Também foi crooner da Grande Orquestra de Georges Henry, da TV Tupi de São Paulo, e acabou cantando no show de apresentação do cantor norte-americano Johnny Mathis.
Sua estréia no disco foi em 1966, no ápice da Jovem Guarda, com as músicas "Sozinho" e "Linda Espanhola", pela RCA Víctor, que também o incluiu no álbum "Carnaval Jovem", disco de 1967 que reúne os principais contratados da gravadora, como Os Incríveis, Vanusa, Waldirene, Nilton César, George Freedman e outros.
Em 1968, Antônio Borba ganhou o "Troféu Chico Viola", com o disco mais vendido no ano.
Participou de forma especial no filme "Perigo a Vista" , em 1969, estrelado por Agnaldo Rayol. Uma aventura, onde Agnaldo fazia papel de um cantor de sucesso, que era perseguido por duas gangues, com destaque para as cidades de São Paulo, Paranaguá, Joinville e Argentina. Além de Borba, participaram Wanderléia, Ronald Golias, Erasmo Carlos, Jô Soares, Eduardo Araújo, David Cardozo e outros. A trilha musical de Maestro Julio Medaglia.
Excursionou com o cantor Agostinho dos Santos, cantou ao lado de Juca Chaves, tocou com Hermeto Pascoal, e participou do "Encontro Show Samba no Chão", ao lado de Adoniran Barbosa e Demônios da Garoa. Também excursionou com a orquestra do maestro argentino Carlos Piper, e se apresentou nos principais programas de TV.
Antônio Borba começou a carreira artística como cantor romântico. A partir de 1975, passou a dedicar-se à música sertaneja. Em 1978, lançou, pela gravadora Polyfar/Philips, o LP "Antônio Borba", no qual canta músicas como "Você Está Me Perdendo", "Quando Eu Menos Esperar", "Amor Verdadeiro", "Letra do Envelope", "Despertar com Você", entre outras.
Em 1982, gravou, pela Som Livre, o LP "Caboclo Decidido", no qual registrou vários clássicos da música sertaneja, como "Hoje Eu Não Posso Ir", "Do Lado que o Vento Vai", "Caboclo Decidido", "Minas Gerais", "Sonho de Caminhoneiro", "Felicidade de Caboclo", entre outros.
Em 1991, lançou, pela gravadora Master Record, um LP que contou com as participações especiais de Sílvio Brito e, do então jogador do Palmeiras Elzo, seu primo.
Recentemente gravou três músicas para a 25ª Festa do Peão Boiadeiro de Barretos.
Feras como Téo Azevedo, Deivi Rose, Adalberto Tafuri e Antônio Borba, fizeram parte do Projeto Canto da Terra levado na década de 80 pela Secretaria de Cultura de São Paulo a várias cidades paulistas.
Com o comando do Secretário de Estado da Cultura Deputado Cunha Bueno, a idéia foi preservar e divulgar as verdadeiras raízes da nossa música, raízes que estavam se diluindo com o passar dos anos.
Canto da Terra não esqueceu que a imensidão do país com costumes, crenças e superstições caracterizavam cada região enriquecendo sensivelmente as letras, melodias e ritmos, tornando assim fonte inesgotável de temas e recursos para os compositores. Música brasileira, do Norte, do Sul, folclórica, sertaneja ou urbana, o projeto foi sucesso de público e crítica.
O Grupo Terra Molhada, apresentou as canções-raízes "Asa Branca" e "Boiadeiro Errante"; Deivi Rose cantou "Gaivota", "Cálix Bento", "Coração de Palha" e "Canta Moçada"; Antônio Borba, saudou o público com "Vozes da Seca", "Saudação", "O Trem Tá Feio", "Grito da Terra", "Marujos, Catopes e Caboclinhos" e "Chupin Arrancador de Arroz" e o cantor, compositor e repentista Téo Azevedo selecionou para a platéia "Faculdade Sertaneja", "Calangueando", "Ternos Pingos de Saudade" e "Poesia Matuta". Todos encerravam o espetáculo no palco, em total interação com a distinta platéia.

Contatos Para Shows:
Fone: (11) 96241-7269
E-mail: borbacantor@bol.com.br
Blog Oficial: cantorantonioborba.blogspot.com

 

DISCOGRAFIA

 

COMPACTOs

 

ANTONIO BORBA - 1966 - RCA VÍCTOR
01) Sozinho -
02) Linda Espanhola -

 

ANTONIO BORBA - 1967 - RCA VÍCTOR - LC-6345
01) A Minha Serenata -
02) Aqui -

 

ANTONIO BORBA - 1967 - RCA VÍCTOR - LC-6310
01) Na Noite que Se Vai - Alberto Morina, Pietro Melfa, Amedeo Tommasi "Atmo" e Giulio D'Ercole - Versão: Hamilton Di Giorgio
02) Una Moglie Americana - Nino Oliviero e Nico Fidenco

 

ANTONIO BORBA - 1968 - RCA VÍCTOR - LC-6473
01) Abra Seu Coração - Versão: Alexandre Cirus
02) Canção Para Dois - Antonio Borba

 

ANTONIO BORBA - 1968 - RCA VÍCTOR - LDC-1196
01) Amanhã, Amanhã - J. Bromley e D. S. Cleminson - Versão: L. Knapp
02) Não Quero Te Perder - Marcos Roberto e Dori Edson
03) Momento a Momento -
04) Prometo Muito Mais -

 

ANTONIO BORBA - 1969 - RCA VÍCTOR - LC-6549
01) Eu Só Quero Te Amar - A. Hotlan e Versão: Osmar Navarro
02) Amor à Bessa - Osmar Navarro

 

ANTONIO BORBA - 1971 - RCA VÍCTOR - LCD-1238
01) Eu Era Feliz e Não Sabia -
02) Amor à Bessa -
Osmar Navarro
03) Nunca Mais com o Amor Vou Brincar -
04) Lisa de Olhos Azuis -

 

ANTONIO BORBA - 1980 - K-TEL - KMD-14005
01) Peão Bicharedo - F. A. Bezerra de Menezes
02) Boiadeiro Triste - Palmeira
03) A Viola e a Carabina - Nonô Basílio
04) O Segredo da Viola - Aparício Nascimento, Casa Branca e Clóvis Cavalcanti

 

REFORMA AGRÁRIA - 1985 - PAULINAS/COMEP - Nº 0723 - 502.0001
01) A Grande Esperança - Goiá e Francisco Lázaro)
02) Grito da Terra - Antônio Borba e Beto Carrero
03) Cidadão Sertanejo - Antônio Borba e Beto Carrero
04) Terra Tombada - Carlos César e José Fortuna

 

LPs

 

ANTONIO BORBA - 1978 - POLYFAR/PHILIPS - LP= 2494.594
01) Você Está Me Perdendo - Cláudio Fontana
02) Eu e Você, Nós Três - Roberto Corrêa e Sylvio Son
03) Perdoa a Minha Letra - Chico Navarro - Versão: Ronaldo Corrêa
04) Quando Eu Menos Esperar - Isolda
05) Amor Verdadeiro - Anastácia e Dominguinhos
06) Te Quero Tanto - R. Morais e Nezinho
07) O Último Ato - Chico Navarro, Muñeca e Mandy - Versão: Ronaldo Corrêa
08) Bijouteria - Roberto Corrêa e Sylvio Son
09) Igual a Você - Palito Ortega e Dino Ramos - Versão: Ronaldo Corrêa
10) Não Me Negue Amor - Gibran e Bruna
11) Despertar com Você - Antônio Borba e Jean Pierre
12) Letra do Envelope - Lúcio Cardim e Cândido Idalírio dos Santos

 

CABOCLO DECIDIDO - 1982 - SOM LIVRE - LP= 409.6061
01) Sonho de Caminhoneiro - Chico Valente e Neil Bernardes
02) Felicidade de Caboclo - Pechincha e Gino Alves
03) Hoje Eu Não Posso Ir - Lourival dos Santos e Tião Carreiro
04) Troca de Bala - Zé Coqueiro
05) Junco - Manoelito e Téo Azevedo
06) Do Lado que o Vento Vai - Raul Torres
07) Caboclo Decidido - Serrinha
08) Minas Gerais - Raul Torres e João Pacífico
09) Carreiro de Santiago - Artúlio Reis
10) No Meu Sertão Eu Não Passava Fome - Antônio Borba e José Felipe
11) Cavalo Assassino - Gilson Carlos e Fernando Lelis
12) Progresso Brasileiro - Arnaldo Viana e Vadão

 

ESTRADAS - 1991
 

 

MÚSICAS

 

 

VÍDEOS

 

Antonio Borba - Portfólio

Antonio Borba no Programa "Alto da Serra"

Antonio Borba - Piloto "Café e Viola"

 

FOTOS

 

Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
Antonio Borba - 001 Antonio Borba - 002 Antonio Borba - 003 Antonio Borba - 004 Antonio Borba - 005 Antonio Borba - 006 Antonio Borba - 007 Antonio Borba - 008 Antonio Borba - 009 Antonio Borba - 010 Antonio Borba - 011 Antonio Borba - 012 Antonio Borba - 013 Antonio Borba - 014 Antonio Borba - 015 Antonio Borba - 016 Antonio Borba - 017 Antonio Borba - 018 Antonio Borba - 019 Antonio Borba - 020 Antonio Borba com a Orquestra do Maestro Georges Henry na década de 60 na TV Tupy Antonio Borba com a Orquestra do Maestro Italiano Enrico Simonetti na inauguração de Brasília Antonio Borba com Agnaldo Rayol Antonio Borba com Inezita Barroso Antonio Borba com Maestro Enrico Simonetti Antonio Borba com Tonico e Tinoco Antônio Borba e Adelaide Chiozzo Antonio Borba e Amigos gravando para o Brasil Café  em Mairiporã-SP Antonio Borba e Bolinha Antonio Borba em visita à Casa Flávio Antonio Borba no Baile da Vogue São Paulo - 1963 Antonio Borba no Programa Inezita Barroso no SBT Antonio Borba, Jacqueline Mirna, George Freedman, Márcia (Ronda), Carlos Zara, Maestro Silvio Mazzuca, Banda e Baile - Programa Telebaile - 1963 Dedé Santana, Antonio Borba e Beto Carreiro Geraldo, Odilon Basílio, Deivi Rose, Antonio Borba e Mirthes em Avaré - 1981 Théo Azevedo, Antonio Borba, Mirthes, Zé Kethi, Odilon Basílio, João Pacifico, Deivi Rose, Joe Basílio e Carlito Antonio Borba e Waldirene - Revista Melodias Antonio Borba - Reportagem Revista Melodias Antonio Borba - Reportagem Revista Moda e Viola Antonio Borba - Reportagem Revista Som Sertanejo visual lightbox for MACby VisualLightBox.com v6.1