A Revista Melodias era uma publicação da Editora Prelúdio e iniciou sua série trazendo apenas letras de músicas, com artistas populares na capa. As edições contendo apenas letras foram da edição de nº 01 até a edição de nº 55.
A partir da edição nº 56 passou a trazer além das letras, matérias com artistas populares da época, páginas femininas, método para acordeon e violão, além de trazer capa e contracapa colorida, sendo a contracapa por um período, composta por fotos de artistas caipiras e sertanejos.
Era o auge da Jovem Guarda, o conteúdo interno dessa famosa revista mostra bem o quanto o Brasil estava em plena era de ouro na música. Tem matérias com artistas de diversos gêneros musicais e por um bom períoso dedicou algumas páginas para o gênero caipira, é verdade que a cada edição a quantidade de páginas para o gênero diminuía até parar de trazer matérias para o público sertanejo. A revista manteve caipiras na contracapa até a edição de nº 103 e após a edição de nº 161 raramente trazia algo relacionado a esse universo, limitado a algumas notas apenas, nem chegava a uma página.
Contou com uma equipe de colaboradores e redatores, como Armando Augusto Lopes, Arlindo Pinto de Souza, José Russo, Alfredo Corletto, Amaury Mazorca, Ângelo Apollônio (Poly), João Borges, Fred Jorge, Zacarias Mourão, Marumby, Nascim Filho, Roberto Stanganelli, entre outros. |