A origem sertaneja e o amor pela música uniram Zezeti e Ademir. Juntos durante quinze anos e com oito álbuns gravados, os cantores conquistaram um estilo próprio e transmitem ao seu público a sinceridade de uma amizade e de uma carreira em que o principal objetivo é tocar o coração das pessoas com suas canções.
Uma delas se tornou conhecida pelo grande público ao ser gravada por artistas de renome e por compor a trilha sonora da novela "Canavial das Paixões", do SBT. “Escolta de Vagalumes”, de autoria de Luiz Carlos Garcia e Zezeti, fez sucesso nas vozes de Rick e Renner, Sérgio Reis, Jad e Jeferson, entre outros artistas.
A inspiração vem de suas raízes e dos ídolos João Mineiro e Marciano, Milionário e José Rico e Tião Carreiro e Pardinho.
José Elói da Silva (Zezeti), nasceu em São Jorge do Ivaí, no estado do Paraná, e Ademir Francisco Pereira (Ademir), nasceu em Apucarana, também no estado do Paraná. Duas cidades do interior do Paraná, onde a cultura sertaneja predomina nos costumes e no estilo musical.
Se conheceram em 1993, mas a formação da dupla só veio acontecer no início de julho de 1999, com incentivo e participação do amigo da dupla, Orlando Garcia.
No ano seguinte, eles deram início à preparação do repertório musical para gravação do primeiro álbum, “A Dança do Peão”. O lançamento aconteceu em 2001, alcançando maior sucesso com as músicas: ”Saudade Country” (Rick e Alexandre); Meu Sertão (Zezeti) e Minha Luz (Ademir). Foi também o ano em que estrearam na Festa do Peão de Barretos, em um grande show realizado para a divulgação do CD.
No final de 2002, a dupla lançou o CD “Escolta de Vagalumes” e manteve o sucesso com as músicas mais solicitadas nas emissoras de rádio: “Segunda-Feira Braba” (Zezeti e Zé Pampeano); “Atraso do Destino” (Tony Celso); “Íntimo” (Paulinho Corsaletti) e “Escolta de Vagalumes” (Luiz Carlos Garcia e Zezeti).
O CD “Em Nome do Amor”, produção de José Panice, com arranjos de Marquinhos Garcia, foi gravado no final de 2004 e lançado em 2005 pela OMG Music. As músicas mais solicitadas nas emissoras de rádio foram: “Em Nome do Amor” (Ademir), “Tô Seprocado” (Zezeti e Teodoro – com participação especial do Teodoro), “Quero Agradecer a Deus” (Zezeti), “Vou Te Amar Além da Vida” (Menino Celes e Gabriel P. Silva), “Coração de Menino” (José Panice) e “Um Perfume na Noite” (JK e Zezeti).
O quarto CD da dupla, “Amor de Internet”, gravado na primavera de 2008, teve como destaque as músicas: “Se For Dirigir Não Beba” (Nil Andrade e Barnabé), “Amor de Internet” (André Moralles), “Só uma Vez Por Semana” (Jauri Gomes) e “Mel de Abelha” (JK). O álbum conta com um repertório variado, incluindo a música de raiz “O Espelho”, autoria de Luiz Carlos Garcia.
O álbum “Amor de Internet” traz a inscrição “As Gargantas que Encantam”, marca da dupla definida por JK (compositor, cantor e radialista), apresentador do Programa "Estrada da Vida" nas Rádios Port Wave FM e Kalapalo, no Japão.
Além de intérpretes e instrumentistas, Zezeti e Ademir se destacam como compositores. O trabalho de composição é uma das grandes paixões de Zezeti, que é autor de sucessos da dupla que foram regravados por outros artistas, como: “Meu Sertão”, também gravada por Jad e Jefferson e Eliane Camargo e “A Turma da Latinha”, gravada por Juliano César e pela Banda Almas Iguais.
No quinto álbum da dupla, lançamento Global Music 2010, contendo faixas inéditas e regravações de antigos sucessos, desponta como sucesso a nova música “Rastreada por Paixão”, autoria de Marcus Paulo e Toninho Cruz. Cabe ressaltar que a música “De Volta Pra Casa”, autoria de JK, Zezeti e Lael F. de Souza está obtendo sucesso no Japão.
A música raiz não podia faltar nesse trabalho, por isso, Zezeti e Ademir fizeram questão de colocar no CD o modão raiz caipira “A Fazenda”, autoria de Luiz Carlos Garcia e Rogério, valendo destacar que, ao lado da faixa “Semente do Amor” (Luiz de Castro, Ronaldo Adriano e Muniz Teixeira), é uma das mais pedidas nos programas de rádio e não pode faltar nas apresentações em programas de TV.
Por motivos particulares a dupla se desfez, e Zezeti seguiu carreira solo, lançando seu primeiro trabalho, intitulado "Confie em Deus".
Zezeit faleceu na noite de 25 de março de 2017, aos 54 anos.
Texto: Kláudia Ramos |