Vicente Venâncio (Zé Venâncio) nasceu em Tiros, no estado de Minas Gerais, em 10 de junho. Sua família transferiu-se para o estado de Goiás e fixou residência na cidade de Nazário. No final da década de 50 a família mudou-se para Anápolis, quando Vicente ainda era criança.
Desde muito cedo o menino demonstrava tendências para cantar músicas sertanejas. Na década de 60 adotou o pseudônimo de Sereno, e formou dupla com Joventino de Jesus, residente na mesma cidade de Anápolis. Adotaram o nome artístico de "Sereno e Sereninho". Gravaram dois discos 78 rpm, sendo um pela gravadora Continental e outro, pela gravadora Califórnia.
A dupla “Sereno e Sereninho” foi desfeita. Vicente abandonou o apelido de Sereno, e algum tempo depois usando o pseudônimo de "Zé Venâncio" formou dupla com Saulino.
Em 1963 "Zé Venâncio e Saulino" gravaram um LP pela gravadora Califórnia.
Zé Venâncio desde muito jovem acumulava às suas qualidades de cantador a de compositor da genuína música cabocla. Desfazendo a dupla com Saulino, transferiu-se para São Paulo, buscando novos horizontes para a sua arte, onde foi produtor, arranjador e proprietário de selo de gravação. Por motivos pessoais, em 1989 deixou a terra da garoa e voltou para Goiás, fixando residência em Goiânia, onde formou dupla com Tião Mineiro, em 2005.
Sebastião Divino da Costa (Tião Mineiro) nasceu em Ituiutaba, no estado de Minas Gerais em 07 de janeiro de 1944. Sua família também se transferiu para Goiás quando o Sebastião era ainda muito jovem.
Sebastião é dono de uma bonita primeira voz e formou algumas duplas em caráter amador, que acabaram dando em nada. Adotando o pseudônimo de "Tião Mineiro", chegou oficialmente ao disco, quando em 2002 gravou um CD ao lado do veterano violeiro "Jeromão". Surgia no cenário artístico goiano a dupla sertaneja "Jeromão e Tião Mineiro". Gravaram um CD com dezessete músicas.
Jeromão e Tião Mineiro se separaram em 2003.
Em 2005 Tião Mineiro formou dupla com Zé Venâncio. Essa dupla esbanja categoria cantando a nossa autêntica música sertaneja raiz e sertaneja romântica. Tião Mineiro possui uma excelente primeira voz e o Zé Venâncio uma segunda voz que é de se tirar o chapéu.
A dupla se desfez com o falecimento do Tião Mineiro, ocorrido em 26 de agosto de 2015.
Zé Venâncio formou novamente dupla com Saulino, e estão com um trabalho novo.
Texto: Sandra Cristina Peripato