José Paulo Medeiros nasceu no dia 30 de julho de 1955, em São José dos Lopes, no interior de Minas Gerais, no pé da Serra de Ibitipoca (Lima Duarte/MG), próximo a Juiz de Fora. Veio para a capital paulista ainda garoto.
Zé Paulo iniciou sua carreira artística na década de 70, e no ano de 1976 compôs a música "Caminhar Juntos" que, na Igreja Católica Apostólica Romana, foi tema da Campanha da Fraternidade daquele ano.
Zé Paulo Medeiros é um artista que busca a preservação da nossa cultura regional focando sempre tanto no estilo musical como nas letras, formando assim um equilíbrio entre o campo e a cidade. Sua obra é totalmente voltada ao homem do campo, que substituiu sua pouca cultura pela sabedoria aprimorada, sem perder sua característica principal que é a simplicidade.
Por outro lado, como se fosse um bom mineiro, trabalhando em silêncio, Zé Paulo Medeiros é também autor de diversas peças de teatro (como por exemplo "O Espantalho"). Sua composição "Yanomami" faz parte da trilha sonora do filme "Zezinho, o Menino Mentiroso" produzido pela R. V. Produções Cinematográficas de Elídio Martins. Também sua composição "Jogo de Cartas" foi gravada em 1999 pelo grupo Ponteio no CD do 25º Festival Nacional MPB de Ilha Solteira/SP.
Sua estréia fonográfica se deu em 1982, com um compacto lançado pela extinta gravadora Fermata que trazia as músicas “Sei Lá” e “Meditação”, no qual assinou apenas como Zé Paulo.
Lançou seu primeiro disco em 2000, pela Paradoxx Music, o CD "Caminhante".
Em 2002 lançou seu segundo CD “Cine Mazzaropi” (tributo ao falecido ator e cineasta Amácio Mazzaropi).
Em 2003, lançou também pela Paradoxx Music seu terceiro CD "A Cara do Sertão", com a música título, de sua autoria. Também está presente no disco a canção "Boiadeiro", com a qual recebeu 42 prêmios em diferentes festivais de música. O disco contou com a participação especial de Tinoco, da dupla Tonico e Tinoco, que foi homenageada na faixa "Viola".
No mesmo ano, fez participação especial no CD "Alma Lavada", de Cláudio Lacerda que registrou sua composição "Quero".
Em 2005, participou no Teatro Eva Wilma, em São Paulo, do projeto "A Cara do Brasil - Quintas Musicais".
E é assim, seguindo seu próprio ritmo, que Zé Paulo Medeiros celebra 30 anos de carreira com "A Tr3logia".
Como o nome diz, trata-se de um projeto formado por três CDs, denominados Casulo I, II e III. O projeto levou três anos para ser feito. De seu vasto baú de composições guardadas, Zé Paulo Medeiros havia selecionado inicialmente 50 até fechar nas 36 que foram gravadas. O projeto gráfico é caprichado: os CDs vêm num box com um invólucro em formato de borboleta.
Em 2014 lançou seu mais recente trabalho, intitulado "As Aventuras de Pepita". |