Gentil Alves de Vargas (Xará), nasceu em 31 de outubro de 1938, na cidade de Cachoeira do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, onde começou sua carreira artística. Mais tarde mudou-se para Porto Alegre, e formou dupla com o Cabriúva, cujo nome era Romeu (já falecido).
No final do ano de 1958 conheceu Nilson Paulo Timbaúva Medeiros (Timbaúva) e formaram a dupla Xará e Timbaúva, no Programa "Festa na Roça", apresentado pelo saudoso Nelson Souza, na Rádio Itaí de Porto Alegre.
Nilson Paulo Timbaúva Medeiros (Timbaúva), nasceu em 11 de março de 1941, na cidade de Tubarão, no estado de Santa Catarina. Veio para Porto Alegre, cantando com seu irmão Nelson Medeiros, a dupla "Lico e Chico". Quando o Timbaúva foi cantar com o Xará, o Nelson parou por uns tempos de cantar, porque era goleiro profissional. Gravaram alguns discos 78 rpm, pela Gravadora Continental, e em seguida o Palmeira (diretor artístico da Continental, gravou o primeiro LP da dupla Xará e Timbaúva, com o título "Do Rio Grande Para o Brasil".
E dali por diante foram muitas gravações. Gravaram também pela Copacabana.
Seu último trabalho foi em 1984, o LP "25 Anos Cantando" pela Copacabana.
O Xará gravou um LP com o Mezéte, que usou o nome de Cabriúva, e depois gravou mais dois LPs com o José Gabriel, também Cabriúva (este já é falecido).
O Timbaúva gravou um LP com o Darci Silva, e mais três CDs com o Cambará (também falecido).
Recentemente o Timbaúva gravou um CD com 12 músicas mexicanas.
O Xará faleceu em 18 de agosto de 1993, deixando dois filhos com sua legítima esposa Mary Vargas, o Alexandre e a Tatiane; e dois filhos com a segunda mulher Rosângela, o Pablo Vargas e o Geângelo Vargas.