Valdeci José da Silva (Valdeci da Sanfona) nasceu na Fazenda Mutum no município de Palmeiras de Goiás, no estado de Goiás, em 10 de abril de 1942.
Começou a tocar acordeom aos oito anos de idade, com um instrumento de oito baixos. Aos 10 anos passou a tocar um acordeom de 48 baixos que pertencia a seu irmão, Piratin, também acordeonista.
Em 1956, aos 14 anos, mudou-se para Goiânia e iniciou a carreira artística, integrando o Trio Godêoncio, Godencinho e Valdeci, também chamado de "Os Sertanejos de Brasília". No mesmo ano, o trio estreou um programa semanal na Rádio Anhanguera.
Em 1959, o trio gravou um disco pela Odeon com as músicas "Foi o Destino", de Godencinho e "Saudação à Brasília", de Godêncio.
Mudou-se para São Paulo em 1962, e passou a acompanhar a dupla Tibagi e Miltinho, com a qual percorreu o Brasil inteiro e gravou diversos discos, incluindo os grandes sucessos da dupla, como o tango "Taça da Saudade" e a canção-rancheira "Amargura". Quando a dupla Tibagi e Miltinho se desfez, acompanhou por vários anos o cantor Miltinho Rodrigues. Atuou também com as duplas Pedro Bento e Zé da Estrada, Biá e Dino Franco, Belmonte e Amaraí, Duo Glacial, Nonô e Naná, e a cantora Celita.
Participou também das gravações de estúdio de inúmeros artistas. Ao todo gravou cinco LPs solo de acordeom.
A partir da década de 90 foi morar em São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo, onde criou a Banda Forromania que passou a apresentar-se em shows por todo o Brasil.
Texto: Sandra Cristina Peripato |