Trio sertanejo criado em Uberlândia/MG, em 1997. A formação inicial foi com Ivone Ferreira Dias (Voninho - nascido em Jataí no estado de Goiás, em 04 de agosto de 1939), Élcio Neves Borge (Barrerito - nascido em São Fidelis, no estado do Rio de Janeiro, em 22 de outubro de 1942) e Florisvaldo Alves Ferreira (Creone - nascido em Comendador Gomes Ferreira no estado de Minas Gerais, em 1940).
O sanfoneiro Voninho tocou, durante a carreira, com nomes como Os Filhos de Goiás, Irmãs Freitas, e Carlito e Baduy, e gravou mais de 50 discos. Barrerito e Creone integraram o Trio Parada Dura, em que fizeram sucesso nacional e ganharam dezenas de prêmios.
Inicialmente, os três foram contratados pela gravadora RGE e lançaram seu primeiro disco, intitulado "Dor de Cotovelo".
Após um ano de existência, Barrerito sofreu um infarto e faleceu em Belo Horizonte/MG, em 12 de agosto de 1998. O Trio então se desfez.
Em 1999, Voninho resolveu reativar o Trio, com uma nova formação, ao lado dos cantores Divino Donizete dos Santos (Rio Preto) e Zildomar Claudino de Freitas (Ribeirão).
Em 2000, lançaram o primeiro CD desta nova formação pela Paloma Records.
Em 2001, lançaram mais um CD, pela Gravadora Atração, com destaque para as músicas “Bão Demais da Conta”, “Pé de Pano” e “O Bailão Tá Legal”.
Em 2004, lançaram o terceiro disco dessa formação, pela Gravadora Caravelas, obtendo repercussão com a música “Saudade Pica-Pau”.
Em 2006, pela Sky Blue, lançaram mais uma coletânea, incluindo seus principais sucessos e uma gravação inédita, da versão de Rossini Pinto para o sucesso internacional “Hey Jude”, de John Lennon e Paul McCartney.
Em 23 de abril de 2008, Voninho faleceu, devido a uma dengue hemorrágica, pondo fim ao grupo.
No mesmo ano, foi lançado o primeiro e único DVD deles, gravado a partir de suas apresentações, ainda com Voninho, no ano de 1997, nas cidades de Ituiutaba e Goiânia, e com participações especiais de Gino e Geno, Chico Rey e Paraná, Teodoro, e Matogrosso e Mathias.
Texto: Sandra Cristina Peripato |