Adir Antonio Boniatti (Tostão) nasceu na cidade de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul, em 21 de junho de 1958.
Evânio Vargas Padilha (Guarany) nasceu em Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, em 30 de abril de 1965.
Tostão, já aprendeu a tocar violão de ouvido e a cantar desde criança. Seus pais tinham um conjunto no Rio Grande do Sul, que apresentavam-se em bailes e logo cedo conviveu com o mundo artístico. E já em Campo Grande, convivia com outros artistas que hospedavam-se no hotel de sua família, e muitas vezes tocava e cantava para que eles o ouvissem.
Aos 19 anos, formou uma dupla com Aurélio Miranda (Aurélio Miranda, nascido em Mutum (Cabeceira do Rio Manso/MT), em 05 de março de 1950), em Campo Grande/MS, e gravaram um disco LP pela Gravadora Califómia (SP) e em seguida, outro pela Continental-Chantecler (SP). Participou de inúmeros eventos como: Projeto "Prata da Casa", shows para Fundação de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Social, Prefeitura Municipal, e ainda em todo o Estado de MS e "Festa dos Estados" (RJ-1982), "Feira da Previdência" (RJ-1982), "Noite Sul-matogrossense" (São Bemardo/SP-1982), show com Gonzaga, Gonzaguinha, Pepeu Gomes e Ney Matogrosso no Teatro Municipal de São Paulo/SP, show em Pedro Juan Caballero, em 1982, entre muitos outros.
Guarany, aos 13 anos de idade ganhou uma sanfona de 48 baixos e aprendeu a cantar ouvindo as músicas de Zé Correia e Dino Rocha. Começou a tocar em inúmeras festas, acompanhando seu tio Altair Rodrigues, o "Cheiro". Aos 15 anos, ganhou de seu padrinho, uma acordeon Todeschini de 80 baixos. Em seguida formou dupla com Lígia Mourão, o "Duo Canto Livre", acompanhado pela sanfoneira Itami. A dupla durou por 03 anos, porém não chegou a gravar. Participou e venceu o 10º Festival de Música promovido pelo Fasul na Vila Bonanza e no próximo ano, tirou o 2º lugar no mesmo festival.
Em 1983, se conhecem, e após cantarem juntos por acaso, decidiram formar a dupla "Tostão e Guarany". Gravam um disco compacto pelo "La Selva"- Gravadora Universal Records. Passam desde então a obter muito sucesso como artistas representantes da cultura sul-mato-grossense, apresentam-se constantemente em eventos e para públicos diferenciados, sempre com muito sucesso. Atualmente estão realizando shows por todo o Mato Grosso do Sul e fora do estado.
Em 2003 os 20 anos de Tostão e Guarany é uma atração a mais dentro do contexto musical na região sul-matogrossense.
Texto: www.tostaoeguarany.com.br |