Mauro de Oliveira (Tião Brasil) nasceu no dia 30 de março, na cidade de São Manuel, no interior do estado de São Paulo, onde por influência do pai, que também era músico, começou muito cedo a cantar na Rádio Clube local, aos doze anos de idade, com seu irmão Centenário, três anos mais novo, quando mudaram para o norte do Paraná, onde também passaram a cantar nas emissoras locais em Bela Vista do Paraíso.
Ainda jovens, vieram pra São Paulo, trazidos por um empresário, a pedido e Zé do Rancho, divulgador da Continental, onde foram muito bem recebidos e estiveram muito prestes a gravar, o que não aconteceu por coisas inexplicáveis, porém continuaram cantando na Rádio Piratininga, no Programa "Terra Sempre Terra", e na Rádio Bandeirantes no Programa "Serra da Mantiqueira" de Nascin Filho.
Por volta de 1970 se apresentaram na TV Tupi, no Programa Julio Rosemberg.
Os dois irmãos se apartaram, ocasião em que Centenário formou outra dupla e foi contratado pela Gravadora CBS e gravaram um LP.
Tião Brasil sem compromisso formou nova dupla, desta feita com Parentinho.
Muito entusiasmado as coisas foram acontecendo, vencendo festivais, que teve a marca maior, o "Som Verde" da TV Bandeirantes de João Natale Netto, mas em 1976 foram vencedores também do primeiro Festival ABAS no Ginásio Independência, dia 6 de setembro, vencendo também o Festival Sertanejo da Grande São Paulo, promovido pela Secretaria da Cultura.
Mais precisamente em 1982, entraram na TV, no programa "Viola, Minha Viola".
Gravaram vários LPs e alguns CDs.
Tião Brasil sofreu um acidente automobilístico, o que causou grandes danos profissionais, até que em 1997 a dupla foi desfeita.
Como o sangue artístico estava na família, Tião Brasil veio formar nova dupla, desta vez com seu irmão Carriel, cujo nome de batismo é João de Oliveira, também nascido em São Manuel, no dia 29 de setembro de 1950, onde permaneceram na mesma gravadora (Brasidisc) com o mesmo contrato, já tendo gravado dois CDs e outro em coletânea, e permaneceram cantando na TV Cultura e fazendo shows por todo o país.
José Martins Sanches (Parentinho) nasceu em São José da Bela Vista, no interior do estado de São Paulo, em 15 de fevereiro de 1940. Filho de Antonio Nava Sanches e dona Filomena Martins Bracher.
Aos quatro anos veio para São Paulo. Desde cedo dedicado à viola. Fez dupla com vários parceiros, entre eles, Peão Carreiro, Zé Gregório de Pádua Rodolfo, Casebre, Tião Brasil, durante 22 anos, e atualmente com Peão Brasil.
São inúmeras gravações, começando pelo 78 rpm, 3 compactos duplos, e vários LPs e CDs. |