Sonia Maria Camino (Samara) nasceu em Santos, no estado de São Paulo.
Iniciou cantando no coro da Igreja Batista da cidade de Santos. Aos sete anos de idade, quando adotou seu nome artístico, decidida a seguir a carreira de cantora.
Depois de se apresentar em bares e festas, conseguiu gravar o primeiro disco em 1986, pela Brasidisc. Com um repertório basicamente romântico, a cantora lançou em 1987 o disco "Rosa Sertaneja", pela Brasidisc, no qual interpretou entre outras, as músicas "A Mais Bonita das Noites", "Colcha de Retalhos","Estou Separada" e "Separação". No ano seguinte, lançou mais um LP pela Brasidisc interpretando músicas como "Perdoa-me Por te Amar", "Meu Amor Argentino", "Linda Cigana", entre outras.
Em 1989, lançou também pela Brasidisc o LP "Saudade da Minha Terra", que incluiu também, entre outras, "Terra Tombada" e "Vai e Vem do Carreiro".
Em 1990, transferiu-se para a Chantecler e gravou em seu primeiro LP na nova gravadora as músicas "Deixa Como Está", "Tá Doendo", "Perseguição", "Mundo de Ilusão", "Varal da Solidão", entre outras. No mesmo ano, participou do disco lançado na Chantecler pelo cantor Marcelo Aguiar interpretando com ele a guarânia "Diferença de Idade", de José Fortuna e Jotha Luis. Dois anos depois, lançou novo LP pela Chantecler no qual interpretou entre outras as músicas "De um Jeito ou de Outro", "Você que Manda no Meu Coração", "Viola do Amor", entre outras.
Em 1995, lançou LP pela RGE interpretando "Chora Coração", "Mais uma Lição", "Só me Resta o Amor de Deus", entre outras.
Em seu período de maior sucesso, na primeira metade da década de 90, realizou shows em diversos estados do Brasil. Em 2002, fez uma participação especial no CD "Terra Tombada e Outros Sucessos" da dupla Mococa e Paraíso, interpretando com a dupla a guarânia "Colcha de Retalhos", de Raul Torres.
Texto: Sandra Cristina Peripato |