As irmãs Maria de Lourdes de Oliveira Lago (Princesa) e Antônia Genésia da Silva (Paloma) nasceram, respectivamente em 08 de março de 1954 em Iguaçu/CE e em 05 de março de 1951 em Uiraúna/PB, mas passaram a infância numa fazenda em Goianésia, no estado de Goiás.
Com uma irmã mais nova, bem pequenas já formaram, em casa, o "trio das meninas". Com oito para dez anos, Antônia já cantava nas festas de rezas, nas festas do Divino e nos folguedos da moagem de cana. A partir daí, começou a cantar num programa em praça pública, em Sobradinho, perto de Brasília, acompanhada ao violão, pelo irmão João: eram os Irmãos Oliveira despontando para a música. Questões familiares afastaram-na dos espetáculos por vários anos, tendo, entanto, voltado, com todo vigor em 1975; como João e Toinha, ressurgiram com repertório de Milionário e José Rico, Pedro Bento e Zé da Estrada, Tião Carreiro e Pardinho, com apresentações no programa "Alvorada Sertaneja" da Rádio Alvorada de Brasília.
Maria de Lourdes também passou a se apresentar também ao lado do irmão, formando a dupla João e Lourdinha, no entanto, como a situação particular do irmão não favorecesse no sentido de acompanhá-las sempre, as duas, por volta de 1976, resolveram se unir em dupla, constituindo, assim, as Irmãs Oliveira: Meire (Lourdinha) e Mara (Toinha) a fim de lutar pela carreira. Sucederam-se apresentações em várias cidades, como Formiga, Divinópolis, Abaeté, Goiânia, Brasília, cidades do Sul de Minas e do estado do Rio. O sucesso que iam obtendo junto ao público animou-as mais a vir para São Paulo tentar uma gravação; isso veio a ocorrer em fevereiro de 1980, quando saiu o primeiro LP da dupla Princesa e Paloma, com o título de uma de suas composições, "Distante Também Se Quer Bem", letra de Princesa e melodia de Paloma.
A partir daí intensificaram-se suas apresentações em circos e clubes bem como na TV, com Bolinha, Geraldo Meirelles, Aristides Júnior, Carlos Aguiar, em São Paulo e também em Goiânia e Brasília, nas estações locais.
No mesmo ano, a dupla participou do júri e do show do Festival Sertanejo de Paraíso do Norte/GO.
Gravaram um total de 3 LPs.
Paloma faleceu em 20 de março de 2013. A cantora vinha lutando contra um câncer no pulmão que foi a causa de seu falecimento prematuro em um hospital de Brasília. |