Os irmãos Jorge Alves Monteiro (Pedro) e Antonio Alves Monteiro (Paulo) são filhos de família humilde, naturais do estado do Ceará, descendentes de mineiros.
Vindos de Jateí, pequena cidade do interior de Mato Grosso, chegaram a Presidente Prudente em 1975, onde ficaram conhecendo os irmãos Capuá.
Certo dia, num programa de rádio, a dupla Rock e Ringo que passava por lá, ouviu a dupla cantar. Imediatamente deram-lhes o nome de "Pedro e Paulo".
Em São Paulo, no mês de novembro de 1977, a dupla foi levada pela primeira vez à televisão no programa "Canta Viola", produzido e apresentado por Geraldo Meirelles e Athos Campos, na TV Record. A primeira grande vitória foi com "Transnoronha" de autoria de Capuá, que preencheu todos os requisitos dos jurados e telespectadores.
Mas faltava o mais importante... a gravadora... o disco... o sonho que mais tarde tornou-se realidade. Ringo levou a dupla até Raimundo Carlos, um conhecedor por excelência da música sertaneja, que ouviu, e não mediu sacrifícios para encaminhá-los. Numa reunião familiar sertaneja da qual participavam Ringo, Tony Damito, Carlos Cézar e outros, tiveram a idéia de telefonar para Orácio Faustino da gravadora CBS, onde produzia para o selo sertanejo UIRAPURU.
Orácio pediu que colocassem a dupla no aparelho telefônico, e ouviu-os cantarem "Transnoronha". Ele teve a certeza que conseguiria um repertório bom pelo estilo da dupla, bem a gosto do público.
Foi então que em 1978 lançaram seu primeiro LP, destacando-se neste disco as músicas "Transnoronha" "Calvário da Vida" e "Tropas e Boiadas".
Em 1979 lançam o segundo LP, destacando-se a música "Eu Amo Demais a Vida".
Passaram a se apresentar semanalmente no famoso programa "Linha Sertaneja Classe A" da Rádio Record.
Outros discos vieram, e depois se afastaram por um tempo da carreira artística.
Em 2009 retomaram a carreira e lançam o CD "A Volta".
A dupla se desfez com o falecimento de Pedro, ocorrido em 28 de fevereiro de 2016.
Texto: Sandra Cristina Peripato |