Adolfo Bernal (Papi Galan), nasceu em Puerto Guarani, Chaco paraguaio, em 1939.
Em tenra idade veio com sua mãe para viver em Assunção.
Começou sua carreira musical aos 12 anos, fazendo mate tereré. Seu tio, Virgilio Perez tocava harpa e violão. Ele era admirador apaixonado por seu tio, e, inadvertidamente, aprendeu a tocar harpa, graças ao mate e tereré. Logo seu tio viajou para o Brasil.
Papi praticando a harpa, em apenas seis meses, formou um trio com seus amigos do bairro para sair em serenatas.
Após o serviço militar, viajou para São Paulo (Brasil) para trabalhar com Thrushes Guarani do Grupo, onde seu tio era um membro como cantor e guitarrista.
No Brasil, trabalhou por 10 anos, gravou vários álbuns e teve bastante sucesso, além de vender muitos álbuns, trabalhou e gravou com Luis Bordon, também com o Trio Cristal, e da famosa Ponta Set Mestre Porá Herminio Giménez, cobrindo grande parte do Brasil, em especial na área de Mato Grosso. Depois de viajar para a Europa, onde trabalhou por 20 anos, cobrindo todos os países europeus, a partir de Ilhas Canárias para a Finlândia, tendo residência fixa na Suíça, trabalhando em grandes hotéis e restaurantes.
Aos 50 anos, decide voltar para o Paraguai, formando uma nova família e construir a sua própria casa, em Assunção, onde vive atualmente. No porão de sua casa tem um estúdio de gravação, e no 1º andar tem uma pequena oficina onde em seu tempo livre constrói harpas e guitarras, fazendo várias inovações na harpa e violão.
Atualmente é professor do Conservatório Nacional de Assunção, também ensina aos Autores Paraguaios Association (APA).
Papi Galan costuma viajar uma vez por ano, seu filho e seu grupo popular na cidade de Campo Grande/MT (Brasil), convidado pelo Conservatório daquela cidade.
Entre a sua obra musical que mais gosta é o de fazer arranjos orquestrais da música paraguaia e criar composições.
Papi Galan fez parte de sua carreira ao Velho Mundo, gravando com artistas nacionais e internacionais de renome.
Durante vários anos, vivendo em nosso país e torna o ensino no Conservatório Nacional de harpa, além de executar seu estúdio. Ele também trabalha com jovens músicos em um conjunto de instrumentos, que já apresentou com sucesso no Harp Festival Mundial.
Papi Galan
Contatos: (0981) 448-000 - (021) 555-303
E-mail: papigalan@hotmail.com |