Adalberto, Adinam e Pauletti formam o trio "Os Gladiadores". Foram os primeiros a gravar, em 1982, com sucesso a composição de Jeca Mineiro e Atílio Versuti, "Fuscão Preto", que se tornaria um ícone da música sertaneja. Gravaram quatro discos pela gravadora Continental.
Adalberto nasceu no interior do estado de São Paulo, e veio para a capital com apenas 6 anos de idade. Logo o garoto começou a aprender violão e, alguns anos mais tarde, chegou a integrar uma dupla sertaneja com o nome de "Devaneio e Delmir". Trabalhou também como motorista de táxi.
Pauletti, também nasceu no interior paulista, morou algum tempo na cidade de Maringá, no estado do Paraná, antes de vir para São Paulo. Através de seu pai e irmãos, todos sanfoneiros, teve inclinação para o acordeão.
Nessas mudanças entre São Paulo e Paraná, Pauletti fez parte do trio "Os Irmãos Paranaenses". Depois, formou dupla com Marumbi, usando o pseudônimo de "Farofinha". Antes do explosivo sucesso de "Os Gladiadores", Pauletti trabalhava como oficial de justiça.
Adinam, por sua vez, o único integrante do trio que nasceu na capital paulista, recebeu grande influência de seus pais que são do interior e apreciam o gênero sertanejo. Como a grande maioria dos jovens de sua época, Adinam chegou a participar de alguns conjuntos de iê iê iê, no período áureo da Jovem Guarda. Mas, já nessa época, um dos grupos de que participou, costumava incluir algumas músicas sertanejas em seus shows. Por alguns anos foi soldado da Polícia Militar.
O trio "Os Gladiadores" foi formado por volta de 1970, quando Adinam juntou-se aos amigos Jô Santos e Zezito com objetivo de interpretar músicas sertanejas.
O resultado dessa luta, entretanto, só viria com a nova formação do grupo. Isso ocorreu quando os antigos "Gladiadores" se separaram e Adinam convidou Adalberto e Pauletti para juntarem-se a ele. Isso foi por volta de 1977.
A partir de então os três passaram a dedicar-se com garra ao trabalho musical e, em 1980, lançaram o primeiro LP pela Rodeio intitulado "Fuscão Preto".
O trio realmente não esperava a repercussão que a música teve. "Fuscão Preto" apareceu casualmente, quando o cantor Marcelo Costa, disse que havia ouvido uma gravação que iria cair perfeitamente para "Os Gladiadores". Imediatamente os três rapazes começaram a ensaiá-la e acabaram por incluí-la em seu LP de estréia.
O resultado conseguido entusiasmou o trio e muito mais sua gravadora, que um ano depois lança o novo LP dos "Gladiadores" intitulado "O Motorista do Fuscão Preto".
Essa história de a música sertaneja trocar o cavalo pelo automóvel deu tanto resultado que Os Gladiadores incluíram, além da resposta ao "Fuscão Preto", uma outra faixa que se chama "Chevette Branco".
Em 1983 foram contratados pela Gravadora Continental, onde lançaram dois LPs.
Pauletti faleceu em 20 de agosto de 2020.
Texto: Sandra Cristina Peripato |