Neymar Dias nasceu em São Paulo/SP em 30 de dezembro de 1985.
Filho de um compositor de música caipira. Recebeu influências do jazz e da música erudita. Formou-se em composição e regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM).
Autodidata, aprendeu a tocar sozinho viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, guitarra havaiana e bandolim. Começou a tocar viola caipira com 4 anos de idade. Iniciou a carreira artística ainda criança, com seis anos de idade apresentando-se no programa "Viola Minha Viola" apresentado por Moraes Sarmento e Inezita Barroso na TV Cultura.
Em 1990, lançou pela gravadora Copacabana o LP "O Sucesso Sertanejo - Neymar Dias e Sua Guitarra Havaiana". Em 2008, integrou como contrabaixista, o grupo do saxofonista norte americano Branford Marsalis por uma turnê nos Estados Unidos, apresentando o espetáculo "Brasilianos".
Em 2009, lançou o CD "Capim". Na ocasião o CD foi lançado em show realizada para o SESC TV no qual, contando com acompanhamento dos músicos Igor Pimenta, no contrabaixo elétrico, Sérgio Reze, na bateria, Daniel Pires, na viola de arco, e Gabriel Levy, no acordeon.
Em 2010, lançou o disco "Intervalo", apresentando músicas autorais, e no qual acompanhado por seu quarteto de cordas, tocou baixo e viola, além de fazer os arranjos.
Em 2011, pelo selo Vôo Livre lançou o CD "Caminho de Casa" no qual interpretou tocando viola.
Em 2013, lançou com o acordeonista Toninho Ferragutti o CD "Festa na Roça", no qual resgatou clássicos da música brasileira tocados em formato de câmara. Em 2015, juntamente como o baixista baixista Igor Pimenta, lançou o CD "Come Together Project!" dedicado à obra do conjunto britânico The Beatles com arranjos camerísticos. Em 2017, lançou o álbum "Neymar Dias Feels Bach", com obras de J. S. Bach transcritas para a viola caipira. Em 2019 lançou o CD "Minhas Canções Instrumentais".
Ao longo da carreira trabalhou com diferentes nomes da música popular brasileira, entre os quais, Inezita Barroso, Tinoco, Monica Salmaso, Ivan Lins, Theo de Barros, Nana Vasconcellos, André Mehmari, e Toninho Ferragutti. |