Jeanette Ferreira da Costa nasceu na cidade de Cruz Alta, no estado do Rio Grande do Sul, em 26 de janeiro de 1942, e morreu em 04 de abril de 2017.
Jeanette aprendeu a música cedo, em casa, na zona rural de Cruz Alta, pois sua mãe tocava sete instrumentos.
Mudou-se para a pequena cidade gaúcha ainda nova, para estudar, mas interrompeu o plano quando conheceu, aos 14 anos, o cantor Gildo de Freitas, grande nome da música tradicional gaúcha, que a levou para a estrada.
Depois, no começo da década de 60, conheceu Nelson, com quem fez dupla por mais de 20 anos. Juntos, gravaram 22 discos.
Nelson e Jeanette se conheceram nas dependências da emissora de rádio em que ambos trabalhavam; ele, como sono-técnico, e ela, como locutora, na cidade de Cruz Alta.
Ambos gostavam da música regionalista e passaram a apresentar-se de vez em quando em programas gauchescos no auditório da Rádio Cruz Alta. Jeanette, a moça da voz bonita, e Nelson, o gaúcho caladão que só se abria com o violão entre os braços, fizeram dupla. E gostaram tanto do resultado, que vieram à Porto Alegre a passeio e nunca mais voltaram, a não ser para matar saudades.
Na capital gaúcha, se apresentaram de chegada no programa "Grande Rodeio Coringa", da Rádio Farroupilha, saudados com destaque pelos famosos animadores Darcy Fagundes e Luiz Menezes. E choveram convites para apresentações em bailes campeiros e shows regionalistas, nos quais vibrava inteira a alma do pago.
A dupla fez muito sucesso entre os anos 60 e 70.
Jeanette decidiu dissolver a dupla nos anos 80, quando terminou o relacionamento com o companheiro. Depois, tentou carreira solo e participou de outros conjuntos, mas nunca voltou a fazer o mesmo sucesso.
Jeanette voltou a morar em Cruz Alta no início dos anos 90, ficou cerca de quatro anos na cidade, e depois voltou para Porto Alegre. Em 2005, foi morar em definitivo na sua cidade natal, até o seu falecimento em 2017.
Texto: Sandra Cristina Peripato |