Dupla sertaneja formada pelo casal Mário Pinto da Motta e Nair de Campos Motta. Na década de 1940, ambos foram tentar a vida em São Paulo, quando se conheceram em emissoras de rádio. Na época, também se apresentaram em vários circos, inclusive no Circo Piolin.
Motinha saiu de Cruzeiro, em São Paulo, onde cantava moda de viola com seu irmão Sílvio na dupla Irmãos Motta que se apresentava na Rádio Mantiqueira, de Cruzeiro, com o programa de auditório "Na Serra da Mantiqueira", cujo sucesso os levou para a Rádio Bandeirantes de São Paulo, transformando o programa agora em nível nacional. Nair deixou Paraguaçu Paulista para formar dupla com seu primo João Alves dos Santos, já conhecido no meio artístico paulista como Nhô Pai, autor da música "Beijinho Doce". Daí surgiu a dupla Nhô Pai e Nhá Fia. Mário e Nair se casaram e desfizeram suas duplas iniciais para formar a dupla “Motinha e Nhá Fia”, assumindo na Rádio Bandeirantes de São Paulo, a apresentação do programa “Na Serra da Mantiqueira” a partir de então. Em seguida, compraram o Circo-Teatro Recreativo, que passou a se chamar Circo-Teatro Motinha e Nhá Fia e percorria os bairros da capital paulista. O repertório era de variedades, dramas e comédias, chanchadas e sketches sem roteiro definido. Com o nascimento do primeiro filho (Marinho) em 1952, desligaram-se da emissora e passaram a percorrer todo o estado de São Paulo por quase 15 anos com muito sucesso. Em 1961, decidiram vender o circo ao casal Salim Miguel e Joana Maria Miguel (irmã de Nhá Fia). Como a negociação se deu em Birigui, o circo mudou de nome para Circo-Teatro Pérola (Birigui é a cidade Pérola da Noroeste).
Buscando outras oportunidades, firmaram parceria com a família Beloube - João e Iracema Beloube. O "novo" circo mudou de nome para Circo-Teatro Romano Motinha e Nhá Fia. Em 1964, ainda se apresentaram por um curto período no Circo-Teatro Pérola. De segunda a sexta apresentavam peças na primeira parte e um show com conjunto musical, humoristas e bailarinas na segunda parte. Uma das atrações do show musical era a participação do filho Marinho tocando uma sanfoninha de quatro baixos. O circo proporcionou ao menino estrelar o filme "Maria 38" com Eliana Macedo em 1959. Nos finais de semana, apresentavam números de picadeiro com parada sobre cadeiras, rola-rola, trapézio em balanço, tranca, escada, magia e palhaços, comédias e sketches, além do vasto repertório com peças como “ O Céu Uniu Dois Corações”, de Antenor Pimenta; “O Ébrio”, de Vicente Celestino, “Honrarás Tua Mãe", “O Morro dos Ventos Uivantes”, “O Sinal da Cruz”, “O Tigre”, “Maconha, a Erva Maldita”, “Mestiça”, de Gilda de Abreu, “No Ceará Não Tem Disso Não” e “Creados Modernos”.
A partir de 1964, Motinha e Nhá Fia se aposentaram e passaram a viver na cidade paulista de Tupã, de onde saíram em 1970 para viver em Santo André, e de lá em Lages, em Santa Catarina, onde Motinha faleceu em 1983. Nhá Fia faleceu em Florianópolis, em 1993, ao lado dos filhos Mário e Gilberto e suas famílias.
Fonte: Mário Motta Filho |