José dos Santos Moreno (Mogiano) nasceu em 31 de outubro de 1940, e João Cleto Moreno (Mogianinho) nasceu em 26 de abril de 1942, ambos em Mogi-Mirim, interior do estado de São Paulo.
Filhos dos saudosos Pedro Antônio Moreno (*23/03/1917 +08/05/1994) e Angelina Bernardi Moreno (*28/03/1916 +03/09/1999).
Passaram a infância entre perfumados laranjais e plantações de cereais.
Na década de 50, mais precisamente em 02 de junho de 1957 incentivados pela família e por amigos surge a dupla "Irmãos Moreno".
Em São Paulo, foram contratados por Nhô Zé, da Rádio Nacional, para o programa “Alvorada Cabocla”, permanecendo nessa emissora durante 8 anos. Passaram pelas principais emissoras paulistas.
Em 1974, Mogiano e Mogianinho se transferiram para a Rádio Bandeirantes, como convidados especiais de Tonico e Tinoco, num programa levado ao ar todas as quintas-feiras. Foi um ano de ouro, porque a dupla conseguiu lançar, pelo selo Premier, o primeiro long-play, intitulado “Minha Terra”, com duas músicas inéditas e muitas faixas de sucessos de Tonico e Tinoco, com nova roupagem e calorosa interpretação.
Esta gravação foi muito bem divulgada pela RGE/Fermata, e só fez aumentar a popularidade da dupla, que recebeu convites para apresentações em todo o País. A festa de lançamento se deu em 18 de agosto de 1974, numa das mais completas festas que Mogi-Mirim já pode ver, com a presença de grandes nomes do cenário artístico da Capital e do interior e duas mil pessoas a prestigiarem o show no Estádio “Vail Chaves”. O primeiro disco vendeu oitenta mil cópias, de acordo com os registros da RGE/Fermata.
A TV Bandeirantes – Canal 13, escalou a dupla para o programa “Encontro com Tonico e Tinoco”, em julho de 1971. As apresentações se deram também na TV Gazeta – Canal 11, em março de 1972, onde a dupla mostrou toda a sua extraordinária classe, cantando um repertório original e popular.
Fizeram parte da famosa "Caravana do Bolinha" viajando por mais de um ano. Depois passaram a viajaram uma temporada com seus ídolos: Tonico e Tinoco.
Participaram de três filmes: "Chumbo Quente" com a dupla Léo Canhoto e Robertinho, "Fuscão Preto", junto com Xuxa Meneguel e Almir Rogério, e por último tiveram uma participação no filme "A Volta do Jeca".
Ingressados no profissionalismo, Mogiano e Mogianinho são, inegavelmente, uma das mais expressivas duplas do cancioneiro sertanejo de raiz de São Paulo e de outros Estados. Os sucessos gravados por eles são, até hoje, cantados pelos apreciadores
da música sertaneja de raiz.
Os famosos irmãos de Mogi-Mirim, José dos Santos Moreno e João Cleto Moreno, tiveram tempos difíceis na roça e conviveram de perto com a Rainha das Trevas, que levou os filhos amados de Mogiano, deixando-o sem norte, durante algum tempo. Todos os mogimirianos acompanharam de perto tanta fatalidade e, enternecidos, invocaram uma luz de paz em intenção a Mogiano.
Ao longo de sua carreira gravaram 10 discos e recentemente lançaram dois CDs em "Tributo a Tonico e Tinoco" relembrando os grandes sucessos da dupla.
Contatos Para Shows:
Fone: (19) 99745-2486
|