João Leôncio, o Mococa, nasceu no dia 29 de março de 1939 em Mococa, no interior do estado de São Paulo; mas no entanto, foi registrado em Arceburgo/MG, município próximo de Mococa.
Adotando o nome artístico de Canhoto, João Leôncio cantou desde a infância até seus 20 anos de idade na Rádio Clube de Mococa com seu parceiro Garotinho. Era a dupla "Canhoto e Garotinho".
Aos 20 anos de idade, trabalhando na Camargo Corrêa, João Leôncio foi transferido para a capital paulista e, em 1961, fez dupla com Mouraí, com quem gravou dois compactos duplos.
Em 1968, João Leôncio, já com o nome artístico de Mococa, formou a famosa dupla com João Maurício de Oliveira, o Moraci, nascido em Prata/MG, em 1948.
De 1970 a 1975, Mococa e Moraci participavam do "Programa Edgard de Souza" que ia ao ar todas as terças-feiras às 21:30 pela Rádio Nacional de São Paulo/SP. E, de 1976 a 1981, a dupla participava do "Linha Sertaneja Classe A", pela Rádio Record de São Paulo, programa comandado por Sebastião Víctor e também por Zé Béttio, e mais tarde por José Russo.
Sebastião Víctor e Miltinho Rodrigues foram dois dos principais compositores dos maiores sucessos interpretados pela já famosa dupla.
Mococa e Moraci gravaram 33 LPs e a dupla durou 17 anos, até a trágica morte de Moraci. Entre seus grandes sucessos destacamos "O Grande Milagre", "O Céu Chorou Por Mim", "A Noiva do Meu Bairro", "Convite de Casamento", "Copo de Cerveja", "Velho Sozinho", "Fuscão Preto", entre outros.
Moraci faleceu no dia 20 de agosto de 1985, vítima de acidente automobilístico em São José do Rio Preto/SP.
Após o falecimento de Moraci, Mococa formou a dupla com Paraíso no ano seguinte, com quem canta até hoje.
Texto: Sandra Cristina Peripato
|