A primeira formação da dupla Mineiro e Manduzinho surgiu por volta de 1954, tendo vencido um Festival da Rádio Record de São Paulo. Alcindo Freire (Mineiro) é compositor de diversas músicas que foram gravadas por várias duplas caipiras, como Vieira e Vieirinha e Zilo e Zalo, e Euclides Leite de Andrade (Manduzinho).
Mineiro e Manduzinho gravaram em 1955 seu primeiro disco 78 rpm pela RCA Victor, com as músicas "Rosa Traiçoeira" e "Preto de Alma Branca". No mesmo ano, gravaram mais quatro discos 78 rpm também na RCA Víctor.
Foi Teddy Vieira que lançou a dupla e também assinou 8 das 10 músicas gravadas nos 5 discos de 78 rpm na RCA Víctor.
Foi a dupla Mineiro e Manduzinho a primeira a gravar o grande sucesso "João de Barro".
Depois de vencer 216 duplas de credenciados violeiros, num dos mais expressivos concursos de violeiros jamais realizados no Brasil, o do 4º Centenário da Fundação da Cidade de São Paulo, Mineiro e Manduzinho assinaram compromisso com a Bandeirantes e a RCA Víctor, onde lançaram uma bonita série de gravações, pautadas no mais puro estilo regionalista. O sucesso obtido pelas ondas da mais popular emissora paulista consagrou a dupla como uma das mais perfeitas cultoras das nossas tradições sertanejas.
Mineiro veio a falecer em 1958, ocasião em que a dupla já havia se desfeito. Com a morte do Mineiro, Teddy Vieira compôs com Piraci a toada "Adeus do Mineiro" que foi a gravação de estréia da dupla Zilo e Zalo, em 1959.
E, com o final de carreira da dupla de tão pouca duração, Manduzinho voltou para Sorocaba, e veio a falecer em 1998.
Em 1974, apareceu uma nova dupla, que já havia gravado alguns discos com outro nome, com o qual não haviam feito sucesso. Os integrantes da dupla adotaram então o nome artístico de "Mineiro e Manduzinho" e participaram de alguns discos, na Marcus Pereira e também na Eldorado.
O trabalho pela Marcus Pereira se deu em 1974, quando Mineiro e Manduzinho participaram da série "Música Popular do Centro-Oeste/Sudeste", interpretando "Pagode", "Começo do Fim", "Chitãozinho e Xororó" e "Do Lado que o Vento Vai".
Dirceu Azevedo (o Mineiro da segunda formação), nasceu no dia 07 de março de 1941 em Orlândia, no interior do estado de São Paulo. Faleceu com apenas 57 anos de idade, no dia 18 de dezembro de 1998, na capital paulista, vítima de um infarto fulminante.
Inicialmente, quando ainda jovem e morando no interior, Dirceu Azevedo vagou por diversas emissoras de rádio, integrando a dupla "Vaqueiro e Vaqueirinho", sem resultados expressivos. Já na capital paulista, chegou fazer parte da dupla "Charanga e Chará", ocupando o lugar do Charanga, que havia falecido.
Algum tempo depois, Dirceu conheceu Sebastião Martins de Sousa que passou a ser seu companheiro de dupla com o nome artístico de Manduzinho, enquanto que Dirceu adotou o pseudônimo de Mineiro, na segunda formação "Mineiro e Manduzinho" que acabava de se formar.
E foi no ano de 1980 que Mineiro e Manduzinho participaram do álbum duplo "Caipira - Raízes e Frutos", lançado pela Eldorado.
Gravaram em 1982 o LP "Versos, Vozes e Viola" pela RA Gravações de Rubens Avelino.
Texto: Sandra Cristina Peripato
DISCOGRAFIA
78 ROTAÇÕES
05/1955 - RCA VÍCTOR - Nº 80.1438
A - Rosa Traiçoeira - D. M. dos Santos, Teddy Vieira e Lauripe Pedroso
B - Preto de Alma Branca - Lauripe Pedroso e Teddy Vieira
07/1955 - RCA VÍCTOR - Nº 80.1457
A - Criador de Passarinho - Teddy Vieira e Biguá
B - Resposta - Roque de Almeida, Juvená e Ado Benatti
09/1955 - RCA VÍCTOR - Nº 80.1488
A - Baile Moderno - Teddy Vieira e Vicente Lia
B - Homem Perverso - Roque de Almeida e Sebastião Víctor
11/1955 - RCA VÍCTOR - Nº 80.1523
A - Nossa Senhora da Abadia - José Ferreira e Teddy Vieira - Declamação: Chico Carretel
B - Ferramenta de Caboclo - Palmeira, Teddy Vieira e Osvaldo Aude
03/1956 - RCA VÍCTOR - Nº 80.1561
A - João-de-Barro - Teddy Vieira e Muibo Cury
B - Caminho Errado - Teddy Vieira e Benedito Seviero
LPs
REI DO GADO - 1980 - MOURÃO DA PORTEIRA/K-TEL - KPL-16049
01) Rei do Gado - Teddy Vieira 02) Caçada de Onça - Mineiro 03) Rosa Traiçoeira - Teddy Vieira, Lauripes Pedroso e D. M. dos Santos 04) Aquele Abraço - Mineiro 05) Linda Uruguaia - Zé Carreiro e Carreirinho 06) Saudades de Araraquara - Zé Carreiro 07) Nordeste Conte Comigo - Mineiro 08) Boiadeiro Punho de Aço - Teddy Vieira e Tião Carreiro 09) Lampião de Gás - José B. dos Santos 10) Pirangueiro - Zé Carreiro 11) Preto de Alma Branca - Teddy Vieira e Lauripes Pedroso 12) Sertanejo Solitário - Carreirinho e Zé Carreiro
Disco 01:
01) Bombardeio - Zé Carreiro e Geraldo Costa 02) Rio Pequeno - Tonico e João Merlini 03) Rei do Gado - Teddy Vieira 04) Situação Encrencada - Cornélio Pires 05) Toada de Mutirão Paulista - Tradicional - Recolhido por Cornélio Pires - com João Pacífico, Adauto Santos, Mineiro e Manduzinho 06) Estória de um Prego - João Pacífico - com João Pacífico, Mineiro e Manduzinho 07) Besta Ruana - Ado Benatti e Tonico - com João Pacífico, Mineiro e Manduzinho 08) Couro de Boi - Palmeira e Teddy Vieira - com João Pacífico e Mineiro e Manduzinho 09) Carreira do Divino - Pedro Chiquito - com Pedro Chiquito, Mineiro e Manduzinho 10) Moda da Revolução - Cornélio Pires e Arlindo Santana 11) A Morte de João Pessoa - Zico Dias e Ferrinho 12) Violeiro Solteiro - Zé Carreiro e Carreirinho 13) Barra Pesada - José David Vieira, Zeca e Vicente P. Machado 14) Cruel Destino - Carreirinho 15) Pagode - Tião Carreiro e Carreirinho 16) Rio de Lágrimas (Rio de Piracicaba) - Tião Carreiro, Piraci e Lourival dos Santos Disco 02:
01) Curió - Marco Antônio Vilalba - com Solange Maria, Adauto Santos, Mineiro e Manduzinho 02) Viola Quebrada - Mário de Andrade e Ary Kerner Veiga de Castro - com Solange Maria, Mineiro e Manduzinho 03) Ituverava - Ivan Lins e Vitor Martins - com Solange Maria, Adauto Santos, Toninho Café, Mineiro e Manduzinho
04) Triste Berrante - Adauto Santos - com Solange Maria, Adauto Santos, Mineiro e Manduzinho 05) Lá na Roça (Mês de Maria) - Candeia e Alvarenga - com Solange Maria, Adauto Santos, Mineiro e Manduzinho 06) Ponta de Areia - Milton Nascimento e Fernando Brant - com Boca Livre, Mineiro e Manduzinho 07) O Trem Tá Feio - Tavinho Moura e Murilo Antunes - com Solange Maria, Adauto Santos, Mineiro e Manduzinho 08) Reciclagem - Zé Geraldo - com Toninho Café, Mineiro e Manduzinho 09) Se Eu Fosse Teu Patrão - Chico Buarque - com Solange Maria, Adauto Santos, Mineiro e Manduzinho 10) Romaria - Renato Teixeira - com Adauto Santos, Mineiro e Manduzinho 11) A Morte de Chico Preto - Geraldo Filme - com Geraldo Filme, Mineiro e Manduzinho 12) Disparada - Geraldo Vandré e Théo de Barros - com Paulinho Nogueira, Mineiro e Manduzinho
01) Rio Pequeno - Tonico e João Merlini 02) Bombardeio - Zé Carreiro e Geraldo Costa 03) Cruel Destino - Carreirinho 04) Estória de um Prego - João Pacífico - Participação: João Pacífico 05) Besta Ruana - Ado Benatti e Tonico 06) Carreira do Divino - Pedro Chiquito - com Pedro Chiquito, Mineiro e Manduzinho 07) Couro de Boi - Palmeira e Teddy Vieira - Participação: João Pacífico 08) Rei do Gado - Teddy Vieira 09) Pagode - Tião Carreiro e Carreirinho 10) Violeiro Solteiro - Zé Carreiro e Carreirinho 11) Barra Pesada - José David Vieira, Zeca e Vicente P. Machado 12) Rio de Lágrimas (Rio de Piracicaba) - Tião Carreiro, Piraci e Lourival dos Santos
VERSOS, VOZES E VIOLA - 1982 - RA - LPRA-3069
01) Canção do Soldado - Carreirinho
02) Conselho de Amigo - Mineiro e Rogerinho
03) Estourou no Norte - Rubens Avelino e Del Roy
04) Eterna Saudade - Mineiro e Carlito
05) Gotas de Saudade - Mineiro e J. dos Santos
06) Luar do Sertão - Catulo da Paixão Cearense 07) Milagroso Padre Reus - Mineiro e Luiz Carlos Santeli
08) Mineiro de Monte Belo - Serrinha e Lourival dos Santos
09) Mourão da Porteira - Raul Tôrres e João Pacífico 10) Nascimento de Jesus - Sebastião Victor e Nhô Tide
11) Palmas Para o Brasil - Mineiro e Goiazinho
12) Peão Granfino - Mineiro e Django
FOTOS
Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com