Marcus Biancardini nasceu no dia 25 de outubro de 1978, na cidade de Goiânia, no estado de Goiás. Filho do professor e físico Maurício Biancardini e da fonoaudióloga Elizabeth Reis Esselin.
Seus primeiros contatos com a viola surgiram nas fazendas da família no interior de Goiás, onde seu pai levava violeiros para tocar em festas familiares. Nesta época, Biancardini tinha pouco mais de sete anos de idade. A partir dali, a sua alma de violeiro começava a se aflorar e, pouco mais tarde, por volta dos seus 15 anos, manifestou o desejo de aprender aquele instrumento que escutara durante toda a sua infância. Foi aí que ganhou sua primeira viola. Começava, então, seus estudos incansáveis das obras dos grandes violeiros da época, Renato Andrade, Tião Carreiro, Nestor, Moreno, Julião, Vanuque, Velosinho, Bambico, entre outros.
Com o passar do tempo, foi mergulhando também em busca de conhecimentos em outros universos musicais, como dos grandes violonistas Andrés Segovia, Sabicas, Paco de Lucia, do citarrista indiano Ravi Shankar e dos grandes harpistas Luis Bordon e Nicanor Zabaleta entre outros. Obstinado e perfeccionista, passava dias e noites ouvindo estes trabalhos até adquirir uma técnica de bem executar e interpretar as melodias em sua viola.
Mais tarde, formou-se em Administração de Empresas, mas a faculdade não o atraia, e ao se formar, disse aos pais: tomem o diploma, e devolvam minha viola! Firma sua individualidade, mergulha no mundo da música e surge o compositor. Era como um peixe no seu verdadeiro habitat. Uma verdadeira história de amor e dedicação entre viola e violeiro!
Esse jovem violeiro de origem italiana apresenta em seu primeiro CD intitulado "Viola de Gravata - Vol. 01", 12 músicas quase todas de sua autoria onde ele mostra seu incrível virtuosismo no tradicional instrumento musical passando pelos mais diversos ritmos, como pagode, guarânia, polca e até mesmo os elementos característicos da música espanhola.
Marcus Biancardini lançou também o seu segundo CD, intitulado "Viola de Gravata - Vol. 02", no qual, assim como no Volume 01, o jovem solista brinda o apreciador com seu incomparável virtuosismo na viola, tendo também a participação do Luthier Roberto de Matthus, no violão.
Em seu terceiro CD, intitulado "Viola de Natal", Marcus Biancardini interpreta diversas tradicionais músicas natalinas, tendo também a participação de Fabiano Joaquim Pereira no violão.
Em 2006, Marcus Biancardini recebeu dos filhos e do neto de Renato Andrade a viola que o acompanhou durante toda a sua carreira no Brasil e no estrangeiro. Dessa forma, o jovem solista prossegue com a maravilhosa arte de pontear a viola, com esse ponteado ecoando agora no instrumento que pertenceu ao seu maior ídolo e mestre, que foi o saudoso Renato Andrade. |