Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco

 

JOSÉ FORTUNA

 

"COM LICENÇA SERTÃO, COM LICENÇA AMIGO OUVINTE DOS MAIS DISTANTES RINCÕES DE NOSSA PÁTRIA. VAMOS ENTRAR EM SUA CASA, NÃO PODENDO APERTAR A SUA MÃO, PORQUE NOS ENCONTRAMOS DISTANTES, ACEITE ATRAVÉS DESSE MICROFONE, O NOSSO CORDIAL BOA NOITE".

JOSÉ FORTUNA nasceu na cidade de Itápolis, Estado de São Paulo, no dia 02 de outubro de 1923.

Compôs sua primeira música no dia 26 de setembro de 1942, mas desde cedo, ainda criança, em suas andanças com o pai pela lavoura, já escrevia versos com pedaços de madeira, no chão de terra por onde caminhava. Sua primeira música gravada foi a “Moda das Flores”, no dia 04 de abril de 1944, por Tôrres e Florêncio, e desde então nunca mais parou. Nos próximos quarenta anos ele comporia e gravaria perto de duas mil músicas, algumas com mais de cinquenta regravações.

Um de seus maiores sucessos foi a versão da guarânia “ÍNDIA”, composta há sessenta anos, do outro lado de “MEU PRIMEIRO AMOR”, também versão de José Fortuna, gravados originalmente por Cascatinha e Inhana, no ano de 1952, músicas que chegaram a vender na ocasião mais de um milhão de cópias. Estas duas composições foram regravadas por dezenas de duplas sertanejas, como também por intérpretes da música popular brasileira, como por exemplo: Agnaldo Timóteo, Ângela Maria, Nara Leão, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, que regravou “ÍNDIA”, nome dado a um de seus shows no Canecão-Rio de Janeiro. Recentemente a obra foi tema da novela global “ALMA GÊMEA”, de Walcir Carrasco, na interpretação de ROBERTO CARLOS.

“Meu Primeiro Amor”, a versão para “LEJANIA”, composta no mesmo ano para o outro lado de “INDIA”, e também muito regravada, foi relançada nos últimos anos pelos intérpretes Joana e Fagner. Uma curiosidade é que “ÍNDIA”, foi a responsável pela introdução da guarânia como estilo musical no Brasil, posto que até então tal gênero musical era desconhecido por aqui, não possuindo mercado propício para a sua expansão, e assim sendo, após o enorme sucesso gravado por Cascatinha e Inhana, intensificou-se o intercâmbio cultural entre Brasil e Paraguai. Estas duas guarânias, bem como outras de autoria de José Fortuna, tais como: ANAHY, SOLIDÃO, MINHA TERRA DISTANTE, VAI COM DEUS, etc... geraram inúmeras regravações, inclusive no exterior.

Entretanto, José Fortuna não foi na sua essência, um compositor de guarânias somente, mas sim de uma grande versatilidade de estilos musicais. Outros de seus grandes sucessos foram as músicas: LEMBRANÇA, PAINEIRA VELHA, BERRANTE DE OURO, CHEIRO DE RELVA, TERRA TOMBADA, O SELO DE SANGUE, ROSTO MOLHADO, VINTE E QUATRO HORAS DE AMOR, ESTEIO DE AROEIRA, A MÃO DO TEMPO, O IPÊ E O PRISIONEIRO, O VAI E VEM DO CARREIRO, etc...todas com várias regravações.

Durante todo este tempo, e paralelamente às suas atividades como compositor, José Fortuna mantêve um trio, do qual pertencia também seu irmão Euclides Fortuna, o “Pitangueira”, formando com Zé do Fóle o Trio “OS MARACANÃS”. Eles gravaram mais de quarenta LPs e dezenas de discos ainda em 78 rotações, como também muitos compactos com músicas de José Fortuna. Apresentaram-se em todas as emissoras da Capital e do interior. Curiosamente foi o Trio que inaugurou o canal 5, hoje Rede Globo de Televisão, no ano de 1950.

Além de compositor, José Fortuna foi também autor e escritor de 42 peças de teatro, tais como “O PUNHAL DA VINGANÇA”, “O SELO DE SANGUE”, “VOZ DE CRIANÇA”, “LENDA DA VALSA DOS NOIVOS”, “CRIME DE AMOR”, “OS VALENTES TAMBÉM AMAM”, “CORAÇÃO DE HOMEM”, etc... percorrendo por conseguinte todo o Brasil, e algumas cidades da América do Sul, com sua Companhia Teatral Maracanã. Além de escritor, atuava também como ator de destaque em todas as suas criações teatrais, e sua Companhia Teatral acabou por receber inúmeros prêmios e troféus, tornando-se assim conhecidos dentro do universo da música sertaneja como “OS REIS DO TEATRO”.

Em meio a todas essas atividades, publicou também 40 livretos com as letras de suas obras musicais e dezenas de estórias completas, todas em verso - Literatura de Cordel.

Após o encerramento das atividades com sua Companhia Teatral, por volta de 1975, passa então a se dedicar com maior afinco à composição. É a época dos grandes Festivais de Música Sertaneja promovidos pela Rádio Record, em que ele começa a trabalhar em parceria com Carlos Cezar. Participa então seguidamente de mais de 20 Festivais, obtendo sempre as primeiras colocações, principalmente na Capital, onde nos anos de 1979, 1980 e 1981 venceu-os consecutivamente. Em um deles, no ano de 1979, obtém os três primeiros lugares com as músicas: “Riozinho”(1º lugar), “Berrante de Ouro”(2º lugar) e “Brasil Viola”(3º lugar).

“Berrante de Ouro”, por exemplo já tem mais de setenta regravações. Isto tudo ocorreu em meio a Festivais onde participavam mais de 13.600 concorrentes, durante um período de seis meses, com eliminatórias em todas as Capitais e grandes cidades brasileiras.

Em 1981, também no Festival da Rádio Record, concorrendo com mais de dez mil composições, obtêve o primeiro lugar com a música “O VAI E VEM DO CARREIRO”, além de ganhar, juntamente com Carlos Cezar, os troféus de melhor letra, melodia, orquestração, interpretação e arranjo.

Ainda em 1979, a Secretaria do Trabalho do Estado de São Paulo, oficializou “O Hino do Trabalhador Brasileiro”, de José Fortuna e Carlos Cezar.

No âmbito da música sertaneja pode-se afirmar que não há um intérprete que não tenha gravado obras de José Fortuna, desde Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, João Paulo e Daniel, Milionário e José Rico, Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco(estes inclusive gravaram um LP com doze faixas só com obras de José Fortuna, homenageando o compositor), Sérgio Reis, Roberta Miranda, Cezar e Paulinho, Mococa e Paraíso, enfim, todos os intérpretes do gênero sertanejo, têm com certeza em seu repertório passado ou recente, obras musicais de José Fortuna.

Um fato curioso acontecido em sua vida, foi quando da inauguração da cidade de Brasília, ocasião em que José Fortuna têve o prazer de receber das mãos do então Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, um cartão de congratulações e mérito por sua composição “SOB O CÉU DE BRASÍLIA”, tida como o Hino Inaugural de Brasília.

O Rádio também foi outra de suas grandes paixões. Foi radialista durante toda a sua vida artística, e apresentou o Programa José Fortuna em quase todas as Rádios da Capital: Tupi, Piratininga, Gazeta, Jornal, Record, Nove de Julho, São Paulo, Cometa, Nacional, Difusora, Globo, Morada do Sol, etc...

Ao longo de sua vida, têve o prazer de receber inúmeros troféus, títulos e congratulações, destacando-se dentre estes: o título de Cidadão Osasquense, o Cartão de Prata e a Medalha Anchieta por iniciativa da Câmara Municipal do Estado de São Paulo, o Título de Cidadão Paulistano, também por iniciativa da Câmara Municipal, a Sala José Fortuna no Museu de sua Cidade Natal Itápolis, bem como a Avenida José Fortuna, naquela mesma cidade, inaugurada por ele apenas vinte dias antes do seu falecimento.

Outras cidades que o homenagearam, dando o seu nome à algumas praças e ruas são: São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, Guarulhos, São Paulo ( São Miguel Paulista), Osasco, Blumenau (Santa Catarina), São Carlos, Mogi das Cruzes, Mogi-Mirim, etc...

José Fortuna faleceu no dia 10 de novembro de 1983, em sua casa, na cidade de São Paulo, do mal de Chagas que o acompanhou durante toda a sua vida, deixando sua esposa Durvalina e suas duas filhas Iara e Marlene.

Deixou inéditas perto de novecentas obras musicais, que foram sendo musicadas e gravadas por seus diversos parceiros, dentre estes destacando-se com maior afinco Paraíso, co-autor juntamente com José Fortuna de inúmeras obras musicais, tais como: O IPÊ E O PRISIONEIRO, AVENIDA BOIADEIRA, ATALHO, RAÍZES DO AMOR,... sendo também o responsável pela administração de todo o repertório atual de José Fortuna.

O compositor está sepultado no Cemitério do Morumbi, na Capital, e em sua campa há uma estrofe de um poema seu musicado, que se intitula “O SILÊNCIO DO BERRANTEIRO”:

“AQUI ESTOU MEUS VELHOS COMPANHEIROS
OLHEM PRA CIMA, PRA ME VER PASSANDO
EM MEU CAVALO, RAIO DE LUAR
PELO ESTRADÃO DE ESTRELAS GALOPANDO
O MEU BERRANTE HOJE SÃO TROMBETAS
QUE OS ANJOS TOCAM CHAMANDO A BOIADA
DE NUVENS BRANCAS NO SERTÃO DO ESPAÇO
VINDO AO CURRAL AZUL DA MADRUGADA”.

 

 

Texto: www.josefortuna.com.br

 

MÚSICAS DE AUTORIA DE JOSÉ FORTUNA

 

- 24 Horas de Amor - Carlos César e José Fortuna
- A Alma Não Tem Defeito - José Fortuna
- A Andorinha (La Golondrina) - Versão: José Fortuna
- A Árvore - José Fortuna
- A Buzina do Carrão - Zé do Fole e Zé Fortuna
- A Carta - José Fortuna
- A Colheita - José Fortuna e Carlos Cézar
- A Cordilheira - José Fortuna e Jesualdo
- A Cruz de Cinza - José Fortuna e Pitangueira
- A Cruz de Paineira - José Fortuna e Pitangueira
- A Cruz da Salvação - José Fortuna e Pitangueira
- A Cruz da Vida - José Fortuna
- A Cruz de Ouro - Versão: José Fortuna e Luís Pedro de Araújo
- A Dona das Flores - José Fortuna e Paraíso
- A Enfermeira - Carlos César e José Fortuna
- A Enxada de Ouro - José Fortuna e Jair Sanches
- A Enxurrada - José Fortuna e Paraíso
- A Flauta do Sertão - José Fortuna e Paraíso
- A Guerra das Mamadeiras - José Fortuna e Carlos Cézar
- A História do Luar do Sertão - José Fortuna
- A Ilha e o Barquinho - José Fortuna e Carlos Cézar
- A Jibóia - José Fortuna e José Ferreira Lemos
- A Justiça da Cruz - José Fortuna e Gentil Rossi
- A Justiça de um Filho - Zé Fortuna
- A Lei do Céu - José Fortuna e M. Marcondes
- A Lei do Coração - José Fortuna
- A Lenda do Pé de Amora - José Fortuna
- A Lua Ainda é dos Namorados - José Fortuna
- A Luz dos Meus Olhos - José Fortuna e Paraíso
- A Madrasta - José Fortuna e Carlos Cézar
- A Madrugada que Passou - José Fortuna
- A Mais Bela do País - José Fortuna
- A Mão do Tempo - José Fortuna e Tião Carreiro
- A Menina de Tranças Loiras - José Fortuna
- A Menina do Para-brisa - José Fortuna
- A Menina e o Palhaço - José Fortuna
- A Menina e Seus Bichinhos - José Fortuna
- A Moça do Carro de Boi - José Fortuna e Carlos César
- A Morte do Seresteiro - José Fortuna
- A Onda e a Praia - José Fortuna
- A Outra - Carlos Cézar e José Fortuna
- A Palavra Ladrão - José Fortuna e Pitangueira
- A Piada do Sabe, Sabe - Zé Fortuna e Pirangueiro
- A Picada - José Fortuna
- A Porteira - Carlos César, José Fortuna e Osvaldo Bettio
- A Prisão da Liberdade - José Fortuna
- A Procissão - José Fortuna e Paraíso
- A Professora e a Mãe - José Fortuna
- A Rodoviária - José Fortuna e Paraíso
- A Rolinha Voou - José Fortuna
- A Rosa Mudou - José Fortuna e Benedito Amaro
- A Roseira da Fonte - José Fortuna e Euclides Fortuna
- A Sanfona e o Violão - José Fortuna
- A Saudade Continua - Carlos César e José Fortuna
- A Saudade que Vem Chegando - José Fortuna e Jaguarão
- A Seca do Nordeste - José Fortuna
- A Telha - José Fortuna e Paraíso
- A Triste História de Ivone - Samuel Aguayo - Versão: José Fortuna
- A Última Valsa - José Fortuna e Vidal Bento
- A Vaquinha - Carlos César, José Fortuna e Osvaldo Bettio
- A Velinha do Bolo - José Fortuna
- A Venda do Serafim - Zé Fortuna
- A Vingança do Zé Gavião - José Fortuna
- A Virgem do Rio Paraíba - Carlos Cézar e José Fortuna
- A Vizinha - José Fortuna e Carlos César
- A Volta da Corina (Chuá, Chuá) - José Fortuna
- A Volta do Filho - Barrinha e José Fortuna
- A Volta do Mundo - José Fortuna
- A Voz da Cantora - José Fortuna
- A Voz do Silêncio - José Fortuna
- A Voz do Vento - José Fortuna e Luizinho
- Abismo Cruel - Sulino e José Fortuna
- Abismo de Rosas - Américo Jacomino "Canhoto" e José Fortuna
- Abra o Ôio, Zabé - José Fortuna
- Acorde, Oh, Bela - José Fortuna
- Acordeon Dentro da Noite - Antenógenes Silva e José Fortuna
- Adelita - Adaptação: José Fortuna e Nenete
- Adeus, Adeus - José Fortuna
- Adeus Amor - José Fortuna e Pitangueira
- Adeus Campo Grande - José Fortuna
- Adeus Mãezinha - José Fortuna, Zé do Fole e Pitangueira
- Adeus Papai Adeus Mamãe - Barrinha e José Fortuna
- Água no Leite (O Leiteiro e o Macaco) - José Fortuna e Paraíso
- Água Parada - José Fortuna
- Ainda (“Batalha”) - José Fortuna e Paraíso
- Alma de Pedra - José Fortuna
- Altar de Amores - José Fortuna e Dino Franco
- Alto Falante - José Fortuna e Paraíso
- Alucinação - José Fortuna e Paraíso
- Amantes e Inimigos - Carlos Cézar e José Fortuna
- Amigo - José Fortuna
- Amigo de Fé - Carlos Cézar e José Fortuna
- Amizade Colorida - Carlos César e José Fortuna
- Amor - José Fortuna e Compadre Delmo
- Amor, Amor, Negócio à Parte - José Fortuna e Paraíso
- Amor de Filho - José Fortuna e Pitangueira
- Amor de Outono - José Fortuna
- Amor Distante - José Fortuna
- Amor e Traição - José Fortuna
- Amor Rebelde - José Fortuna, Zum e Zito
- Anahí - Osvaldo Sosa Cordero - Versão: José Fortuna
- Andorinha (La Golondrina) - Narciso Serradell - Versão: José Fortuna
- Anel de Casamento - José Fortuna e Sulino
- Aniversário - José Fortuna
- Anjo de Guarda - José Fortuna e Paraíso
- Anjo ou Demônio - José Fortuna e Paraíso
- Ano 2000 - José Fortuna
- Antes Mal Acompanhado do que Só - José Fortuna e Paraíso
- Aos Insensíveis - José Fortuna e Paraíso
- Aos Pés da Cruz - José Fortuna
- Aos Pés do Altar - José Fortuna e Sulino
- Apague Meu Nome - José Fortuna e Paraíso
- Apaixonei de Novo - José Fortuna e Paraíso
- Arca de Noé (“O Dilúvio”) - José Fortuna e Paraíso
- Arrasta o Pé - José Fortuna
- Arrependido - José Fortuna
- Arrependimento - José Fortuna
- Artista de Circo - Zé Tapera e José Fortuna
- Árvore das Lágrimas - João Goiano e José Fortuna
- Árvore Sozinha - José Fortuna e Carlos Cézar
- As Asas da Garça Branca - José Fortuna e Marrueiro
- As Barcas do Mississipi - José Fortuna e Carlos Cézar
- As Cores do Meu Sítio - José Fortuna e Mizael
- As Duas Coroas - José Fortuna
- As Duas Flores - Carlos César e José Fortuna
- As Duas Irmãs - José Fortuna e Pitangueira
- As Duas Mãos de Jesus - José Fortuna
- As Duas Meninas - José Fortuna
- As Duas Pátrias - José Fortuna
- As Duas Sombras - Zé Fortuna e Espiguinha
- As Flores da Praça - José Fortuna e Mairiporã
- As Flores do Lago - José Fortuna e Paraíso
- As Flores e os Animais - Paraíso e José Fortuna
- As Mãos e a Viola - José Fortuna e Luizinho
- As Mulher e os Automóvel - José Fortuna
- As Pioneiras - José Fortuna e Carlos Cézar
- As Quatro Estações - José Fortuna
- Assunción - Federico Riera - Versão: José Fortuna
- Atalho - José Fortuna e Paraíso
- Atchim - José Fortuna
- Auto Posto 13 - Carlos César e José Fortuna
- Ave de Aço - Sulino, José Fortuna e Jair Sanches
- Avenida Boiadeira - José Fortuna e Paraíso
- Aventuras de Boiadeiro - José Fortuna
- Avião da Saudade - José Fortuna
- Az de Ouro - José Fortuna e Carlos Cézar
- Azul Paraná - José Fortuna, Antônio Duarte e Elídio Martins
- Azul Sobre o Verde - José Fortuna e Paraíso
- Bahia, Meu Deus do Céu - José Fortuna e Edgar de Souza
- Baianinha - José Fortuna
- Baião Caboclo - José Fortuna e Ada Suzin
- Banco da Pracinha - José Fortuna e Praense
- Barranco - Carlos César e José Fortuna
- Batalha - José Fortuna e Paraíso
- Beija-flor - José Fortuna
- Beijo da Morte - José Fortuna e Osvaldo Aude
- Beijo de Judas - José Fortuna e Paraíso
- Beijo Inocente - José Fortuna
- Bem-me-Quer, Mal-me-Quer - Carlos César e José Fortuna
- Bem-Te-Vi - José Fortuna
- Berrante de Ouro - Carlos César e José Fortuna
- Berrante do Povo - Campos Salles e José Fortuna
- Berrante no Céu - Carlos César e José Fortuna
- Besta Ruana - José Fortuna
- Bico de Pena - José Fortuna e Tonico
- Boa Noite, Filho Meu - Versão: José Fortuna
- Boa Noite Mamãezinha - José Fortuna e Pitangueira
- Boca da Mata - José Fortuna e Edinho da Mata
- Boca Vermelha - José Fortuna e Carlos Cézar
- Bocas - José Fortuna e Paraíso
- Bóia Fria - Carlos César e José Fortuna
- Boiadeiro Triste - José Fortuna
- Boiadeiro Viajadô - José Fortuna
- Boi Velho - José Fortuna
- Boiadeiro das Estrelas - José Fortuna
- Boleadeiro - José Fortuna
- Bom Dia Brasil - José Fortuna e Paraíso
- Bom Dia Saudade - José Fortuna e Paraíso
- Bomba Relógio - José Fortuna e Praense
- Bonecas do Milharal - José Fortuna
- Bonequinha Viva - José Fortuna
- Brasil de Ontem e de Hoje (Poema) - José Fortuna
- Brasil Paraguai - José Fortuna
- Brasil Viola - Carlos César e José Fortuna
- Brincar de Esconder - José Fortuna e Paraíso
- Buquê de Flor - José Fortuna e Pitangueira
- Buquê de Noiva - José Fortuna e Paraíso
- Burro Soberbo - José Fortuna e Sulino
- Buzina de Boiadeiro - José Fortuna e Torrinha
- Cabocla Bonita - José Fortuna e Zé Pinhão
- Cabocla Flor Brasileira - Barrinha e José Fortuna
- Caboclo Abandonado - José Fortuna
- Cabra Macho - José Fortuna
- Cachaça, Inferno da Vida - José Fortuna
- Cachorro Boiadeiro - José Fortuna
- Cachorro que Enjeita Osso - José Fortuna e Joldmar Tavares
- Cadeia de Papel - José Fortuna e Paraíso
- Cadeira na Calçada - José Fortuna e Paraíso
- Café Maduro - José Fortuna
- Cais do Porto - Carlos Cézar e José Fortuna
- Cai, Sereno, Cai - José Fortuna
- Caixinha de Ciúmes - José Fortuna e Carlos César
- Cale-se Para Sempre - Carlos César e José Fortuna
- Calor na Cama - Zé Fortuna e Roniel
- Cama Desarrumada - José Fortuna e Paraíso
- Cama Verde - José Fortuna e Paraíso
- Caminho Largo - José Fortuna
- Caminhos da Vida - J. A. Gimenez – Versão: José Fortuna
- Caminhos Diferentes - José Fortuna e Paraíso
- Canção da Terra - José Fortuna e Jotha Luis
- Candidato e o Caipira - José Fortuna e Pitangueira
- Caneta de Prata - Carlos César e José Fortuna
- Canga do Tempo - José Fortuna e Paraíso
- Cano D´agua - José Fortuna
- Canoeiro do Amor - José Fortuna
- Cantando - Mercedes Simone - Versão: José Fortuna e Pitangueira
- Cantar de Prece - Francisco Lacerda e Avelar Reigota - Adaptação: José Fortuna
- Cante Comigo - Carlos César e José Fortuna
- Canto Chorando - José Fortuna e Paraíso
- Canto dos Ventos - José Fortuna e Paraíso
- Cão Fiel - José Fortuna
- Capelinha Branca (Virgencita de Ca Acupé) - Federico Riera - Versão: José Fortuna
- Carência de Carinhos - José Fortuna e Carlos Cézar
- Carga Pesada - Carlos César e José Fortuna
- Carneirinho do Céu - José Fortuna
- Carrapatos - José Fortuna
- Carreador - José Fortuna e Paraíso
- Carreiro Velho - Carlos César e José Fortuna
- Carro Velho - José Fortuna e Paraíso
- Carta - José Fortuna
- Casa de Sonhos - José Fortuna e Marcito
- Casaco de Pele - Zé Fortuna e Paraíso
- Casarão - José Fortuna e Jotha Luis
- Casinha de Ouro - José Fortuna
- Catedral do Peito - José Fortuna e Paraíso
- Cativeiro - José Fortuna
- Cavaleiro do Luar - José Fortuna e Carlos Cézar
- Cavalo Branco - José Alfredo Jiménez - Versão: José Fortuna
- Cavalo de Ferro - José Fortuna e Marcito
- Cavalo Pampa - José Fortuna
- Cena Real - José Fortuna e Pitangueira
- Cerca de Pau-a-Pique - José Fortuna e Paraíso
- Céu Cinzento - José Fortuna
- Céu Sem Estrelas - José Fortuna e Pitangueira
- Ceuzinho - José Fortuna e Paraíso
- Chaminé dos Campos - José Fortuna
- Chão Batido - José Fortuna e Carlos Cézar
- Chegada - Carlos César e José Fortuna
- Cheiro de Relva - Dino Franco e José Fortuna
- Chico Só - José Fortuna
- Chico Surdo - José Fortuna
- Chifre de Boi - José Fortuna
- Chiquinha Morena - José Fortuna
- Chuva de Pranto - José Fortuna e Mairiporã
- Chuva Grossa - José Fortuna
- Chuva Mansa - José Fortuna
- Chuva na Serra - Carlos César e José Fortuna
- Chuvisqueiro - José Fortuna
- Cidade Contra Cidade - Carlos Cézar, José Fortuna e Valentino Guzzo
- Ciriema do Serrado - José Fortuna e Paraíso
- Cirurgião da Natureza - José Fortuna
- Cocho de Cabreúva - José Fortuna e Paraíso
- Cofre do Amor - José Fortuna e Mairiporã
- Coisas Pequeninas - José Fortuna
- Colchão Errado - Carlos César e José Fortuna
- Colônia Vazia - José Fortuna e Mairiporã
- Como Tem Maria - José Fortuna e Jair Gonçalves
- Condenado - José Fortuna e César
- Condenado Por Amor - José Fortuna
- Conselho de Amiga - José Fortuna e Pinga Fogo
- Conselhos de Pai - Carlos Cézar, José Fortuna e Osvaldo Bettio
- Conselho Pras Moças - José Fortuna
- Conversa Vai - José Fortuna e Pitangueira
- Coqueiro da Solidão - José Fortuna
- Coração Amante - José Fortuna e Paraíso
- Coração Bomba Relógio - José Fortuna e Praense
- Coração Dançarino - José Fortuna e Mabel
- Coração de Homem - José Fortuna e Pitangueira
- Coração Doente - José Fortuna e Paraíso
- Coração em Brasa - José Fortuna
- Coração Ferido - Bonifácio Colazo - Versão: José Fortuna
- Coração que Dói - José Fortuna e Carlos César
- Coração Teimoso - José Fortuna
- Cordilheira - José Fortuna e Jesualdo
- Corinthians e Palmeiras - José Fortuna
- Coroa na Lua - José Fortuna e Paraíso
- Corre Corre - José Fortuna e Pitangueira
- Cortador de Cana - José Fortuna e Paraíso
- Cortina Branca - José Fortuna
- Cowboy - Carlos Cézar e José Fortuna
- Coxinilho - José Fortuna e Paraíso
- Crianças do Brasil - José Fortuna e Zé Carreiro
- Crime de Amor - José Fortuna e Pitangueira
- Cruz da Vida - José Fortuna
- Cruz de Ouro - José Fortuna e Inhana
- Cultura e Sabedoria - José Fortuna e J. dos Santos
- Cunhada - José Fortuna e Paraíso
- Curva Triste - José Fortuna
- Dama do Meu Bairro - Carlos César e José Fortuna
- Dança da Quadrilha - Rodolfo Vila e José Fortuna
- Dançar Quadrilha - José Fortuna
- Datas do Ano - José Fortuna e Mairiporã
- De Mãe Para Filho - Paraíso e José Fortuna
- De Olho Nela - José Fortuna
- De que Adianta - José Fortuna e Tião do Carro
- De um Tempo Pra Cá - José Fortuna
- Decifrando - Tonico e José Fortuna
- Decisão (Nosso Filho Será o Juiz) - José Fortuna
- Deixe que Saia a Lua - José Alfredo Gimenez - Versão: José Fortuna
- Deixe Sair a Lua - José Alfredo Jiménez - Versão: José Fortuna
- Derradeira Esperança - José Fortuna
- Desafio - José Fortuna
- Desafio do Homem e a Mulher - José Fortuna
- Descrença - José Fortuna
- Desde que o Dia Amanhece - José Fortuna e Pepe Guizer
- Desde que Saia a Lua - José Fortuna
- Desejo - José Fortuna e Paraíso
- Despedida de Solteiro - José Fortuna e Zé Carreiro
- Destino Cruel - José Fortuna
- Destino Sofredor - José Fortuna e Sulino
- Destinos Trocados - José Fortuna
- Dezoito Horas de Amargura - José Fortuna e Paraíso
- Diferença de Idade - José Fortuna e Jotha Luis
- Diga que Sim - A. Esparza Oteo - Versão: José Fortuna
- Dilúvio de Paixão - José Fortuna e Paraíso
- Diploma de Carreiro - José Fortuna e Paraíso
- Disco Quebrado - José Fortuna
- Distante - José Fortuna
- Distante de Mim - J. dos Santos e José Fortuna
- Distração - José Fortuna
- Divina Pecadora - José Fortuna e Pitangueira
- Divorciados - Dino Franco e José Fortuna
- Do Inferno Para o Lar - José Fortuna, Pinga Fogo e Faísca
- Do que o Boiadeiro Gosta - J. dos Santos e José Fortuna
- Doces Memórias - M. Newburi – Versão: José Fortuna
- Doença Esquisita - José Fortuna
- Dois Destino - José Fortuna
- Dois Destinos - José Fortuna e Pitangueira
- Dois Destinos - Dilermando Reis e José Fortuna
- Dois Mundos - Sulino, José Fortuna e Rubens Armani
- Dois Ninhos - José Fortuna
- Dorzinha Boba - José Fortuna e Carlos Cézar
- Drama da Vida - José Fortuna e Pitangueira
- Duas Almas - José Fortuna
- Duas Estrelas - José Fortuna
- Duas Irmãs - José Fortuna
- É a Cara do Pai - José Fortuna e Carlos César
- E de Repente, a Soja - José Fortuna
- É Muito Pra Minha Cabeça - José Fortuna e Paraíso
- El Picolo Mondo - José Fortuna
- Ela Chorou - José Fortuna
- Encruzilhada da Vida - José Fortuna e Marrueiro
- Enquanto - José Fortuna
- Enrolado - José Fortuna e Paraíso
- Entre o Amor e a Cruz - Carlos César e José Fortuna
- Entre o Amor e o Dever - José Fortuna
- Enxame de Abelha - José Fortuna
- Enxoval de Noiva - Luisinho e José Fortuna
- Éramos Seis - Carlos Cézar e José Fortuna
- Erro de Amor - José Fortuna
- Escola de Peão - Carlos César e José Fortuna
- Escravo da Dor - Carlos César e José Fortuna
- Escravo do Amor - José Fortuna e Miguel Ângelo Rogieri
- Espelho do Tempo - José Fortuna
- Espera - Carlos César e José Fortuna
- Essa Pinga Mata Nóis - José Fortuna e Carlos Cézar
- Esta Cruz Eu Carrego Sozinha - Carlos César e José Fortuna
- Está Nascendo Agora - José Fortuna e Carlos Cézar
- Estações da Vida - José Fortuna
- Esteio de Aroeira - José Fortuna
- Estância Vazia - José Fortuna
- Esteio de Aroeira - José Fortuna
- Estou de Bem com a Vida - José Fortuna e Carlos Cézar
- Estrada - Carlos Cézar e José Fortuna
- Estrada Boiadeira - José Fortuna
- Estrada da Vida - Barrinha e José Fortuna
- Estrada do Tempo - José Fortuna e Paraíso
- Estradas do Mundo - José Fortuna
- Estradeiro Errante - José Fortuna
- Estrela D´alva - José Fortuna
- Estrela do Pastor - José Fortuna e Raimundo Prates
- Eterna Despedida - José Fortuna e Paraíso
- Eternidade - José Fortuna
- Eternos Amantes - José Fortuna e Paraíso
- Eu Amo - José Fortuna e Paraíso
- Eu e o Tempo - José Fortuna
- Eu Estou Num Bagaço - José Fortuna e Paraíso
- Eu Fui Cantar Numa Festa - José Fortuna
- Eu Não Sei se Caso - José Fortuna e Pitangueira
- Eu Queria - Carlos César e José Fortuna
- Eu Queria Dormir e Acordar Criança - José Fortuna
- Eu Quero Beber - José Fortuna e Sid Biá
- Eu Sei Porque - José Fortuna
- Eu Sou Mais Eu - José Fortuna e Carlos César
- Eu Tava Agarrado - José Fortuna
- Eu Te Amo - José Fortuna e Paraíso
- Eu Venho Agradecer a Deus - José Fortuna e Carlos Cézar
- Eu Venho de Muito Longe - José Fortuna
- Excursão ao Rio Grande - José Fortuna
- Experiência de Amor - José Fortuna e Paraíso
- Expresso Boiadeiro - Carlos Cézar e José Fortuna
- Fã Desconhecida - José Fortuna e Tião Carreiro
- Falando de Saudade - Dino Franco e José Fortuna
- Falta de Diálogo - José Fortuna e J. dos Santos
- Fandangueiro Valente - José Fortuna
- Fantasia de Carnavá - José Fortuna
- Faz de Conta - Carlos César e José Fortuna
- Feliz Encontro - José Fortuna e Paraíso
- Feliz é o Louco - José Fortuna e Paraíso
- Filha da Natureza - José Fortuna
- Filho Adotivo - Carlos Cézar e José Fortuna
- Filho de Ninguém - José Fortuna e Pitangueira
- Filho Deficiente - José Fortuna e Paraíso
- Filho Trocado - José Fortuna e Paraíso
- Filhos de Ninguém - José Fortuna
- Filhos do Oriente - José Fortuna
- Finados - José Fortuna
- Final - José Fortuna e Paraíso
- Fiquei - José Fortuna e Paraíso
- Flauta do Sertão - José Fortuna e Paraíso
- Flor de Açucena - José Fortuna
- Flor de Ipê (“Violão de Ipê”) - José Fortuna
- Flor Divinal - José Fortuna
- Flor do Baile - José Fortuna e Pitangueira
- Flor do Desprezo - José Fortuna e Sulino
- Flor Proibida - Zé Carreiro e José Fortuna
- Flor Serrana - José Fortuna e Daniel Salinas
- Flores, Aves e Animais (As Flores e os Animais) - José Fortuna e Paraíso
- Flores e Espinhos - José Fortuna e Paraíso
- Floray - José Fortuna e Cerreirinho
- Flores Para Mamãe - José Fortuna e Mairiporã
- Fogo Apagou - José Fortuna
- Foi - José Fortuna
- Foi Assim - José Fortuna
- Folha Seca - José Fortuna
- Fome de Beijos - José Fortuna
- Fonte da Vida - Dino Franco e José Fortuna
- Formiguinha - José Fortuna
- Forno de Lenha - José Fortuna
- Fronteiriça - José Fortuna
- Fui Eu - José Fortuna
- Futebol do Iê-iê-iê Contra o Lari-Larai - José Fortuna
- Garimpeiro do Planalto - José Fortuna e Carlos Cézar
- Garota da Lanchonete - Paraíso e José Fortuna
- Gauchinha Linda - José Fortuna
- Geração de Boiadeiro - José Fortuna e Carlos César
- Gosto Gostoso - Paraíso e José Fortuna
- Gota D´agua - José Fortuna
- Greve de Amor - José Fortuna e Tião do Carro
- Grinalda da Noiva - José Fortuna
- Grito da Mata - José Fortuna e Edinho da Mata
- Grito da Verdade - José Fortuna e Paraíso
- Guarânia da Praia - José Fortuna e Paraíso
- Herança de Meu Pai - José Fortuna
- Hino ao Trabalhador Brasileiro - José Fortuna e Carlos Cézar
- Hino do Trabalhador (Trabalhador Amigo) - José Fortuna e Carlos Cézar
- História dos Times - José Fortuna
- Hoje Eu Quero Beber - Biá e José Fortuna
- Homenagem a Catulo - José Fortuna
- Homenagem ao Sargento Holembach - José Fortuna e Sargento Waldomiro Salvador
- Horas Eternas - José Fortuna, Paraíso e Barrerito
- Horas Tristes - José Fortuna
- Horizonte Belo - Carlos Cézar e José Fortuna
- Horizonte Largo - José Fortuna e Paraíso
- Ilusão do Sonho - José Fortuna
- Índia - José Asunción Flores e Manuel Ortiz Guerrero - Versão: José Fortuna
- Índia Diacuí - José Fortuna
- Índio - José Fortuna
- Infância Brinquedo - José Fortuna
- Infidelidade - Carlos Cézar e José Fortuna
- Inquilino do Peito - José Fortuna e Paraíso
- Intervalo de Lágrimas - José Fortuna e Paraíso
- Ipê - José Fortuna
- Ipê dos Campos - José Fortuna
- Irmã Maria - José Fortuna
- Irmão de Estrada - José Fortuna e Mairiporã
- Irmãos Coragem - José Fortuna e Pitangueira
- Isca de Negrão - José Fortuna e J. dos Santos
- Isto é Madri - Roubanis - Versão: José Fortuna
- Italiano Leiloeiro - José Fortuna
- Itápolis - José Fortuna
- Jaboticabeira - José Fortuna
- Jacarandá - Sulino e José Fortuna
- Janelas do Mundo - Carlos Cézar e José Fortuna
- João Ninguém - José Fortuna e Zeca
- Jogo da Vida - José Fortuna
- Jornada da Vida - José Fortuna
- Jornais do Dia - José Fortuna e Paraíso
- Jovens da Roça - José Fortuna e Paraíso
- Juca Romão - José Fortuna
- Juca Valente - José Fortuna
- Jussara - Versão: José Fortuna
- Justiceiro - "Jalisco" - Versão: José Fortuna
- Juventude que Perdi - José Fortuna, Paraíso e Barrerito
- Lacinho no Dedo - José Fortuna e Paraíso
- Laço de Amor - José Fortuna e Sulino
- Laço de Couro Magro - José Fortuna e Carlos César
- La Golondrina (“A Andorinha”) - Versão: José Fortuna
- Lagoa Seca - José Fortuna e Paraíso
- Lágrimas - Carlos César e José Fortuna
- Lágrimas de Mãe - José Fortuna
- Lágrimas de Pai - José Fortuna e Pitangueira
- Lágrimas de um Ladrão - José Fortuna
- Lamento Nordestino (Lamento Borincano) - Rafael Hernandez - Versão: José Fortuna
- Lar Destruído (Regalo de Amor) - Maurício Cardozo Ocampo - Versão: José Fortuna
- Lembrança - José Fortuna
- Lenda da Valsa dos Noivos - José Fortuna
- Lendas do Sul - José Fortuna
- Liberdade - José Fortuna e Paraíso
- Livro do Destino - José Fortuna e Mário Aguinaldo
- Longe - José Fortuna e Carlos César
- Longos Caminhos - José Fortuna e Luizinho
- Loteria do Amor - José Fortuna
- Loteria Esportiva - José Fortuna
- Louco de Amor - Sulino e José Fortuna
- Lua de Mel - José Fortuna
- Lua Invejosa - José Fortuna e Paraíso
- Luar de Março - José Fortuna
- Lugar Comum - José Fortuna
- Lugarejo - José Fortuna e Juraci
- Luz Acesa - José Fortuna, Paraíso e Martinez
- Má Nem Não - José Fortuna e Pitangueira
- Má Pagadora - Felipe Valdés Leal - Versão: José Fortuna
- Maçã do Amor - José Fortuna e Paraíso
- Madalena - José Fortuna e Paraíso
- Madrasta - José Fortuna e Carlos César
- Madrugar - José Fortuna
- Mãe Querida - Zé Fortuna e Anastácio Machado
- Mãe Terra - José Fortuna e Paraíso
- Mãezinha Feliz - José Fortuna e Jeca Mineiro
- Mãezinha Querida - José Fortuna
- Mais um Ano - José Fortuna
- Mais um "Fio" Só - José Fortuna e João Borges
- Mais uma Chance - Carlos César e José Fortuna
- Maldito Ciúme - José Fortuna e Paraíso
- Mal Entendido - José Fortuna
- Mamãe, Luz dos Meus Olhos - José Fortuna
- Mamãezinha Abandone Este Lugar - José Fortuna
- Mané Preguiça - José Fortuna
- Manhã - José Fortuna
- Manhãs em Flor - José Fortuna e Paraíso
- Manhã em Flor - José Fortuna e Porfírio Goliberto
- Manhã Sem Aurora - Carlos César e José Fortuna
- Mãos que Falam - José Fortuna
- Marcada - José Fortuna e Domingos Plastina
- Marcas da Saudade - Carlos César e José Fortuna
- Mar de Guarujá - Versão: José Fortuna
- Mar Vermelho - José Fortuna e Zé Carreiro
- Maré Mansa - José Fortuna e Paraíso
- Mares da Vida - José Fortuna
- Maria das Dores - José Fortuna
- Maria Tereza - José Fortuna
- Mata Molhada - José Fortuna e Edinho da Matta
- Matemática do Amor - José Fortuna e Paraíso
- Matogrossense - José Fortuna, Luisinho e Zezinha
- Mau Pagadora José Fortuna e L. V. Leal
- Me Deixa Louco - José Fortuna e Paraíso
- Me Envenenei nos Teus Beijos - José Fortuna e Paraíso
- Meditação de Sertanejo - José Fortuna
- Meia Hora de Amor - José Fortuna e Praense
- Meia Noite - José Fortuna e Barrinha
- Menino Boiadeiro - Carlos César e José Fortuna
- Menino Catireiro - José Fortuna
- Menino de Feira - Carlos César e José Fortuna
- Menino Pobre - José Fortuna e Pitangueira
- Mentira de Amor - Sulino e Zé Fortuna
- Mentiras de Pescador - José Fortuna
- Mestre Carreiro - José Fortuna e Jurasilva
- Metade de Mim - José Fortuna e Paraíso
- Metade de Vida - José Fortuna
- Meu Amigo Violão - José Fortuna e Pitangueira
- Meu Bom Velhinho - José Fortuna
- Meu Caminho (Camiñito) - Juan de Dios Filiberto e Gabino Coria Peñaloza - Versão: José Fortuna
- Meu Filho Será o Juiz - José Fortuna e Carlos César
- Meu Lamento - Carlos César e José Fortuna
- Meu Mundo Colorido - José Fortuna e Paraíso
- Meu Nome (Anel de Casamento) - José Fortuna e Sulino
- Meu Nome é Ninguém - José Fortuna
- Meu Passado - José Fortuna
- Meu Pontiado - José Fortuna e Pitangueira
- Meu Primeiro Amor (Lejania) - Hermínio Gimenez - Versão: José Fortuna e Pinheirinho Jr
- Meu Rio Pequeno - Campos Salles e José Fortuna
- Meu Sabiá – José Fortuna
- Meu Sabiá – José Fortuna
- Meus Três Encontros - José Fortuna e Mairiporã
- Meu Telefone - Carlos Cézar e José Fortuna
- Meu Tordilho - Carlos César e José Fortuna
- Minha Alma no Sertão - José Fortuna e Jotha Luis
- Minha Felicidade - José Fortuna e Sulino
- Minha História Musical - José Fortuna, Raul Torres, João Pacífico e Alvarenga
- Minha Oração - Eládio Martinez, Emigdio Ayala Baez, Baez e José Fortuna
- Minha Pátria Minha Viola - Faísca e José Fortuna
- Minha Primeira Professora - José Fortuna
- Minha Terra Distante - Emigdio Ayala Baez - Adaptação: José Fortuna
- Minha Velha - José Fortuna e Carlos César
- Minha Vida em Suas Mãos - José Fortuna
- Minhas Canções - José Fortuna
- Minhas Mãos - José Fortuna
- Minhas Noites Sem Você - José Fortuna, Demetrio Ortiz e María Teresa Márquez
- Moça Caminhoneira - Carlos César e José Fortuna
- Moça da Estrada - José Fortuna e Tião do Carro
- Moça do Carro de Boi - Carlos César e José Fortuna
- Moça Gorda - José Fortuna e Pitangueira
- Moça Infeliz - José Fortuna e Mairiporã
- Moça Magra - José Fortuna
- Moço do Baile - Paraíso e José Fortuna
- Moda da Semana - José Fortuna
- Moda das Flores - José Fortuna e Raul Torres
- Moda das Oito Cores - José Fortuna e Raul Torres
- Moda dos Defeitos - José Fortuna
- Monjolo - José Fortuna
- Monjolo Antigo - José Fortuna
- Mordidinha no Nariz - José Fortuna e José Russo
- Morto Por Dentro - José Fortuna, Paraíso e Barrerito
- Motorista de Táxi – José Fortuna e Paraíso
- Motorista de Táxi - José Fortuna, Paraíso e Barrerito
- Motorista do Amor - José Fortuna, Paraíso e Creone
- Mourão Queimado - José Fortuna e Sulino
- Muchachita Mia - José Fortuna
- Mulher Cachaça e Viola - José Fortuna e Paraíso
- Mulher Cavaleira - José Fortuna e Paraíso
- Mulher Errante - Sulino e José Fortuna
- Mulher Orgulhosa - José Fortuna e Paraíso
- Mulher Viola - José Fortuna
- Mundo Grande - José Fortuna
- Mundo Lindo - Manoel Peomian - Versão: José Fortuna
- Mundo Louco - José Fortuna
- Mundo Vazio - José Fortuna e Carlos Cézar
- Mundo Velho Sem Porteira - Carlos Cézar e José Fortuna
- Mutirão - José Fortuna
- Na Hora do Beijo - José Fortuna e Carlos Cézar
- Não Chore Mãezinha - José Fortuna
- Não Chores Mamãezinha - José Fortuna
- Não é Pecado Querer - José Fortuna e Zé do Rancho
- Não Existe Solidão - Ray Coniff - Versão: José Fortuna
- Não Há Mal que Sempre Dure - José Fortuna
- Não me Abandones - Enrique de Hoz - Versão: José Fortuna
- Nas Águas do Rio - José Fortuna
- Nas Asas da Garça Branca (João Caçador) - José Fortuna e Marrueiro
- Nasce uma Esperança - José Fortuna
- Natal - José Fortuna
- Natal Sertanejo (Poema) - José Fortuna
- Natal Sertanejo - Carlos Cézar e José Fortuna
- Né Pai - José Fortuna
- Negócio do Amor - José Fortuna e Tião do Carro
- Ninguém Ganha Sem Perder - José Fortuna, Paraíso e Barrerito
- Ninguém Vence o Amor - José Fortuna
- No Céu de Seus Olhos - José Fortuna
- No Decote do Horizonte - José Fortuna e J. dos Santos
- No Fim Deste Caminho - José Fortuna
- No Mar Negro - Léo Rodi - Versão: José Fortuna
- No Pé da Goiaba - Zé Fortuna
- No Tempo do Vovô - Dilermando Reis e José Fortuna
- No Tempo que Te Amei - José Fortuna
- Noite Azul - José Fortuna
- Noite de Chuva - José Fortuna e Pitangueira
- Noite de Lua - José Fortuna e Dilermando Reis
- Noite de Ronda (Noche de Ronda) - Maria Teresa Lara - Versão: José Fortuna
- Noite do Sertão - José Fortuna
- Noite Eterna - José Fortuna
- Noite Feliz - Adaptação: José Fortuna e Carlos Cézar 1981
- Noite Perdida - José Fortuna, Martiniano, Ireneo Barrios e Da Silva
- Noite Triste - José Fortuna e Sulino
- Noites do Paraguai - Versão: José Fortuna
- Noites Tristes - Lourival Siriano, José Fortuna e Ana Lúcia Freitas
- Noiva Sertaneja (La Novia) - J. Prieto e José Fortuna
- Nos Amamos Tanto - José Fortuna e Paraíso
- Nos Braços da Saudade - José Fortuna e Sulino
- Nós e os Loucos - José Fortuna e Paraíso
- Nossa Senhora da Penha - José Fortuna
- Nossa Senhora dos Enfermos -José Fortuna
- Nosso Amor é Mais Importante - José Fortuna e Carlos Cézar
- Nosso Herdeiro - Zé Fortuna e Dino Franco
- Nosso Retrato - José Fortuna e Sulino
- Nossos Desejos - José Fortuna e Sulino
- Nossos Filhos - José Fortuna e Pitangueira
- Nunca Mais - José Fortuna e Carlos Cézar
- Nunca Mais Pedirei Perdão - José Fortuna e Serafim Antonio
- Nuvem Vermelha - José Fortuna e Paraíso
- O Adeus de Pelé - José Fortuna e Pitangueira
- O Afilhado - José Fortuna e Carlos Cézar
- O Alto-Falante - José Fortuna
- O Aparício e o Aparecido - José Fortuna e Paraíso
- O Baile do Bepe - José Fortuna e Pitangueira
- O Balanço do Cajueiro - José Fortuna
- O Barqueiro - José Fortuna
- O Beija-flor e a Rosa - José Fortuna e Carlos César
- O Beijo da Morte - José Fortuna
- O Belo da Vida - José Fortuna
- O Bezerrinho - José Fortuna
- O Bicho Homem - José Fortuna e Paraíso
- O Cachorrinho do Enterro - José Fortuna e Mairiporã
- O Candidato e o Caipira - José Fortuna
- O Cantor que Virou Canção - José Fortuna
- O Carreador - Paraíso e José Fortuna
- O Carro e a Faculdade - Sulino e José Fortuna
- O Casamento da Pierina e o Vitório (Poema) - José Fortuna
- O Castigo da Cruz - José Fortuna e Gentil Rossi
- O Castigo do Caçador - José Fortuna
- O Ceguinho - José Fortuna
- O Chaminé - José Fortuna
- O Circo - José Fortuna
- O Cobrador de Promessa - José Fortuna
- O Convite - Zé Fortuna e Paraíso
- O Coração da Viola (Viola de Caviúna) - José Fortuna e Piracicaba
- O Desfecho da Piada - José Fortuna
- O Dia de uma Mulher - José Fortuna e Paraíso
- O Dia de um Homem (Monólogo) - José Fortuna
- O Direito de Errar - José Fortuna
- O Direito de Viver - José Fortuna e Mário Aguinaldo
- O Doador - José Fortuna e Paraíso
- O Drive-in - Carlos César e José Fortuna
- O Encerado - José Fortuna e Nivaldo Ferreira
- O Fabricante da Morte - José Fortuna
- O Filho do Lixeiro - José Fortuna e Donizeti
- O Filho que Volta - José Fortuna e Barrinha
- O Fim da Ponte - José Fortuna
- O Forasteiro - Carlos César, José Fortuna e Virgínia Kheer
- O Galo Cantou - José Fortuna
- O Grande Amanhã - José Fortuna
- O Grande Arquiteto - José Fortuna e Carlos César
- O Home D'água - José Fortuna e Vicente Lia
- O Homem e a Natureza - Hedy West - Versão: José Fortuna
- O Imigrante - José Fortuna e Paraíso
- O Ipê e o Prisioneiro (Ipê Florido) - José Fortuna e Paraíso
- O Italiano Leiloeiro - José Fortuna
- O Jardineiro - José Fortuna
- O Justiceiro - José Fortuna
- O Justiceiro - M. Esperón e E. M. Cortazar - Versão: José Fortuna
- O Ladidiota - Zé Fortuna
- O Longe Não Existe - José Fortuna
- O Maior Presente - José Fortuna e Luizinho
- O Menino Boiadeiro - José Fortuna e Carlos César
- O Menino da Cesta - José Fortuna
- O Menino da Igreja - José Fortuna
- O Menino Jesus - José Fortuna
- O Messias - Carlos Cézar e José Fortuna
- O Milésimo Gol de Pelé - José Fortuna
- O Motel - José Fortuna e Carlos César
- O Negócio do Amor - José Fortuna e Tião do Carro
- O Paiol - José Fortuna
- O Palhaço - Geraldo Nunes e José Fortuna
- O Palpite do Sapo - José Fortuna
- O Perigo de Amar Demais - José Fortuna e Pitangueira
- O Pescador - Carlos Cézar e José Fortuna
- O Pico das Nuvens Brancas - José Fortuna
- O Pilão - José Fortuna e Paraíso
- O Poder da Fé - José Fortuna
- O Poema do Sorriso - José Fortuna
- O Ponteio da Viola - José Fortuna e Paraíso
- O Povo da Roça - José Fortuna e Carlos Cézar
- O Primeiro Amor Não se Esquece - José Fortuna
- O Punhal da Vingança - José Fortuna e Nino Silva
- O Punhal e a Cruz - José Fortuna e Pitangueira
- O que Ele Fez - Carlos Cézar e José Fortuna
- O Rancho Grande - Emilio Uranga, Silvano Ramos e Juan Diaz Del Moral - Versão: José Fortuna
- O Rastro do Carreiro - José Fortuna
- O Salto da Morte - José Fortuna e Pitangueira
- O Santo da Natureza - José Fortuna e Paraíso
- O Segredo da Confissão - José Fortuna e Bambuí
- O Selo de Sangue - José Fortuna
- O Semeador - José Fortuna
- O Seu Fim é Aqui - José Fortuna
- O Sinuelo - José Fortuna, Paraíso e Nhô Morais
- O Sol Amigo (O Sole Mio) - Eduardo Di Capua e Giovanni Capurro - Versão: José Fortuna
- O Sol e a Lua - José Fortuna e Pitangueira
- O Sonho da Menina Órfã - José Fortuna
- O Substituto - José Fortuna e Paraíso
- O Tabu Continua - José Fortuna e Pitangueira
- O Tango do Adeus - José Fortuna e Lucílio Antunes dos Santos
- O Toca-fitas - José Fortuna e Paraíso
- O Trem das Dezoito Horas - Carlos César e José Fortuna
- O Vai e Vem do Carreiro - Carlos Césare José Fortuna
- O Varal - José Fortuna e Paraíso
- Oceando da Vida - Zé Carreiro e José Fortuna
- Oito Baixos - José Fortuna
- Olha Eu Aqui Chegando - Carlos César e José Fortuna
- Olhos do Pensamento (Poema) - José Fortuna
- Ombro Amigo - Carlos César e José Fortuna
- Onde Anda o Canoeiro - José Fortuna e Jair Sanches
- Oração à Minha Amada - Versão: José Fortuna
- Órfão de Pais Vivos - Carlos César e José Fortuna
- Orgulho - José Fortuna
- Orgulho Maldito - José Fortuna e Carlos Cézar
- Orquestra da Natureza - José Fortuna e Dino Franco
- Orquestra em Família - José Fortuna
- Os Insensíveis - José Fortuna e Paraíso
- Os Irracionais - José Fortuna e Paraíso
- Os Olhos de Santa Luzia - José Fortuna
- Os Passos da Vida - José Fortuna
- Os Três Repiques do Berrante - Carlos César, José Fortuna e Silveirinha
- Os Valentes Também Amam - José Fortuna
- Osasco, Cidade Sorriso (Poema) - José Fortuna
- Pagode Bão - José Fortuna
- Paineira Velha - José Fortuna
- País do Coração - José Fortuna e Paraíso
- Panha de Algodão - José Fortuna e Paraíso
- Pantanal de Pranto - José Fortuna e J. dos Santos
- Papai e Mamãe - José Fortuna e Mariporã
- Papai e Mamãe (Poema) - José Fortuna
- Parabéns - José Fortuna
- Paraguaio Lindo - Chinita de Nicola e Cirilo R. Zayas - Versão: José Fortuna
- Paraguíta Querida - José Fortuna
- Paraná - José Fortuna
- Parque de Diversão - José Fortuna
- Pascoalino Carroceiro - José Fortuna
- Passarinho Prisioneiro - Versão: José Fortuna
- Pássaro Azul - José Fortuna
- Pássaro Branco - José Fortuna
- Pé de Bananeira - José Fortuna
- Pé Frio - José Fortuna
- Peão Sertanejo - José Fortuna
- Pecado de Amor - José Fortuna
- Pecado Sublime - José Fortuna e Pitangueira
- Pecado Sublime II - José Fortuna e Paraíso
- Pedaço de Pão - José Fortuna e Carminha
- Pedaços de Mim - Dom Gibson - Versão: José Fortuna
- Pedaços de Nós - José Fortuna e Tião do Carro
- Pedágio da Vida - José Fortuna e Mairiporã
- Pedido de Casamento - José Fortuna e Pitangueira
- Peito de Aço - José Fortuna
- Peitoral de Argolas - José Fortuna
- Pelé e Rivelino - José Fortuna
- Pelo Mundo - José Fortuna e Carlos César
- Peneira o Coco - José Fortuna
- Pequenito - José Fortuna e Carlos Cézar
- Pequeno Mundo - José Fortuna
- Perdão - José Fortuna e Cantador
- Perdão - Zé Fortuna e Carlos Cézar
- Pesadão - José Fortuna e Carlos Cézar
- Pico da Montanha - José Fortuna
- Pirassununga - José Fortuna
- Pirilampos ao Luar - José Fortuna e Luizinho
- Piscina - José Fortuna e Paraíso
- Planeta Terra - José Fortuna e Jotha Luis
- Pobre Destino - José Fortuna
- Pode Contá - José Fortuna e Pitangueira
- Poema das Profissões - José Fortuna
- Poema dos Olhos - José Fortuna
- Pomba do Ar - José Fortuna e Carlos Cézar
- Pombinha Branca (Vola Colomba) - Carlo Concina e Bruno Cherubini - Versão: José Fortuna e Pitangueira
- Pombinha de Penas Brancas - José Fortuna
- Pombo-Correio - José Fortuna
- Pontinha do Coração - José Fortuna e Paraíso
- Pontinho Verde - José Fortuna
- Porque - José Fortuna e Pitangueira
- Porque - José Fortuna
- Porque Chorar - José Fortuna e Jaguarão
- Porque Você Não Gosta de Mim - Carlos César e José Fortuna
- Porta do Coração - José Fortuna e Tião Carreiro
- Porta Encostada - José Fortuna e Paraíso
- Porta-Jóia do Amor - José Fortuna e Paraíso
- Portal do Amor - José Fortuna e Paraíso
- Porteira da Estrada - José Fortuna
- Porto Alegre - José Fortuna e Pitangueira
- Povo - José Fortuna
- Povo da Roça - José Fortuna
- Pra Onde Vou - José Fortuna
- Pra Que - José Fortuna e Paraíso
- Pra que me Serve a Vida - José Fortuna e Carlos Cézar
- Pra que Voltar - José Fortuna e Paraíso
- Praia da Ilusão - Zé Fortuna
- Praia Serena - José Fortuna
- Pranto da Saudade - José Fortuna e Sulino
- Prazer e Suor - Paraíso e José Fortuna
- Preconceito - Sebastião Ananias e José Fortuna
- Presente da Menina Órfã - José Fortuna
- Presidentes do Brasil - José Fortuna e Mairiporã
- Preso na Liberdade - José Fortuna e J. dos Santos
- Primeira Comunhão - José Fortuna e Pitangueira
- Primeiro Crime - Milton José e José Fortuna
- Prisão da Felicidade - José Fortuna e Paraíso
- Prisão do Mundo - José Fortuna
- Prisão na Liberdade - José Fortuna
- Prisioneiro - José Fortuna
- Prisioneiro do Mundo - José Fortuna e Nízio
- Procisão - José Fortuna, Paraíso e Barrerito
- Procura - José Fortuna
- Programa do Gil - Carlos Cézar e José Fortuna
- Progresso e Democracia - Paraíso e José Fortuna
- Pulga Malvada - José Fortuna e Pitangueira
- Punhal da Vingança - José Fortuna e Nino Silva
- Quando a Lua Vem Surgindo - Sulino e José Fortuna
- Quando Chegam as Férias - José Fortuna e Sulino
- Quando Tudo Virar Saudade - Carlos César e José Fortuna
- Quando Você Voltar - José Fortuna e Carlos Cézar
- Quarto Centenário - José Fortuna
- Quarto de Solteiro - José Fortuna
- Quarto Solitário - José Fortuna e Ronaldo Adriano
- Quarto Solitário - José Fortuna e Paraíso
- Que Falta que Eu Sinto - Carlos César e José Fortuna
- Que Gosto Tem o Beijo - José Fortuna
- Que Pena - José Fortuna
- Quero que Vá Tudo Pro Céu -José Fortuna e Pitangueira
- Quisera Ser Amado - B. Bros - Versão: José Fortuna
- Rádio Vitrola - José Fortuna e Paraíso
- Rainha do Caminhoneiro - José Fortuna e Carlos César
- Rainha do Campo - Eldo di Lazzaro e Bruno Di Lazzaro - Versão: José Fortuna
- Rainha do Sonho - José Fortuna
- Raio de Sol - Tafarella e José Fortuna
- Raiz - José Fortuna e Paraíso
- Raiz da Saudade - Barrinha e José Fortuna
- Raízes do Amor - Paraíso e José Fortuna
- Rancheiro Triste - José Fortuna
- Rancho Grande - Versão: José Fortuna
- Recordação - José Fortuna
- Regresso - Biá e José Fortuna
- Rei da Estrada - José Fortuna
- Rei dos Homens - José Fortuna e Geraldo Nunes
- Relógio de Ponto - José Fortuna e Marcito
- Relógio do Sertão - José Fortuna e Jotha Luis
- Remorso - Luizinho e José Fortuna
- Renúncia - A. Valdez Herrera - Versão: José Fortuna
- Resposta da Carta - José Fortuna e Sulino
- Resposta da Carta - José Fortuna
- Resto de Neblina - José Fortuna
- Retalhos de Amor - José Fortuna
- Retireiro da Fazenda - José Fortuna
- Ribada - Carlos Cézar e José Fortuna
- Ribeirão Preto - Carlos César e José Fortuna
- Riozinho - Carlos César e José Fortuna
- Roçado Novo - José Fortuna
- Roceiro Feliz - José Fortuna
- Roda de Carro - Carlos Cézar e José Fortuna
- Romance Espanhol - José Fortuna
- Rosa do Sonho - José Fortuna e Paraíso
- Rosa Morena - José Fortuna
- Rosário da Vida - José Fortuna e Carlos Cézar
- Rosas de Carne - José Fortuna e Vieirinha
- Roseiral Beirando a Linha - José Fortuna
- Rosto Molhado - Ronaldo Adriano e José Fortuna
- Roupas no Varal - José Fortuna e Paraíso
- Ruas Mortas - José Fortuna
- Rumba Sertaneja - José Fortuna e Carlos Cézar
- Rumo ao Rio Grande - José Fortuna e Monte Alegre
- Rumo ao Sul - José Fortuna
- Sábado Triste - Carlos César e José Fortuna
- Sai Pra Lá Muié - José Fortuna
- Salada Humorística - José Fortuna e Pitangueira
- Salvo Pelo Gongo - Paraíso e José Fortuna
- Santa Bárbara do Oeste - José Fortuna
- Santa Cruz da Estrada - José Fortuna, Piraci e Leôncio
- Santa Cruz das Águas - José Fortuna e Mairiporã
- Santa Izabel - José Fortuna
- Santa Luzia - José Fortuna e Dorinho
- Santa Luzia - Versão: José Fortuna
- São Cristóvão - José Fortuna
- São Paulo, Esquina do Mundo - José Fortuna e Paraíso
- Sararam - José Fortuna
- Saudade Amarga - Carlos César e José Fortuna
- Saudade do Carreiro - José Fortuna e João Cornetione
- Saudades de Itápolis - José Fortuna
- Saudadona - José Fortuna e Paraíso
- Se a Sua Estrela Não Brilha - José Fortuna
- Se Aquela Estrela Contasse - José Fortuna
- Se as Árvores Falassem - José Fortuna e Paraíso
- Se Deus me Desse um Poder - José Fortuna
- Se Eu Fosse um Canarinho - José Fortuna
- Se Eu Soubesse - José Fortuna e Mário Aguinaldo
- Se Não Fosse o Quase - José Fortuna
- Se um Dia Você Sentir Falta - José Fortuna
- Sem Horizonte - José Fortuna
- Sem Motivação - Mairiporã e José Fortuna
- Sem Motivo - Carlos César e José Fortuna
- Semente - José Fortuna
- Semente de Amor - Zé Fortuna e Paraíso
- Senhor - José Fortuna
- Senhora Aparecida - Barrinha e José Fortuna
- Sentidos - José Fortuna, Paraíso e Barrerito
- Sentimento Sertanejo - José Béttio e José Fortuna
- Separação - Carlos César e José Fortuna
- Sepulcro de Caboclo (Letreiro) - José Fortuna
- Seresteiro - José Fortuna
- Serra da Saudade - José Fortuna
- Sertão - José Fortuna e Paraíso
- Sertão de Londrina - José Fortuna
- Sertão do Viradô - José Fortuna
- Sete Dias - José Fortuna
- Seu Rastinho - José Fortuna
- Seus Olhos - José Fortuna e Nhô Cido
- Sibonei no Baião - Versão: José Fortuna
- Silêncio do Berranteiro - Carlos César e José Fortuna
- Silencioso Lago Azul - José Fortuna
- Sim ou Não - Carlos Cézar e José Fortuna
- Sinal de Batão - José Fortuna e Paraíso
- Sinos - José Fortuna e Carlos Cézar
- Sinos da Aldeia - José Fortuna
- Siriema do Serrado - José Fortuna e Paraíso
- Só Deus Sabe (solo Dios Sabe) - José Ramos - Versão: José Fortuna
- Só Por Você - José Fortuna e Paraíso
- Só Pra Podê te Amá - José Fortuna
- Só se Ama uma Vez na Vida - José Fortuna
- Só te Levará Dormindo - José Fortuna
- Sob o Céu de Brasília - Dilermando Reis e José Fortuna
- Sobre o Mar - Versão: José Fortuna
- Sol da Felicidade - José Fortuna
- Sol da Manhã - José Fortuna
- Sol da Montanha - José Fortuna e Carlos Cézar
- Sol da Vida - José Fortuna e Paraíso
- Solidão (Che Picazu Mi) - Eládio Martinez e José Asunción Flores - Versão: José Fortuna
- Somente Esta Noite - José Fortuna e Sulino
- Sonho Bom - José Fortuna e Campeão
- Sonho de Boiadeiro - José Fortuna e Carlos Cézar
- Sonho de Corintiano - José Fortuna
- Sonhos de Criança - José Fortuna
- Sonhos e Realidade - José Fortuna e J. dos Santos
- Sono do Poeta - José Fortuna e Zalo
- Sorriso - Zé Fortuna e Carlos Cézar
- Sorriso - José Fortuna e Paraíso
- Souvenir de Amor - Leonard Marker - Versão: José Fortuna
- Sozinha na Praia - A. Morales e S. N. Bell - Versão: José Fortuna
- Sublime Visão - Versão: José Fortuna
- Tá Comigo Tá com Deus - José Fortuna, Paraíso e Creone
- Tá Espiando - José Fortuna
- Tá Por Fora - José Fortuna
- Tapera de Chico Leite - José Fortuna
- Tardes de Domingo - Luizinho e José Fortuna
- Te Espero a Vida Inteira (Por El Mundo) - G. Ab e L. Sant'Ana - Versão: Carlos César e José Fortuna
- Te Fiz Mulher - José Fortuna e Paraíso
- Telha - José Fortuna
- Telhas da Velhice - José Fortuna
- Tem Muita Diferença - José Fortuna
- Tempo de Amar - José Fortuna e Paraíso
- Temporal de Mágoas - José Fortuna
- Terra - José Fortuna e Paraíso
- Terra Tombada - Carlos César e José Fortuna
- Terreiro Grande - José Fortuna
- Testamento de Poeta - José Fortuna
- Teu Nome Tem Sete Letras - Zé Carreiro e José Fortuna
- Teu Perdão - José Fortuna e Zé do Fole
- Tim Tim Por Tim Tim - Zé Fortuna e Tião do Carro
- Tô Muito Dodói - José Fortuna e Paraíso
- Tô Parado Nela - Carlos Catuipe e Zé Fortuna
- Tô Saindo, Tô Entrando - José Fortuna e Paraíso
- Tô Xonado Pra Xuxu - José Fortuna
- Toadas da Saudade - Arranjo e Adaptação: José Fortuna
- Todas as Mães (Poema) -
- Todas as Profissões (Poema) - José Fortuna
- Toque de Recolher - José Fortuna
- Torcedor Fanático - José Fortuna
- Torres e Florêncio - Carlos César e José Fortuna
- Touro Fusco - José Fortuna
- Traiçoeira Saudade - José Fortuna
- Transamazônica - José Fortuna
- Transplante do Coração - José Fortuna
- Travesseiro Vazio - José Fortuna e Paraíso
- Trem Boiadeiro - José Fortuna
- Trenzinho da Vida - José Fortuna
- Três Batidas na Porteira - José Fortuna
- Três Beijos - José Fortuna
- Três Coisas da Vida - José Fortuna
- Três Degraus - José Fortuna e Carlos César
- Três Namoradas - Dino Franco e José Fortuna
- Trilho Comprido - José Fortuna e Paraíso
- Triste - José Fortuna e Carlos Cézar
- Triste Noivado - José Fortuna e Pitangueira
- Triste Verdade - José Fortuna e Carlos Cézar
- Trocando em Miúdos - José Fortuna
- Trovão na Tarde - Paulo Debétio e José Fortuna
- Tu Serás Minha - José Fortuna
- Tudo Depende de Nós - Carlos César e José Fortuna
- Tudo o que é Bom Pra Mim - José Fortuna
- Tudo ou Nada - José Fortuna
- Uberlândia - José Fortuna
- Última Bandeirada - José Fortuna e Jair Sanches
- Última Valsa - José Fortuna
- Último Adeus - José Fortuna e Fernandes
- Último Bilhete - José Fortuna e Leonel
- Último Cantor - Carlos César e José Fortuna
- Um Filho Só - José Fortuna e João Borges
- Um Italiano, um Baiano e um Português - José Fortuna
- Um Litro de Mé Uma Noite de Amor - Carlos César e José Fortuna
- Uma Luz na Escuridão - José Fortuna
- Uma Noite no Sofá - José Fortuna e Paraíso
- Uma Valsa e Dois Amores - Dilermando Reis e José Fortuna
- Vagalume - José Fortuna
- Vagão Dormitório - José Fortuna
- Vai com Deus (Vaya Con Dios) - Larry Russel, Inez James e Buddy Pepper - Versão: José Fortuna
- Vai Saudade - Sulino e José Fortuna
- Vai Saudade - José Fortuna
- Vai Toada - José Fortuna
- Vai Tudo a Zóio - José Fortuna
- Valente Pioneiro - Carlos César e José Fortuna
- Valsa da Separação - José Fortuna e Pitangueira
- Valsa de Pescador - José Fortuna e Dino Ricci
- Valsa do Amor - José Fortuna e Limeira
- Valsa do Pescador - José Fortuna
- Vamos Viver o Presente - José Fortuna e Carlos Cézar
- Varanda de Rouxinóis - José Fortuna
- Vazio - José Fortuna
- Velha Companheirada - José Fortuna e Goianinho
- Velha Sala - José Fortuna
- Velhas Árvores - José Fortuna
- Velho Caminho - J. A. Flores e M. O. Guerrero - Versão: José Fortuna
- Velho Peão - José Fortuna
- Velho Poço - José Fortuna
- Velho Relógio - José Fortuna e Áurea Cardoso
- Velho Retrato - Sulino, José Fortuna e João Gonçalves
- Velhos Amantes - Carlos César e José Fortuna
- Velhos Caminhos - César e José Fortuna
- Vendaval da Dor - José Fortuna e Carlos César
- Ventania - Carlos Cézar e José Fortuna
- Vento - José Fortuna
- Vento Violeiro - Carlos César e José Fortuna
- Vestidinho de Anjo - José Fortuna
- Vestido Branco - José Fortuna e Pitangueira
- Vestido Colado - José Fortuna e Paraíso
- Vestido da Patroa - José Fortuna
- Vestido Verde - José Fortuna
- Viagem do Pensamento - José Fortuna e Carlos Cézar
- Viagem do Tietê - José Fortuna
- Viajante - José Fortuna
- Vicente o Ladrão - José Fortuna e Carlos César
- Vida - José Fortuna
- Vida de Minha Vida - José Fortuna
- Vida de Violeiro - José Fortuna
- Vida Triste - Carlos César e José Fortuna
- Vidas Fracassadas - José Fortuna
- Vidro de Perfume - José Fortuna e Paraíso
- Vinte Anos de Solidão - Carlos Cézar, José Fortuna e Zezé Soares
- Viola - José Fortuna e Carlos Cézar
- Viola - Téo Azevedo e José Fortuna
- Viola de Caviúna - José Fortuna e Piracicaba
- Viola no Céu - José Fortuna
- Violeiro - José Fortuna
- Violeiro Disposto - Carreirinho e Zé Fortuna
- Virei o Travesseiro - José Fortuna
- Virgem Morena do Rio Paraíba - Carlos César e José Fortuna
- Viva o Nosso Amor - Carlos César e José Fortuna
- Vivendo em Paz - José Fortuna
- Voa Pombinha - Cherubini e Concina - Versão: José Fortuna
- Você - José Fortuna
- Você e a Viola - José Fortuna
- Você Pra Mim é Tudo - Carlos César e José Fortuna
- Volta - José Fortuna e Carlos Cézar
- Voltando - Carlos César e José Fortuna
- Volte - José Fortuna
- Volúvel - José Fortuna e Nízio
- Vôo 315 - José Fortuna e Paraíso
- Vou Deixar de Querer Bem - José Fortuna
- Vovó Mafalda - José Fortuna e Geraldo Nunes
- Voz de Criança - José Fortuna e Pitangueira
- Voz de Mãe - José Fortuna
- Voz do Vento - José Fortuna e Luizinho
- Zé Caboclo - José Fortuna e Pitangueira
- Zé do Laço - José Fortuna e Jeca Mineiro
- Zé Gavião, Inspetor de Quarteirão - José Fortuna
- Zé Madrugada - José Fortuna e João Borges
- Zezinho e Mariquinha - José Fortuna

 

FOTOS

 

Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com