A dupla João Renes e Reny é formada por João Renes Moreira (João Renes) e Donizete de Oliveira Silveira (Reny), nascido em 19 de outubro de 1955, na cidade de José Bonifácio/SP. Surgiu na década de 80 numa estrutura de discos independentes. Com vozes marcantes conquistaram seu espaço no cenário sertanejo.
Em 1984 gravaram seu grande sucesso "Ausência". Essa música trazia um arranjo moderno para a época, com guitarras e cordas. Os arranjos foram feitos pelo maestro Pinocchio.
Na sequência vieram muitos outros sucessos, como "Mundo de Sonhos" (1985), "Vida" e "Amor Pela Metade" (1988), "Desabafo" e "Porque Chora a Tarde" (1989), "Multidão" (1990), entre outros.
Em 1991, a música "Multidão", da cantora e compositora Cristiane (dupla Cleyton e Cristiane) foi gravada em discos Copacabana pela dupla João Renes e Reny.
Em 2007 lançam o CD "Estrela Maior". Neste CD, foram gravadas 10 músicas sendo cinco inéditas e cinco regravações. A música de trabalho é a que dá nome ao disco "Estrela Maior", de autoria de João Reny e Reges Antônio.
Ainda entre as músicas estão "Show de Deus", "Segura na Mão de Deus", "Garoto Abandonado", "Foi Deus que Fez Você", "Rosas e Versos", "Garota Manhosa", "Adeus Solidão" e "Caminhos do Sol". Entre os cantores regravados estão Gino e Geno, Ataíde e Alexandre, Amelinha, Carmem Sílvia e Zizi Possi.
A dupla se desfez com o falecimento de Reny, ocorrido em 02 de dezembro de 2024, na cidade de Iturama/MG, vítima de infarto fulminante.
Texto: Sandra Cristina Peripato |