João Batista de Toledo (João Mariano) nasceu em Paraúna, no estado de Goiás, em 22 de maio de 1927, e faleceu em Goiânia/GO em 22 de novembro de 1991. Excelente primeira voz e fazia também uma terceira voz incomparável, como pode ser confirmado nas inúmeras folias das quais participou e que estão gravadas em discos.
Em 1965 formou com Jair José Pessoa (Pardalzinho), uma das duplas sertanejas mais autênticas e mais expressivas do estado de Goiás entre o início de 1965 aos meados de 1975.
João Mariano e Pardalzinho gravaram pela Gravadora Califórnia três LPs, mostrando a sua versatilidade cantando músicas genuinamente sertanejas. Interpretação muito perfeita, tanto nos estilos folclórico ou romântico, e registrando fielmente também em discos, uma das nossas mais bonitas tradições, mostrando um dos costumes populares da nossa gente, a folia.
As mais perfeitas folias registradas em discos foram sem sombra de dúvidas gravadas por essa dupla sertaneja goiana que têm o seu nome escrito no grande livro da história da música sertaneja de Goiás e do Brasil.
Quando a dupla João Mariano e Pardalzinho foi desfeita, João Mariano pretendendo dar continuidade à sua arte, formou dupla com o veterano Melrinho que havia desfeito a parceria com seu irmão Belguinha. João Mariano e Melrinho cantaram juntos por algum tempo, mas não chegaram a gravar discos.
Em 1979, João Mariano volta a gravar, o LP “Os Foliões do Brasil” com novo parceiro, o Zé Silveira, formando a dupla João Mariano e Zé Silveira. |