João Hermínio Constantino (Guaracy) nasceu na cidade de Campinas, no estado de São Paulo, e atuava em circos como galã de peças. Foi convidado a atuar em Alfenas, no Sul de Minas Gerais, no mesmo circo em que encontrava trabalhando a gaúcha Maria Matilde Muniack (Guaraciaba). Se casaram em 1946, e cada qual atuava na sua especialidade, sem jamais passar pela cabeça de ambos a idéia de se formar uma dupla.
Algum tempo depois a companhia transferiu-se para Machado, a fim de fazer uma série de apresentações num cine-teatro da cidade. Foi aí que surgiu um grande problema, pois precisavam de uma dupla caipira pra se apresentar.
Canarinho, um violonista da companhia deu a idéia, pois já tinha visto ambos cantarem paralelamente. Ensaiaram e finalmente chegou o dia da estréia, com sucesso absoluto.
Estimulados pelo risonho início, decidiram não desfazer a dupla. Viajaram muito e foram ganhando firmeza e público.
Em 1956, gravaram o primeiro disco 78 rotações.
Em 1958, atuaram na Rádio Nacional de São Paulo.
No mesmo ano, gravaram o a canção rancheira "Farafafunha", de Francisco Lacerda, que está entre seus maiores sucessos. Também fizeram sucesso com "Meu Modo de Viver", "Curva do Caminho", "Voltou Minha Cabocla", "Dente de Ouro", "A Piriquita da Véia", entre outros.
Guaracy morreu no dia 03 de abril de 2014.
Texto: Sandra Cristina Peripato