Gentil Rossi nasceu Guapiaçu, no estado de São Paulo, em 08 de novembro de 1942.
Em 1943, mudou-se para São José do Rio Preto. A exemplo de todas as crianças divertia-se muito com amigos da época.
Na adolescência enfrentou muitos trabalhos, começou a prestar atenção na música, e o que lhe despertou foi a música sertaneja.
Seu pai na época era sanfoneiro e seus irmãos Rossi e Rossinho cantavam. Quando eles ensaiavam, Gentil ficava sempre perto prestando atenção nas posições dos dedos e nas cordas do violão.
O Rossi vendo que ele estava gostando, o ensinou uns acordes, aí começou a sentir gosto pela música, foi quando aos dezesseis anos formou sua primeira dupla que levou o nome de Marques e Martinho, na época cantavam música de Sulino e Marrueiro, Caçula e Marinheiro, Raul Torres e Florêncio e outros até que o Marques parou de cantar foi então que formou dupla com o Cézar, formando assim a dupla Cézar e Cezário.
Cantaram um bom tempo até que o Cézar veio a falecer em um trágico acidente de moto.
Foi então que formou um trio, Cambuci, Doca e Meirinho; onde trabalharam juntos fazendo shows por esse Brasil afora até os meados de 1960.
Como fã da dupla Tonico e Tinoco, conheceu uma pessoa com nome de Sílvio Dordam, o qual sua voz era muito semelhante à voz de Tonico. Foi quando então o convidou para formarem uma dupla, surgindo então a dupla Cambucí e Pracinha. Isso tudo aconteceu no ano de 1964; cantavam no estilo da dupla Tonico e Tinoco, imitavam tão bem que receberam elogios da própria dupla.
Começaram a cantar na extinta Rádio Difusora, depois partiram para a Rádio Independência AM, todos os domingos das cinco às sete da manhã. O locutor do horário era um moço novo que gostava de curtir as madrugadas, foi quando ele lhe pediu para cantar e fazer locução onde despertou o gostinho de ser apresentador. Daí pra frente Gentil cantava, fazia shows e locução. Com o decorrer do tempo o seu parceiro Pracinha veio a falecer, daí então ficou só no Rádio, como apresentador de programas.
Teve muitos convites para formar dupla, mas ficou só com o Rádio.
Em 1965 recebeu um convite para apresentar programa da TV Record, muitas duplas participavam, como Chitãozinho e Xororó, Milionário e José Rico, Jacó e Jacozinho, Tião Carreiro e Pardinho, Zé Fortuna e Pitangueira, Mococa e Moraci, Abel e Caim, Zico e Zeca, Lourenço e Lourival, Gilberto e Gilmar, Canário e Passarinho, Liu e Léu, Zé Tapera e Teodoro, Cézar e Paulinho, e muitos outros.
Sempre dando oportunidades para novos talentos como faz até hoje. Criou muitas novidades no Rádio como por exemplo a "Linha Sertaneja", onde as duplas vinham para Rio Preto, gravavam no Studio e era levado ao ar de segunda a sexta das 20:00 às 21:00 hs.
Sebastião Víctor, visitando São José do Rio Preto, gostou do programa e levou para São Paulo na Rádio Record, onde de segunda a sexta ao lado do companheiro Joanito apresentava o mesmo estilo de programa com o nome "Linha Sertaneja Classe A", alcançando grande sucesso.
Além desse programa criou também namoro por correspondência onde os ouvintes enviavam suas cartas com suas características e idade, enfim foi responsável por cento e oitenta casamentos na época.
Foi também criador dos programas "Uma Viola na Cidade" e "Roda da Sorte".
Estava muito feliz com sua carreira, onde seu amigo Pedro Carmona (Diretor de Carmona Discos de São Paulo/SP), o convidou para fazer um LP (vinil). Gravou também um compacto na Gravadora dos Filhos de Goiás, depois mais um LP pela Globo Gravações, e outro na Gravadora Tocantins. Gravou também um CD pela CAM CAM, e continuou fazendo Rádio e Televisão, sempre mantendo um nível de audiência muito bom, porque faz Rádio com seriedade, dedicação, amor e respeito para com todos os
ouvintes.
Nos meados dos anos 70, foi convidado para ser apresentador de um programa de televisão na Rede Record, denominada na época de "Canal 8", onde foi criador dos programas "Luar do Sertão", "Sertanejo de Todos os Tempos", e atualmente apresenta aos domingos das 9:00 às 10:00 hs da manhã, o programa "Sucessos de Todos os Tempos", contando com a participação do Teodoro, da dupla Teodoro e Sampaio.
No ano de 2003, em uma entrevista que fez com o Tinoco, ele o convidou para gravar um CD, e achou até que ele estava de brincadeira, mas a coisa foi séria. Foi então que gravaram o CD com o título "Tinoco e Gentil Rossi" com sua patente (Sucessos de Todos os Tempos) - Vol. 01.
Mais uma vez realizado, porque cantar com o patrimônio da música sertaneja, não é para qualquer um, principalmente fazendo inúmeros shows pelo Brasil.
Em 2004 mais uma realização. Diretores da Gravadora Atração nas pessoas de Wilson Souto e Ana Maria, o convidaram para gravar um CD e um DVD com o título de "Gentil Rossi e Amigos", que teve a participação de muitos talentos da música sertaneja, festejando seus quarenta anos de sucesso no Rádio e na Televisão.
Participaram desse trabalho, seus amigos, que se diga de passagem, grandes talentos da música Sertaneja, como Lourenço e Lourival, Jad e Jeferson, Durval e Davi, As Galvão, Ataíde e Alexandre, Felipe e Falcão, Tinoco, Cézar e Paulinho, Eros e Eron, Chico Rey e Paraná, Delley e Dorivan, Ney e Nando, Roberto e Meirinho, Mococa e Paraíso, Teodoro, Jayne, Marciano, João Roberto e Robertinho, Adalberto e Adriano; e o locutor de
Rodeio Barra Mansa.
O show de lançamento foi realizado no ginásio do Palestra, no dia 19 de dezembro de 2004 (domingo) das 16:00 às 22:00 hs, onde contou com a participação de milhares de pessoas.
Gentil Rossi lançou mais alguns trabalhos pela gravadora Águia Music.
Texto: Sandra Cristina Peripato |