Valdemar Banhos (Flor da Serra), nasceu em Alfenas, no estado de Minas Gerais em 1934, e faleceu em 2002, e Gumercindo Nogueira Galvão (Pinherá) nasceu em Ipuiúna, no estado de Minas Gerais, em 1934, e faleceu em Poços de Caldas/MG em 1994.
Iniciaram a carreira em 1958, participando das eliminatórias do torneio "Roda de Violeiros", da Rádio Cultura de Poços de Caldas. Em 1960, gravaram seu primeiro disco pela Chantecler, com as músicas "Drama da Vida" e "Sabiá Graúna".
No ano seguinte, a dupla lançou pela mesma gravadora "Abraçando a Taça" e "Relógio Velho", cantando então na Rádio Nacional de São Paulo.
Gravaram o primeiro LP em 1962, pela Chantecler, com destaques para as músicas "Bênção de Mãe", "Quinze de Novembro", "Rodeio de Patos de Minas" e "Drama da Vida". Nesse mesmo ano a dupla lançou um segundo LP.
Em 1967 alcançou sucesso com novo LP, incluindo "Está na Cara", que deu título ao disco, e ainda "Viver de Saudade", "O Circo Chegou" e "Triângulo Amoroso".
Além da Rádio Nacional, de São Paulo, a dupla atuou também nas Rádios Record e Nove de Julho, apresentando-se ainda no programa Canta Viola, na TV Record, de São Paulo, e também nas TVs Tupi e Bandeirantes.
A dupla separou-se em 1972, após a gravação do LP "Amor de Estudante", pela Polygram.
Em 1974 Flor da Serra formou dupla com Santiago, gravando dois LPs. Gravou o LP "Mineiro do Pé Quente" em 1976 com Belmiro, destacando-se a faixa- título. Formando outra dupla com Santarém em 1982, gravou o LP "Flor da Serra e Santarém", com destaque para a música "Maldito Divórcio".
Flor da Serra continuou sua carreira como compositor, fornecendo músicas para várias duplas.
Foi produtor musical do programa "Rincão Brasileiro", da TV Bandeirantes, de 1983 a 1988.
Texto: Sandra Cristina Peripato |