Enúbio Divino de Queiroz, nasceu na Fazenda Barreiro, no município de Iturama, no estado de Minas Gerais, em 01 de outubro de 1953. Filho de Aparecida de Souza Queiroz e Rodolfo Ferreira de Queiroz, Enúbio foi criado na roça, onde trabalhou na lavoura e na lida de gado, junto com seu pai. Seu interesse pela viola caipira surgiu ainda na infância, já que seu pai também tocava viola.
Enúbio teve um cavaquinho como seu primeiro instrumento musical, o qual aprendeu a tocar com Otaviano Francisco da Silva, o Baiano. Mais tarde, além de algumas aulas de canto, estudou também o violão clássico, tendo se formado no Conservatório Renato Fratesh na cidade de Uberaba/MG. Enúbio estudou também no Conservatório Carlos Gomes na cidade de São José do Rio Preto/SP, na Academia Santa Cecília, em Goiânia/GO e na Academia de Música de Osasco/SP. No Estado de São Paulo, Enúbio também teve aulas com o violonista e professor Paulo Barreiros.
Ainda bem jovem, Enúbio começou a tocar profissionalmente, acompanhando ao cavaquinho alguns conjuntos de forró em bailes de fazenda pelo interior das Minas Gerais, recebendo então os primeiros cachês, com força de vontade, segurando a barra até o sol raiar.
Além de solista de viola, Enúbio Queiroz também criou métodos e vídeo-aulas não apenas de viola caipira, mas também de violão sertanejo. Enúbio foi também um dos autores do método de viola intitulado "Repertório de Ouro Para Viola Caipira", editado pela Editora Ricordi do Brasil.
Considerado um dos principais violeiros da música caipira, Enúbio Queiroz antes de gravar seus CDs como solista, gravou dois LPs, fazendo parte da dupla "Economista e Contador", junto com João Roberto Costa. Enúbio gravou também o terceiro LP junto com Abssoir José Correia. E o passo seguinte foram os CDs em solos de viola.
Enúbio também lançou pela mesma gravadora o CD "Viola Refinada - Volume 02".
Em 2003, lança pela Live Music o CD "Riacho dos Passarinhos", interpretando clássicos caipiras, como "Chalana", "Pagode em Brasília", além de "Acordes Orientais" e composições próprias. Neste CD, Enúbio toca viola caipira, violão, cavaquinho e viola-banjo, tendo a participação de Nilson Toledo (primeiro violão-base) e Felipe Giacchetto de Queiroz (acordeon). Este CD é resultado de uma pesquisa imaginária aproximando a viola caipira em vários estilos musicais.
Enúbio Queiroz também foi semi-finalista do Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola no ano de 2004. É também autor de dois vídeos-cursos intitulados "Viola Caipira" e "Violão Sertanejo".
Em 2006 lançou o seu quarto CD, intitulado “Viola Caipira”.
Enúbio Queiroz tem orgulho de sua origem, já que considera o autêntico caipira como uma espécie em extinção. Fundou a loja "Danúbio Instrumentos Musicais" e também se apresenta em dupla com seu filho Felipe Queiroz. |