O Duo Guanabara teve sua primeira formação na década de 50, com Zé do Rancho (João Isidoro Pereira, nascido em Guapiaçu, no estado de São Paulo, em 04 de junho de 1927 e falecido em 15 de fevereiro de 2015) e Lelé (José Vieira, nascido em São Paulo/SP em 1930 - que mais tarde usou o nome de Zito Vieira na formação do Duo Irmãos Vieira, com sua irmã Mariazinha (Maria Vieira da Silva, nascida em Bauru, no estado de São Paulo, em 07 de fevereiro de 1939)).
Zé do Rancho nessa época participava de forma intermitente do trio com Serrinha e Rielinho, pois Caboclinho apresentava problemas de saúde.
Nesse meio tempo gravou dois discos com o irmão Gumercindo Isidoro Pereira, formando a dupla "Zé do Rancho e Zé do Pinho".
E foi ele ao lado de Lelé que criou o Duo Guanabara, que depois teve uma segunda formação, com o irmão do Zé do Rancho, Zé do Pinho (Gumercindo Isidoro Pereira), nascido em Guapiaçu, no estado de São Paulo, em 1930; e sua esposa Ilva Dorothea dos Anjos (Eliana).
Gumercindo faleceu em 1969, aos 39 anos de idade, em acidente automobilístico, entre Matinhos e Caiobá, no estado do Paraná. No carro estava ele, a esposa e um bebê, filho do casal. Neste acidente perderam a vida Zé do Pinho e o bebê, e sua esposa Eliana ficou na cadeira de rodas até o seu falecimento ocorrido em 2010.
Texto: Sandra Cristina Peripato