Clóvis Pontes Câmara, nasceu em Sertãozinho, no interior do estado de São Paulo, em 27 de abril de 1940. Filho de Manoel Pontes Câmara e Filomena Marroco.
Foi para São Paulo com 17 anos para seguir a carreira de sanfoneiro, inspirado no grande Mário Zan, Mário Genari Filho, Ângelo Reale e outros.
Foi contratado pelo Capitão Barduíno para fazer seu programa matinal na Rádio Bandeirantes de São Paulo, onde permaneceu por alguns anos.
Depois foi para a Rádio Nacional (atual Globo) onde tinha um programa exclusivo "Festival Rampazzo". Em seguida foi para a Rádio Record com o programa de mesmo nome. O programa era apresentado por Jorge Paulo, que colocou o slogan de "Os Dedos Carinhosos do Brasil".
Em 1959 gravou seu primeiro disco 78 rpm pela Gravadora Todamérica, cujo diretor era Cascatinha (dupla Cascatinha e Inhana). Dali foi para a Chantecler, depois para a RCA Víctor, onde gravou um total de 7 discos 78 rpm.
Gravou um total de 13 LPs e 2 CDs, pelas principais gravadoras da época, como CBS, Fermata, Chantecler e RCA.
Durante sua carreira viajou por todo o Brasil fazendo bailes e acompanhando duplas, tais como Luizinho e Limeira (substituindo a sanfoneira Zezinha), Cláudio de Barros, Piraci, Nhô Moraes e Primas Miranda (composto por Maria do Carmo e Sérgia, com quem é casado).
Clóvis Pontes é conhecido em todo o país como "O Sanfoneiro da Maior Platéia do Brasil".
Texto: Sandra Cristina Peripato
Fonte: Sérgia Aparecida Miranda Pontes Câmara |