Waldevino Silveira da Silva (Capricho), nasceu em Ribeirão dos Índios, município de Santo Anastácio, no estado de São Paulo, em 12 de abril de 1948.
Waldevino trabalhou no sítio dos pais, até os 15 anos, no interior do estado do Paraná. Aprendeu a tocar violão e sanfona por influência do pai, que era violeiro. Sempre incentivado pelos pais, cantava em festas, bailinhos, comemorações de aniversários e casamentos. Sua mãe cantava e seu pai, também muito ligado à música, tocava viola caipira, cantava e era embaixador de Folia de Reis.
Com 16 anos recebeu seu primeiro troféu como cantor no "Valores de Nossa Terra", da cidade de Uniflor; logo no ano seguinte um novo troféu: "Nossa Terra, Nossa Gente", do aniversário da cidade de Nova Esperança. Aos 18 anos começou a se apresentar na Rádio Sociedade de Nova Esperança, cantando músicas sertanejas. Nessa cidade, Waldevino realça o incentivo recebido do prefeito José Carlos Pagliaci.
Em 1972, em Maringá, formou sua primeira dupla com seu primo Pedro Jorge, e, como "Florino e Floriano", apresentaram-se na Rádio Difusora de Maringá, no programa "Domingo Alegre", de Nhô Quinca.
Em 1973, agora em São Paulo, fez sua segunda dupla com José Pereira dos Santos: "Carapó e Cambaí", iniciando sua vida profissional. Passou a se apresentar em rádio, circos, festa de aniversário de cidades, feiras e também participou de peças teatrais. Em 1976, formou dupla com Caprichoso.
José Roberto Januário de Matos (Caprichoso) nasceu na cidade de São Paulo/SP, em 07 de novembro de 1962. Viveu a infância no meio rural em Monte Santo, no estado de Minas Gerais. Já com 12 anos cantava ao lado do irmão de 6 anos. Com 14 anos aprendeu a tocar violão, e com 15 aliou sua voz com Waldevino, e a dupla "Capricho e Caprichoso" começou a viajar, apresentando-se em shows de Milionário e José Rico.
Capricho é afilhado de José Rico e Caprichoso, filho de Milionário. Milionário foi quem ouviu Waldevino cantando e achou que sua voz se casava bem com a de seu filho, marcando logo um ensaio. O resultado superou as expectativas, desde então Milionário e José Rico passaram a orientar a dupla até chegar ao disco.
Após o surgimento do primeiro LP, "Quem Ama Sente Saudade", com boa repercussão junto ao público, Capricho e Caprichosos passaram a viajar sozinhos fazendo shows em circos, festa de cidades, feiras, etc. |