Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco

 

BRAZ DA VIOLA

 

Braz Roberto da Costa nasceu em 10 de abril de 1961 em Consolação, no estado de Minas Gerais e, em 1965, mudou-se com os pais para São José dos Campos, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.
Seu pai era operário e, como tal, antes de sair para o trabalho, ouvia no rádio a música caipira na voz dos cantadores e violeiros da época. Sem saber, Braz já estava assimilando canções, ritmos e instrumentos que definiriam seu futuro e explodiriam mais tarde através da viola caipira.
Em visitas a seus parentes em Paraisópolis/MG, Braz conheceu melhor o tio, Braz Aparecido, que era radialista e compositor e que teve inclusive músicas gravadas por Tonico e Tinoco, Vieira e Vieirinha e Liu e Léu, as quais eram ouvidas no rádio por Braz da Viola e seu pai.
Foi aos 15 anos que Braz aprendeu a tocar violão e, como estava crescendo em cidade desenvolvida, tocava o que acontecia na MPB daquele momento. Aos 18 anos, porém, acampando numa praia de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, ouviu de longe uma cantoria estranha que de alguma forma o envolveu. Ao se aproximar da cantoria ficou ali, ouvindo até acabar, sem saber que se tratava de uma Folia de Reis.
Em 1989, Braz estudava música com o Professor Jorge Luis em São José dos Campos e, por curiosidade comprou uma viola caipira. Ao procurar saber da afinação e técnicas para tocar o instrumento, deparou-se com um Brasil que não conhecia, com as canções que ouvia no rádio quando menino e com a Folia de Reis que tanto o havia envolvido.
Encantado com o som do instrumento e com as tradições com que se deparou, tentou passar para a viola tudo que já sabia no violão, o que não funcionava, pois, na verdade, violão é violão e viola é viola.
Em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi que conheceu o músico Dino Barioni, violeiro que foi seu mestre e com quem aprendeu os ritmos e teve base para as técnicas que veio a desenvolver.
Desenvolveu métodos próprios de ensino, que foram editados em forma de livros, CDs e Vídeo-Aulas. Ministrou oficinas, no projeto "Violeiros do Brasil" no Sesc-Pompéia em São Paulo e nos Sesc’s de Catanduva, São Carlos, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Ministrou oficinas também em Londrina/PR, Itamonte/MG e, dentro do “Festivale”, no Vale do Jequitinhonha em Bocaiúva/MG e Montes Claros/MG. Em 1990, começou a lecionar viola no Sesc de São José dos Campos e, no ano seguinte, fundou com seus alunos a Orquestra de Viola Caipira na mesma cidade, com o objetivo de divulgar e popularizar a viola e também de formar e agrupar violeiros.
Desenvolveu trabalho semelhante em Londrina com a "Orquestra Viola de Coité" desde agosto de 1999. Fundou, também em 1999 o grupo "Viola Serena" em Itamonte/MG.
Sua principal preocupação era sistematizar o ensino da viola caipira no Brasil, para que se formassem escolas com técnicas específicas para o instrumento. Publicou inclusive dois métodos de aprendizado, "A Viola Caipira - Técnicas de Ponteio" e "Manual do Violeiro".
Aprendeu o ofício de luthier com Renato Vieira, também luthier e proprietário da fábrica de violas “Xadrez” de Catanduva/SP. Implantou em 1994, duas oficinas de construção em São José dos Campos e uma oficina em São Francisco Xavier/SP, além de ter ministrado oficinas de construção em diversas cidades do interior de paulista. Atualmente constrói em oficina própria a viola de cocho, que é um instrumento típico do Pantanal Matogrossense. As violas de cocho de sua fabricação vêm sendo tocadas por renomados violeiros, como Paulo Freire, Pereira da Viola, Passoca e a Orquestra de Viola Caipira de Londrina, entre outros. Além de fabricar violas, Braz também ensina desde a confecção da forma até a marchetaria, na mesma seqüência que lhe foi ensinada por Renato Vieira.
Braz participou também de projetos importantes como "Instrumental Sesc Brasil", "Balaio Brasil", "Música do Brasil" (produzido por Hermano Vianna para a Abril Cultural), "Brasil 500" (da Fundação Roberto Marinho), "Viola Brasileira" (do Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro), e também do projeto "Violeiros do Brasil" (que incluiu um memorável show gravado ao vivo no Sesc Pompéia em São Paulo, editado em CD, além de uma série de programas exibidos pela TV Cultura de São Paulo/SP).
Braz da Viola atualmente leciona em sua residência, em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, numa belíssima região serrana que ajuda a inspirar seu trabalho.
Braz forma também um trio, no qual ele combina a viola caipira e também a viola de cocho com o baixo acústico, a cargo de Hugo Carlos, e também a viola e a guitarra elétrica, a cargo de Thiago Viana.

 

DISCOGRAFIA

 

CDs

 

ORQUESTRA DE VIOLA CAIPIRA - MODAS E VIOLA DO VALE - 1995 - CD= 199.000.852
01) Pagode nas Alturas - Rialcin
02) Sertão do Patizal - Paulo Caipira, Vilma e Antônio C. Braga
03) Violeiro Formado - Mano e Sebastião Azzola
04) Casal de Roça - Mestre Zé Mira
05) Saudação ao Roceiro - Mano
06) Quero Casar - Rialcin
07) Os Pinto - Mestre Zé Mira
08) Suor do Brejo - Paulo Souza e Antônio C. Braga
09) Pra Minas Gerais - Braz da Viola
10) Araponga Isprivitada - R. Nunes Corrêa
11) Clarão do Luar - Braz da Viola
12) Bachianas Nº 02 - Heitor Villa-Lobos
13) Violeiro Aluado - Braz da Viola

 

BRAZ DA VIOLA - CLARÃO DO LUAR - 1997
01) Sapo Cururú -
02) Clarão do Luar -
Braz da Viola
03) Maria Bonita -
04) Trem da Estrada -
05) Beira-Rio -
06) Pra Minas Gerais -
Braz da Viola
07) Rainha do Céu -
08) Violeiro Aluado -
Braz da Viola
09) Terra Seca -
10) Mestre da Folia -
11) Taturana -
12) Triste Hora Foi Aquela -
13) Crisálida -
14) Estrela Guia -

 

VIOLEIROS DO BRASIL - 1997 - NÚCLEO CONTEMPORÂNEO - NC-005
01) Doma - Almir Sater e Zé Gomes - com Almir Sater
02) Mazurca Pantaneira - Roberto Corrêa - com Roberto Corrêa
03) Antônio Conselheiro e o Arraial do Bom Jesus - Adelmo Arcoverde - com Adelmo Arcoverde
04) Seca - Paulo Freire - com Paulo Freire
05) Catira Ás de Ouro - Tradicional - com Grupo Catira Ás de Ouro de Mauá/SP
06) Voando com Asa Branca - Ivan Vilela - com Ivan Vilela
07) Embolada do Caboclo - Pereira da Viola e Josias dos Santos - com Pereira da Viola
Sinhá Maria - Tradicional - com Pereira da Viola
08) Tristeza do Jeca - Angelino de Oliveira - com Passoca
09) O Canto da Siriema - Renato Andrade - com Renato Andrade
10) Mato Grosso - Tavinho Moura - com Tavinho Moura
11) O Trenzinho do Caipira - Villa-Lobos - com Braz da Viola
12) Caipira de Gravata - Zé Mulato - com Zé Mulato e Cassiano
13) Amanhecer no Sertão - Zé Coco do Riachão - com Zé Coco do Riachão
14) Folia de Reis Alto do Baeta - Tradicional - com Folia de Reis Alto do Baeta/SP

 

ORQUESTRA DE VIOLA CAIPIRA - FEITO NA ROÇA - 1998
01) Encontro de Bandeiras -
02) Trem da Estrada -
03) Lampião de Gaz -
04) O Homem e a Espingarda -
05) Pilão de Ouro -
06) Cantar da Siriema -
07) Viola de Pinho -
08) Vale Verde -
09) Festa de Cores -
10) Pescador -
11) Rio de Lágrimas -
12) Trenzinho do Caipira -

 

BRAZ DA VIOLA - FLORESCÊ - 2001 - NOT ON LABEL
01) Inhumaloca -
02) Mocinha -
03) Sapo Cururu -
04) Florescê -
05) Riacho do Freire -
06) Frevo -
07) Querubins -
08) Viola Etica -
09) Recortado Xadrez -
10) No Arraiá do Buscapé -
11) Piolho de Cobra -
12) Arapuá -
13) Semente de Flor -
14) Trama -
15) Pererê Pererê -
16) Maria Bonita -
17) Big Bang -

 

FOTOS

 

Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
Braz da Viola - 001 Braz da Viola - 002 Braz da Viola - 003 Braz da Viola - 004 Braz da Viola - 005 Braz da Viola - 006 Braz da Viola - 007 Braz da Viola - 008 Braz da Viola com Inezita Barroso Braz da Viola no Programa Viola Minha Viola visual lightbox for MACby VisualLightBox.com v6.1