Édson Cabariti mais conhecido artisticamente como Bolinha nasceu na cidade de Santos, no estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1936.
Édson mudou-se ainda cedo com a sua família para a cidade de Araçatuba. Édson iniciou a carreira como locutor esportivo após ter feito bicos como feirante, engraxate e balconista.
Estreou como apresentador de programa de auditório quase por acaso, em janeiro de 1967, convocado a substituir o apresentador Chacrinha, que havia se desentendido com os diretores da emissora, Bolinha não apenas levou o programa adiante, como aumentou a sua audiência, mas ficou conhecido mesmo com o "Clube do Bolinha", programa que ficou no ar por 20 anos na TV Bandeirantes (1974-1994), alcançou oito pontos no Ibope e era um dos líderes de audiência da emissora. Uma marca registrada do programa eram as bailarinas, chamadas carinhosamente de “boletes”.
Édson adotou o nome artístico Édson Cury pois, segundo ele, o seu verdadeiro nome não soava bem no rádio.
O apresentador morreu às 2h30 do dia 1º de julho de 1998, aos 61 anos, vítima de câncer no aparelho digestivo. Estava internado no Hospital 9 de Julho para tratamento da doença que havia sido descoberta três anos antes de sua morte. Nos seis meses antes de Édson morrer, a doença havia se agravado.
Bolinha foi sepultado no cemitério do Paquetá, na cidade de Santos.
Texto: Sandra Cristina Peripato