Valmir Ribeiro de Carvalho (Bilora), nasceu na comunidade rural do Córrego do Norte, município de Santa Helena de Minas, Vale do Mucuri, divisa com o sul da Bahia e com o Vale do Jequitinhonha, no estado de Minas Gerais.
Viveu na região em contato com a cultura popular: folias, batuques, cantigas de roda, contradanças, festas juninas, cordéis, etc. Atualmente reside em Contagem/MG.
Formado em Letras, atuou por 10 anos como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e por 3 anos como instrutor de Oficina de Música no interior de Minas.
É um dos compositores mais premiados em festivais da canção pelo Brasil, em cidades de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás. Ficou conhecido através do Festival da Música Popular Brasileira, realizado no ano de 2000 pela Rede Globo de Televisão.
No ano de 2005 foi um dos selecionados no Festival de Música da TV Cultura, com a música "Sertão Urbano".
Em 2011 foi um dos selecionados no Projeto Música Minas Intercâmbio Internacional para show em Buenos Aires, Argentina.
Gravou 4 CDs: "De Viola e Coração" (1999), "Tempo das Águas" (2001), "Nas Entrelinhas" (2005) e o mais recente “Balanciô” (2012) com composições voltadas para sua região natal e com participações da comunidade de onde nasceu, do seu filho Djavan Carvalho e de índios Maxakali. Este CD foi premiado no “Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira 2013, como "Melhor CD". Gravou um CD de forró com o título "Fuxico no Forró" mas não chegou a lançá-lo nacionalmente.
Em 2018 publicou seu primeiro livro "Certa Feita... Causos do Vale do Mucuri".
Bilora é um compositor que preza pelo valor poético de suas letras juntando-as ao universo da cultura popular e da viola caipira. |