Antônio Barreto (Barreto) nasceu em São Sebastião da Grama, no interior do estado de São Paulo, e Benedito Rodrigues Pinheiro (Barroso), nasceu em Guará, também no interior paulista.
Barreto foi técnico de laticínios e tornou-se também um advogado conhecido. Trabalhou como apresentador na Rádio Bandeirantes. Barroso foi professor de artífices e também tornou-se apresentador na mesma rádio. A dupla se formou em 1946, estreando na Rádio América de São Paulo.
Gravaram o primeiro disco em 1950, com as músicas "Besta Baia" e "Chuchu de Iaiá". Em 1951, gravaram a guarânia "Noites do Paraguai" e "Uso de Hoje". Nessa época passaram a atuar na Rádio Mayrink Veiga do Rio de Janeiro. Durante algum tempo Barroso atuou como apresentador de programas de Rádio na cidade de Ribeirão Preto.
Depois do falecimento de Barroso, ocorrido em 1968, Muíbo César Cury, nascido em Duartina, no interior paulista em 16 de janeiro de 1929, passou a integrar a dupla usando o nome de Barroso.
Muíbo Cury tinha origem libanesa. Seu pai era proprietário de uma lojinha na cidade de Marília. Embora não tenha vivido no campo, Muíbo gostava da música caipira desde criança e também aprendeu a tocar viola.
De grande versatilidade, Muíbo César Cury foi cantor, dublador, radialista, ator e compositor.
Como radialista, Muíbo teve destaque como um dos maiores profissionais do radiojornalismo brasileiro, atuando por mais de 37 anos na Rádio Bandeirantes de São Paulo.
Muíbo foi locutor de auto-falante, auxiliar de escritório e contínuo de banco em Duartina, até que em 1946 seguiu para a capital paulista, onde iniciou no ano seguinte a sua carreira na Rádio América. Foi também disk-joquei na década de 60.
Apresentou durante muito tempo o programa "Raízes do Brasil" na Rádio Cultura AM de São Paulo.
Como ator, Muíbo Cury atuou nas tele-novelas "Os Inocentes", na extinta TV Tupi e "Dulcinéia Vai à Guerra", na TV Bandeirantes. Atuou também em diversos comerciais na televisão. Destaque também para a rádio-novela "A Verdade da Vida" interpretada por Maria Stella Barros e Muíbo César Cury, na Rádio Bandeirantes.
E, como compositor, foi autor de inúmeras músicas, com grande destaque para João-de-Barro em parceria com Teddy Vieira.
Muíbo César Cury continuou em plena atividade até seus últimos dias de vida, apresentando os seus programas tanto na Rádio Bandeirantes como também na Rádio Cultura.
Faleceu em São Paulo no dia 26 de dezembro de 2009 com problemas cardíacos.
Texto: Sandra Cristina Peripato |