Domingos Miguel dos Santos (Bambico) nasceu em Taciba, no estado de São Paulo, no dia 22 de junho de 1944. Filho do Sr. Miguel José dos Santos e de D. Emília Angélica de Jesus.
Bambico foi sem dúvida um verdadeiro artista nas artimanhas dos ponteios. Esse jovem violeiro foi de fundamental importância na criação do rítmo do pagode de viola.
Na segunda metade dos anos 60, formou dupla com Bambuê, com quem gravou dois LPs, "Viola e Violão" e "É Fogo no Fogo". Em 1980, formou, com João Mulato, a dupla João Mulato e Douradinho, gravando os LPs "Saudade de um Amor Passado" e "Meu Reino Encantado". Tocou viola caipira em discos de Tião Carreiro, para quem criou introduções para diversos pagodes, e também em discos da dupla Jacó e Jacozinho. Em 1969, teve suas primeiras composições gravadas pela dupla Jacó e Jacozinho: "Doce de Coco" e "Chuva de Arroz", parcerias com Moacyr dos Santos. Em 1979, lançou o LP solo "Função de Violeiro", pela Chantecler. Como compositor, seu principal parceiro foi Moacyr dos Santos, tendo músicas gravadas por várias duplas.
Faleceu em 31 de julho de 1982, com apenas 38 anos de idade.
Texto: Sandra Cristina Peripato |