Os irmãos Anilson da Costa Meireles (Avaré) e João Batista da Costa Meireles (Jataí), nasceram na cidade de Nanuque, no estado de Minas Gerais, sendo que o primeiro em 10 de outubro de 1950, e o segundo em 02 de março de 1961. Filhos de Aniceto Alves Meireles e Santa da Costa Meireles.
Mudaram-se para Goiânia com seus familiares no ano de 1972.
No ano 1982 Anilson e seu irmão João Batista, iniciaram sua trajetória artística formando a dupla "Avaré e Jataí". Desde então passaram a se apresentar em circos, praças, showmícios, rádios, programas de auditório, casas noturnas e outros eventos. Participaram de festivais promovidos por canais de TV, rádio e entidades como SESI, obtendo melhor classificação com a música “Sorriso do Mundo” em 1998, ano em que garantiu a participação da dupla no CD do Festival do SESI. Em 2002 foram classificados em 4º lugar com a música "Lamento do Rio", que também foi incluída no CD do Festival; e ainda nesse mesmo ano foi gravado o primeiro CD da dupla, intitulado "Chave da Paixão" que inclui a música "Sorriso do Mundo," por se tratar da música que lançou definitivamente a dupla no mundo artístico profissional, que tem composições próprias e de parceiros compositores. Já em 2003 conquistou a primeira colocação na modalidade raízes, com a música "A Garupa", e ainda em 2º lugar na modalidade interpretação. Em 2004 no mesmo Festival que é realizado pelo SESI, foram classificados em 2º lugar nas categorias interpretação e composição. Inclusive, tendo garantido mais uma vez a participação no CD deste evento que foi gravado no fim do ano de 2004, para o deleite do público amante de música raiz. Em 2007 participaram mais uma vez do Festival do SESI sendo classificados em primeiro lugar na modalidade composição com a música "Firme no Bote".
Fizeram uma parceria com os humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho viajando com eles pelas principais cidades de Goiás, e algumas cidades do Mato Grosso durante todo o ano de 2004 e de 2005.
Em 2006 a dupla gravou seu segundo CD que traz sucessos como "Alerta do Criador" e "Caboclo de Tradição", que destacaram ainda mais a dupla no meio sertanejo.
Gravaram um total de 4 CDs.
A dupla se desfez com o falecimento de Jataí, aos 54 anos, ocorrido em 21 de janeiro de 2016.
Avaré e Jataí hoje tem nova formação.
Texto: Sandra Cristina Peripato |