Athos Campos, nasceu em 14 de julho de 1923 na cidade de Bebedouro, no interior do estado de São Paulo.
Em 1939, com apenas 16 anos de idade, em parceria com Serrinha, compôs "Chitãozinho e Xororó", sua primeira música que foi justamente o seu maior sucesso, e que foi regravada pelos mais renomados intérpretes da música caipira raiz, como Tonico e Tinoco, Serrinha e Caboclinho, Serrinha e Zé do Rancho, Pedro Bento e Zé da Estrada, entre outros.
Além de compositor, também atuou como radialista em várias emissoras de São Paulo, além de produzir programas televisivos para Geraldo Meirelles, um dos pioneiros em mostrar a música sertaneja na TV.
Athos Campos passou a residir em Mairiporã/SP, no final da década de 30, tendo inclusive composto o Hino Municipal da cidade, a qual se orgulha de ter sido a terra querida e amada pelo compositor.
Além de "Chitãozinho e Xororó", Athos Campos também compôs outras obras-primas, entre elas, "Sinhazinha", "Bate na Viola", "Samba de Roda", "Viola Sem Defeito", entre outras.
Athos Campos foi um dos artistas mais importantes do nosso país e sempre defendeu as raízes culturais do povo. Através de seus programas de rádio e TV, costumava sempre denunciar o mercantilismo que já começava a deturpar a música caipira raiz.
Faleceu no dia 01 de novembro de 1992, em Bragança Paulista/SP.
Texto: Sandra Cristina Peripato |