Ademar Braga nasceu em Pindorama, no interior do estado de São Paulo, no dia 12 de maio de 1939. Foi criado nas fazendas de café daquela região situada entre Catanduva e Itajobi. Começou a compor aos 16 anos de idade.
Aos domingos, Ademar Braga caminhava até a cidade para mostrar as suas composições às diversas duplas sertanejas que se apresentavam na antiga Rádio Difusora. Nessa ocasião, Ademar conviveu com violeiros que depois vieram a se tornar famosos, como Liu e Léu, Vidoco, Abel, Dema e Primas Miranda, entre outros.
Em 1959 Ademar se mudou juntamente com a família para o município de Guarulhos, onde passou a trabalhar numa empresa multinacional.
Ademar Braga chegou a gravar algumas obras na ocasião, mas o trabalho e os estudos acabaram por afastá-lo das composições por vários anos. Só voltou às atividades artísticas muitos anos depois.
Têm recebido premiações em diversos Festivais de Música Sertaneja. Entre seus grandes sucessos destacamos "Sonho de Caboclo", "Casinha Velha", "Porto da Saudade", "Preto Velho Sebastião", "Morada da Saudade", "Baú de Saudade", "Morena de Araraquara", "Espada Azul", "O Bom Pescador", entre outros.
Texto: Sandra Cristina Peripato